quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

OFICIAL: Derrubada a liminar contra o VLT

Agora é oficial. Foi derrubado pela 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo o mandato de segurança acionado pela Viação Piracicabana uma das licitantes do SIM/RMBS que impedia a abertura dos envelopes da licitação pública para a implantação do SIM e a implantação do VLT. A decisão foi publicada no D.O.E. de 22/1/2011. Espero que agora o sonho do VLT aqui na RMBS se torne uma realidade e não mais uma promessa que durava há 13 anos.







REAGENDAMENTO DE SESSÃO PÚBLICA

Comunico, por força de decisão da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Processo n° 0588668-41.2010.8.26.0000 – Agravode Instrumento), a reabertura no dia 01/02/2011, às 10 horas, na Rua Joaquim Casemiro, 290 – Bairro Planalto – São Bernardo do Campo/SP, da sessão públicapara recebimento dos envelopes e abertura dos envelopes nº 01 – Proposta Econômica, relativos ao processo licitatório da Concorrência n° 003/2010.

JOÃO PAULO DE JESUS LOPES
Diretor Presidente

PUBLICADO NO D.O.E. - CADERNO EMPRESARIAL EM 22/01/2011.
Licitação Em Andamento


Fonte:




  

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parabéns Santos

Hoje a maior cidade do litoral de São Paulo está completando mais um ano de vida: Santos. Situada a 70 km da maior cidade do Brasil, São Paulo, essa cidade está passando por muitas transformações e novas fases e para melhor, o futuro aqui em Santos já começou.
Existem muitos empreendimentos para serem lançados tudo impactado pela descoberta do pré-sal na Bacia de Santos pela Petrobras entre eles a construção das torres da Petrobras no bairro do Valongo na região central, o Museu Pelé entre outros.
No turismo do Centro Histórico já alcançamos 5 km do bonde turístico que transporta por dia mais de 3 mil pessoas por dia e também aguardamos um projeto para a implantação da linha turística de trólebus que é um ônibus elétrico não poluente e esse tipo de veículo substituiu os bondes nas grandes cidades brasileiras. A nível de Brasil, Santos é a única cidade brasileira a contar com bondes e trólebus. A cidade de São Paulo somente conta com trólebus e o Rio de Janeiro somente com o bonde.



História


A Tribuna

Por volta de 465 anos atrás, não se sabe ao certo o ano exato por falta de registros (provavelmente entre o final de 1545 e começo de 1546), tinha início a história oficial de Santos. Foi nesse período, que o fidalgo português Braz Cubas fundou a Vila do Porto de Santos, que depois passou a se chamar apenas Vila de Santos, no território batizado pelos índios de Enguaguaçu (enseada maior).
A povoação da área teve início anos antes, após 1532, a partir do Outeiro de Santa Catarina. Entre as hipóteses mais aceitas para a origem do nome da vila é que ele derive do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, cujo primeiro prédio começou a ser construído em 1542, na atual região central.
Santos permaneceu na condição de vila até 26 de janeiro de 1839, quando foi transformada em cidade graças à influência de José Bonifácio, o Patriarca da Independência. Por causa dele, a Assembléia Provincial (hoje Assembléia Estadual) aprovou uma lei que elevava a Vila de Santos à cidade, assinada pelo presidente da Província de São Paulo, Venâncio José Lisboa, em 26 de janeiro.




Slogan comemorativo dos 465 anos da cidade de Santos.

            Encontro comunitário


            Hoje foi realizado o 1º encontro comunitário do Movimento Conscientização do Trólebus (afiliado ao Defesa do Trólebus de SP) no Centro Histórico de Santos. Nesse encontro unimos idéia e fizemos um raio-X da qualidade do transporte coletivo municipal e metropolitano. No encontro compareceram José Marquês, Fabio Matos, Wellington Puppi e Werter de Jesus.



Da esquerda pra direita: Wellington, Fábio e Marquês.

Da esquerda pra direita: Werter, Wellington e Marquês.


              Para Santos desejamos o nosso parabéns, muitas felicidades, progresso, desenvolvimento e sustentabilidade a essa cidade que tem muita história e natureza e que continue crescendo bastante.


                São os votos do Movimento Conscientização do Trólebus e da ONG Respira São Paulo.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São Paulo

Hoje a maior cidade do Brasil e sexta maior cidade do planeta estão comemorando mais um ano de vida: 457 anos
A cidade possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo.

História

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus.



Passeio de trólebus pelo Centro é uma das atrações do aniversário de SP


G1 SP


Turista passa pelo Mosteiro de São Bento e Viaduto do Chá, entre outros.
Centenas de pessoas aguardavam por volta das 11h30 desta terça-feira (25) na fila em frente ao Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo, para participar de um passeio de trólebus pelos principais pontos turísticos do Centro da capital paulista. Sete trólebus da São Paulo Transporte (SPTrans) fazem um percurso de 40 minutos que sai do Pátio do Colégio, no Centro da capital.
Quem embarcar no trólebus vai passar pelo Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Academia de Direito de São Paulo, a Torre do Banespa e a Catedral da Sé. O passeio é gratuito e será realizado até as 16h. Cerca de 40 pessoas entram por vez nos veículos, todas sentadas. A grande surpresa desse passeio foi à reforma de um antigo trólebus que compôs a antiga frota da CMTC: trólebus Grassi Villares do prefixo 3160 fabricado na década de 60.



A esquerda da foto a grande surpresa do passeio: um trólebus Grassi/
Vilares da década de 1960 recém-reformado, juntamente com um
trólebus da Metra 7301 cobrindo o evento. Foto: Willian Bispo

Trólebus Marcopolo San Remo da Metra adquirido pela extinta CMTC
 em 1982 através das verbas da EBTU. Notem a pintura original da
EBTU. Foto: Juliana Cardilli/G1



Para a cidade de São Paulo o Blog Conscientização deseja os parabéns e que São Paulo continue sendo uma cidade maravilhosa, boa tanto para morar, trabalhar e para fazer suas atividades turísticas. Espero que muitas realizações e muitas esperanças aconteçam para que São Paulo continue crescendo e que o paulistano cuide bem dessa metrópole na qual acolheu e continua acolhendo pessoas e dando sempre oportunidade de vida para as pessoas crescerem, sejam no lado profissional quanto pessoal. Parabéns São Paulo: 457 anos.


São votos do Blog Conscientização e das Comunidades Defesa do Trólebus, Conscientização do Trólebus-Santos e da ONG Movimento Respira São Paulo.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Trólebus 5304 na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos

Duas imagens que registrei no dia 6 de janeiro de 2011 do trólebus Mafersa de Santos com o prefixo 5304, placa CPJ-5001 na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, em pleno horário de almoço por volta das 12h45min.


Imagem do Trólebus 5304 na Praça Mauá. Houve runmores em 2008
que esse trólebus teria sido canibalizado, mas continua operando
firme e forte.

E em seguida registrei uma foto que eu já estava namorando há muito tempo. Além de registrar as imagens do trólebus 5304, registrei também um bonde 40 da cor verde fazendo a linha turística que era da antiga frota de Santos.


A imagem da semana: trólebus e bonde convivendo em harmonia
e embelezando o Centro de Santos.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo do Estado pretende reativar o transporte ferroviário de passageiros entre Santos e São Paulo

O ano de 2011 começa com uma boa notícia para os moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista. Depois da liminar imposta pela Viação Piracicabana para inviabilizar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) ainda continua recorrendo da decisão judicial surge uma novidade no transporte metropolitano.  
O Governo do Estado pretende reativar a linha ferroviária de Santos a São Paulo para o transporte de passageiros. Esse foi um dos últimos compromissos na gestão do ex-governador Alberto Goldman e um dos últimos atos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos.
A licitação para realizar estudos de viabilidade técnica, definir o traçado e elaborar o projeto funcional foi lançada no último dia 31. O edital estará disponível às empresas interessadas a partir desta segunda-feira.
Assim, São Paulo pretende concretizar um grande sonho para os moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo que é ter uma opção a mais no modal de transporte de passageiros, seja em caráter turístico e regular.
A previsão desse projeto é estar concluída em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil e o Estado pretende construir outros trajetos ligando o planalto ao litoral.

 

Locomotiva elétrica da série 7000 da CPTM em na Linha 9 Esmeralda
em São Paulo. Foto: Diego Silva
 
A linha atual é administrada pela MRS Logística e possui um movimento constante de cargas com direção ao Porto de Santos, o que inviabiliza o aproveitamento da mesma para o transporte de passageiros.


Vagão de trem de carga no Porto de Santos.
Foto: Jornal A Tribuna.


 Essa notícia já foi comentada há um tempo atrás na Rádio Eldorado de São Paulo AM 700khz falando sobre esse trajeto na qual a ligação em Santos partiria próxima a antiga Estação do Valongo até a recém-inaugurada Estação Tamanduateí da Linha 10 da CPTM, assim o passageiro pode integrar para a Estação da Luz, na Linha 10 e também para a Linha 2 Verde do Metrô.

Você visitante do meu blog pode acompanhar também por esse link da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) do estado de São Paulo: