sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carnabonde 2011 em Santos

               Hoje foi realizada a 11ª edição do Carnabonde no Centro de Santos. O Carnabonde é um evento que reune vários foliões pulando carnaval atrás do bonde para reelembrar os velhos tempo dos carnavais de marchinhas dos anos 30, 40 e 50. O evento que foi realizado nesta tarde de sábado contou com mais de 8 mil pessoas segundo informações da Guarda Municipal de Santos.


Foliões presente no evento do Carnabonde em uma tarde com céu
incoberto, mas o tempo quente.

                 O bloco homenageado esse ano foi o "As Babys do Jardim de Infância", que desfilava pelas ruas do antigo Bairro Chinês entre 1940 e 1949 (imediações do Valongo). Antes do bonde desfilar na ruas do Centro Histórico acompanhando o trajeto do mesmo, os foliões cantam marchinhas e sambas tradicionais. A chave da Cidade foi entregue ao Rei Momo Darwin Ferreira Barbosa (Babi), acompanhado da Corte Carnavalesca.


Comissão de frente do bloco homenageado "As Babys do Jardim de
Infância"

Entrega das chaves do carnaval santista ao Rei Momo Darwin Ferreira
Barbosa (Babi), acompanhado da Corte Carnavalesca.

Agora a entrega das chaves com as imagens da câmera fotográfica
com a imagem aumentada.

               O percurso partiu da Praça Mauá e passaram por alguns roteiros históricos como o Pantheon dos Andradas, Alfândega, Outeiro de Santa Catarina, Rua da Constituição e Rua General Câmara até a Praça Mauá.


O bonde seguindo o seu tradicional percurso no evento atrás do Paço
Municipal.

Os foliões seguindo em frente ao Pantheon dos Andradas

Ala do bloco Babys no Jardim de Infância

Bonde seguindo para o Outeiro de Santa Catarina. Imagem registrada
na altura da Praça da República.

              





                              




 

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tarifa de ônibus municipal em Santos fica mais cara hoje e gera revolta por parte dos usuários

Não era de se esperar, depois que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) deu reajuste de 7% na tarifa de ônibus intermunicipal na região metropolitana da Baixada Santista e também nas regiões metropolitana de Campinas e São Paulo, agora dessa vez foi em Santos. Conforme anunciado pela CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego) três dias depois do aumento pela EMTU a tarifa foi reajustada e entrada em vigor neste domingo que foi de 6% passando de R$ 2,50 para R$ 2,65. No domingo passado em 13/02/2011 conforme reportagem do jornal A Tribuna de Santos a CET manifestou-se que não pretendia reajustar a tarifa de ônibus municipal, mas conforme citei anteriormente três dias depois foi anunciado o aumento.
Na semana que passou a CEV (Comissão Especial de Vereadores) através do vereador Adilson Junior-PT sugeriu na última sessão na Câmara Municipal a convocação do Presidente da CET Rogério Crantschaninov, para prestar esclarecimentos sobre o aumento de 6% da tarifa de ônibus. Também será convocado o diretor-presidente da Viação Piracicabana Alceu Cremonesi Jr. A convocação passará por votação amanhã para que o comparecimento do presidente da CET e da Viação Piracicabana aconteça nessa quinta-feira dia 24/02/2011 caso seja aprovada pelos parlamentares santistas.
Por outro lado a revolta dos usuários do transporte coletivo gera muitas insatisfações pela qualidade do serviço prestado a população. Muitas pessoas dependem do transporte coletivo diariamente. No horário de pico a situação se agrava ainda mais com a demora dos coletivos, principalmente na volta pra casa. As linhas de grande demanda são as mais demoradas e mais índices de reclamações por parte dos usuários. Painéis eletrônicos divergentes, coletivos pequenos, curtos, lotados, bancos duros, sem ventilação e o mais impressionante sujeiras nos bancos e no assoalho.
Às estatísticas: a quantidade de passageiros dos ônibus interurbanos cresceu 4,1% entre 2009 e 2010, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que gerencia o sistema; no mesmo período, o total de automóveis aumentou 8,2%, e o de motos, 9,75%, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Mas os dados acima procedem porque a população cada vez mais está optando em utilizar o transporte individual como carros e até motos.
Esse tráfego cada vez mais intenso causa queixas frequentes. Técnicos e representantes de órgãos de trânsito são unânimes em dizer que o ideal seria deixar o carro na garagem e viajar de ônibus. Alegam que um só coletivo, por sua capacidade, representa 20 carros a menos nas ruas.
Mas nem sempre a realidade é essa. É bonito na teoria fazer campanhas para conscientizar o cidadão a deixar o seu carro em casa para andar no transporte coletivo, mas na realidade nunca é assim. Seu argumento é financeiro: as despesas com combustível são inferiores aos gastos com as passagens de ida e volta dos ônibus. O Poder Público Municipal poderia fiscalizar mais os atos do permissionário municipal exigindo um transporte com mais qualidade, pontualidade e visar no aspecto ambiental como a colocação e a expansão do sistema trólebus que é um ônibus elétrico não poluente, silencioso, confortável, também investir em ônibus de maior comprimento no chassi como articulados, com bancos estofados e de encosto alto e um diferencial em dias de muito calor oferecer ar condicionado.
Notem algumas imagens na qual gera insatisfação por parte dos usuários em Santos  pelo tipo de transporte em que a Viação Piracicabana e a CET-Santos oferecem:


Ônibus municipal da Viação Piraciabana em Santos. Chassi 10m.
motor Mercedes-Benz dianteiro OF-1418.

Ônibus municipal da Viação Piraciabana em Santos. Chassi 10m.
motor Mercedes-Benz dianteiro OF-1418. Ano 2009, prefixo 5920.

Vista interna de um coletivo da Viação Piracicabana. Bancos
semi-estofados e de encosto baixo.

Painel eletronico informativo das linhas em que quanto tempo chega
ao ponto de ônibus. Não é nenhuma novidade, sempre aponta defeitos
e diverge as informações.

Placa informativa da Linha 4 de ônibus municipal em Santos.

Trânsito congestionado no Centro de Santos.

Usuários embarcando em um coletivo lotado e sem nenhuma
condiçoes de conforto.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Transporte coletivo metropolitano fica mais caro aqui na RMBS

           A partir de amanhã fica mais cara a tarifa dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana da Baixada Santista. De acordo com a EMTU o reajuste será de 7% em todas as linhas que cobre os 9 municipios da região além das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Confira a tabela do novo aumento no site da EMTU. O aumento na tarifa pegoou todos nós de surpresa. Muitos usuários aqui da Baixada Santista se revoltaram com esse aumento e já não chega o estado e a qualidade de conservação dos coletivos aqui na nossa região. Já não chega a fracassada licitação do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) na qual prometia a implantação do VLT e a reestruturação no transporte coletivo da Baixada Santista.


Ônibus intermunicipal no Centro de Santos, fazendo a Linha 908
(Circular 7) sentido São Vicente.

            Com o aumento, a menor tarifa será R$ 2,20 e a maior, R$ 8,60. Nos ônibus seletivos, o valor mínimo passa a ser de R$ 4,25 e o máximo, R$ 18,40. Os valores dependem da quilometragem percorrida.
            As linhas com itinerário entre 35 e 45 quilômetros sofrerão maior impacto, pois o reajuste atingirá 7,5%. Segundo a EMTU, o aumento maior este ano se justifica porque em 2010 houve a incorporação de ônibus novos ao sistema. Na Baixada Santista, foram incluídos 110 ônibus zero quilômetro. 
            O parágrafo anterior foi publicado pelo Jornal A Tribuna de Santos, houve um erro de reportagem desse veículo de comunicação local, mas o correto é: " em 2010 foram comprados pela Viação Piracicabana 101 ônibus e mais dois microônibus para o sistema da EMTU e os outros 109 foram comprados pela mesma empresa mas para o sistema municipal de Santos gerenciados pela CET-Santos". A fonte dos dados mencionados são da Viação Piracicabana, EMTU e CET-Santos.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DECEPÇÃO: Licitação do VLT é boicotada

          Hoje às 10 da manhã no auditório da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em São Bernardo do Campo, São Paulo foi realizada mais um processo de licitação do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) da Região Metropolitana da Baixada Santista-RMBS de nº 003/2010. A resposta foi frustada na qual ocasionou em boicote por parte dos licitantes. Nenhuma empresa licitante compareceu ao certame e a EMTU declarou o processo licitatório como deserto.
          Mais uma vez quem sai prejudicado é a população. Lamento muito o que aconteceu e aos frequentadores do meu blog só tenho a lamentar também. Já não chega o que aconteceu ontém na Grande São Paulo na região do ABCD que seria licitada a futura áera 5 da EMTU sob o processo 007/2010 que também empresário daquela região boicotaram. Só um milagre mesmo para que o Poder Público Estadual reveja esse processo licitatório e abra uma nova licitação. Agora como sempre é só esperar.
           Mais detalhes podem também acompanhar pelo Jornal A Tribuna de Santos ou pelo Blog Ponto de Ônibus sobre o assunto Litoral e Área 5. Agradecimentos ao jornalista Adamo Bazani da Rádio CBN-SP.