sábado, 30 de junho de 2012

Trólebus Fiat que era de Santos está à venda

Conforme divulgação no site Mercado Livre está à venda um exemplar de um trólebus que pertenceu ao sistema de Santos no litoral de São Paulo. É um trólebus da marca Fiat Alfa Romeo, tração elétrica Marelli com carroceria Pistoiese de origem italiana ano 1962. O valor divulgado no site de compras é de R$ 50.000,00.


Trólebus que pertenceu a Santos nos anos 60 e está a venda.
Foto: Desconhecida.

Só para relembrar o trólebus Fiat chegou ao Brasil em 1962 nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, um ano mais tarde em Santos. O sistema santista foi inaugurado em 12 de agosto de 1963 com a aquisição de 50 veículos para atender o sistema municipal. No final dos anos 70 foram baixados 25 unidades e os restantes foram reformados com verbas da EBTU (Empresa Brasileira de Transporte Urbano) em pareceria com o Ministério do Transporte no governo do presidente João Manoel de Oliveira Figueiredo (1979 a 1985) e entregues para a população santista.
Em meados dos anos 90 houve uma redução significativa, dos 25 exemplares restaram 13 unidades, isso em 1993. Três anos mais tarde foi o restante sobrando apenas dois exemplares: 1 está atualmente nas dependências do pátio da CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego) que era a antiga garagem de bondes e trólebus e a outra unidade está em um sitio de Conchal, no interior de São Paulo adquirido em um leilão. Quem sabe um dia alguém entusiasta por esse trólebus comprem ou alguém da Prefeitura de Santos possa adquiri-lo através de processo de licitação para que sirva a uma linha turística ou para o futuro Museu dos Transportes de Santos.


Atualizado em 03/07/2012 22:02


A venda do  antigo trólebus que era de Santos já foi repercutida na imprensa local. Hoje foi divulgada na TV Tribuna (Afiliada da Rede Globo, em Santos) a venda desse trólebus no site do Mercado Livre. Logo depois por volta de 13:27 o escritor desse blog recebeu um SMS de um seguidor falando que foi "anúncio finalizado" , ou seja, o trólebus foi vendido. Agora tá o mistério. Quem será o felizardo que arrematou este trólebus?

Fonte: TV Tribuna e Mercado Livre



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Região central pode ganhar novo traçado para o VLT

O projeto do eixo Conselheiro/Valongo do VLT que passará em ruas do Centro de Santos pode ter seu traçado alterado. De inicio o ramal do VLT passará na Rua João Pessoa no Centro de Santos sentido Conselheiro Valongo e vice-versa, mas a nova proposta altera o novo traçado na qual está em estudo pela CET (Companhia de Engenharia de Trafego) de Santos.
 A nova proposta do traçado será de o VLT passar na Rua General Câmara na ida ao Valongo assim compartilhando a mesma linha do bonde turístico e na volta a Conselheiro Nébias passará pela Rua Amador Bueno na qual passa a Linha 20 operada por trólebus. Recentemente a Rua Amador Bueno vêm passando por revitalização paisagística com a troca de calçadas e do pavimento asfáltico.
O projeto com base na questão das regras de mobilidade urbana seu objetivo é reduzir os impactos eventuais com a implantação do VLT assim evitando o conflito de vários modais na Rua João Pessoa por onde passam uma grande quantidade de veículos, sejam públicos ou particulares. A rede VLT contará com 15 km de extensão ligando o Terminal Barreiros em São Vicente até o Terminal Porto em Santos se totalizando 11 km e mais 4 km estendidos da Estação Conselheiro Nébias onde haverá estação de transferência de passageiros até o Terminal Valongo.

Imagem ilustrativa comparando o traçado do VLT com o atual projeto
e mais o proposto em que está em fase de estudo. Foto: Jornal A Tribuna 

As ruas que serão contempladas pelo transporte de massa serão apenas destinadas a pedestres e ciclistas e possivelmente a trânsito de acesso local como prédios e estacionamentos e enquanto a João Pessoa será destinada aos demais veículos incluindo a implantação de um corredor exclusivo para ônibus. O processo das futuras intervenções encontra-se em fase de licitação.
Segundo o Presidente da CET-Santos Rogério Crantschaninov em entrevista ao Jornal A Tribuna de Santos declara que “o corredor preferencial tem de reduzir o tempo de viagem nos coletivos”. Ele cita que “bons resultados da experiência adotada na Avenida Ana Costa prestes há completar dois anos”. O tempo de viagem dos coletivos foram reduzidos em 25%.
Conforme a noticia veiculada em A Tribuna fica o mistério: na Rua General Câmara como ficará a operação do bonde turístico com o traçado do VLT? Será que o bonde turístico vai compartilhar a mesma via para dar passagem a um transporte de massa como o VLT ou estão estudando uma forma para que não haja conflitos de modais, mas a coincidência é que o horário de funcionamento da linha turística de bondes é de terça a domingo das 11:00  às 17:00, talvez a possibilidade de conflitos seja mínima devido o bonde não circular no horário de pico das 17:00.
No caso da Rua Amador Bueno como ficará a Linha 20 do trólebus, poderia estudar uma forma de manter na mesma via ou simplesmente poderiam deslocar a Linha 20 para a Avenida São Francisco sentido Gonzaga e para o sentido Centro poderia ser viável sua extensão para o Terminal Valongo. Tudo isso poderiam ser estudado por especialistas ligados na área de transportes, vamos esperar para que essas ideias sejam rentáveis para a economia e o desenvolvimento da região central santista.

sábado, 2 de junho de 2012

Governo de SP quer parceria com Espanha para trens regionais

Por: Renato Lobo


Sem prazo para início das obras para construção dos tão esperados trens regionais, linhas ferroviárias que vão ligar a região metropolitana de São Paulo com outras aglomerações urbanas, o Governo quer parceria com Espanha, através de Parcerias Público-Privadas para fazer vingar estas linhas.
 O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes em entrevista a rádio Jovem Pan disse que, com estas PPPs, é possível atrair um consórcio para a obra. Um projeto já está em andamento é o da ligação da Água Branca até Jundiaí, linha que poderá ser prolongada em direção a Campinas. A ideia, segundo ele é fazer uma padronização na contratação da empresa, ou seja, um consórcio poderia construir várias linhas ao mesmo tempo, diferente do que foi feito no passado e resultou em administrações ferroviárias diferentes, como Fepasa, CBTU, etc…
 Estão cotadas as linhas da capital paulista para Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. O ponto de partida em estudo é o Parque da Água Branca, na Zona Oeste, que seria um centro de distribuição. A velocidade média poderá superar cem quilômetros por hora, a exemplo do transporte intermunicipal de países da Europa.


Vila de Paranapiacaba, possível ligação do trem regional para Santos


Enquanto isso Imigrantes ganha nova pista


Se o transporte ferroviário regional engatinha, o rodoviário corre: Nesta semana foi dado o início das obras para a implantação da quinta faixa no trecho de São Bernardo do Campo, da Rodovia dos Imigrantes. A nova faixa está sendo feita na tentativa de diminuir as imensas filas que se formam na rodovia, principalmente nos feriados. Com mais uma pista, o tempo de viagem poderá ser reduzido de 15 a 20 minutos. Toda a obra custará aos cofres do Estado R$ 19,1 milhões.