sábado, 8 de setembro de 2012

Entrada de Santos, perto de uma solução para o trânsito caótico.


Nos últimos dias o assunto para solução da entrada de Santos que sofre diariamente com o trânsito caótico pode estar perto de ser resolvido. Agora me pergunto: quando será resolvido esse impasse?
Esse fato vem rendendo nos veículos de comunicação local nos quais foram debatidos em seminários ligado a área de logística no maior porto da América Latina: Santos. A população santista que utiliza muito o sistema Anchieta Imigrantes administrado pela concessionária Ecovias vem reivindicando uma solução para o trânsito naquela região que vem perturbando muito a vida dos santistas que diariamente utilizam a rodovia seja para trabalhar em Cubatão ou até subir para São Paulo tanto no polo turístico quanto portuário.
Nos arredores da entrada de Santos a presença de retroportos e transportadoras são muito enormes nos quais muitos caminhões chegam para atender a demanda do Porto de Santos. Atualmente por parte dos caminhoneiros não existe algum acesso físico que evitem esses congestionamentos em massa.
Existem projetos para a solução do impasse na entrada de Santos, mas cada parte diz a sua versão. Da parte da Prefeitura de Santos foi apresentado projeto para a entrada de Santos, mas na versão do Governo do Estado não chegou o pedido de maneira formal ai forçando toda a executiva da prefeitura santista viajar para Brasília para buscar soluções com o Ministério das Cidades para resolver este problema.
 Caso isso aconteça e espero que se torne realidade foi divulgado na última série de reportagens sobre os 49 anos de trólebus em Santos na qual se fala sobre o futuro e novos projetos sobre um possível estudo de viabilidade técnica para a implantação de um sistema de transporte movido à energia elétrica sobre pneus já que a Avenida Nossa Senhora de Fátima em Santos não será atendida pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e sim sofrerá com o processo referente ao projeto de reformulação da entrada de Santos e ai sim abrindo portas para um novo método de mobilidade urbana no transporte de passageiros.
Segue abaixo a atual entrada de Santos pelo Google Earth:
 


O círculo vermelho a direita da foto mostra a atual entrada de Santos.
 
 
Veja a imagem ilustrativa sobre a entrada de Santos de como será com o novo projeto:

Imagem dos arredores da entrada de Santos com o novo projeto para solução do trânsito.
Foto: Jornal A Tribuna.
O assunto em questão comentado na série que fala sobre uma sugestão do projeto de uma implantação de corredor de trólebus na Zona Noroeste pode coincidir com a 5ª opção proposta pela CET-Santos conforme divulgado no jornal:


Outra imagem, mas agora é em cima da atual entrada de Santos com a nova proposta.
Foto: Jornal A Tribuna
 
Agora cabe aos especialistas no assunto do transporte coletivo debater e ter mais detalhes sobre esse amplo projeto e estudar para propor uma solução inovadora visando o futuro da mobilidade urbana nas proximidades da entrada de Santos.

sábado, 1 de setembro de 2012

EMTU divulga vencedor das obras do VLT em Santos

              
 
 
 
 
             Desde o dia 28 de agosto a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) divulgou no seu site e no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) o consórcio vencedor do processo licitatório de Pré-Qualificação nº  001/2012 da modalidade menor preço para à execução das obras civis, contemplando obra bruta, obras de arte, edificações, acabamentos, pátio de manobras e manutenção, via permanente, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização, para a implantação dos Lotes 01 e 02 do trecho integrante da etapa prioritária da Rede de Veículos Leves sobre Trilhos – VLT, compreendida entre o Terminal Barreiros no Município de São Vicente e o Terminal Porto no Município de Santos, incluindo a Extensão Conselheiro Nébias/Valongo, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).
 
              Os consórcios homologados foram:
 
  •              CONSÓRCIO MENDES JÚNIOR-CONSTRUCAP (lotes 01 e 02);
  •              CONSÓRCIO VLT METROPOLITANO (lotes 01 e 02);
  •              CONSÓRCIO EXPRESSO VLT BAIXADA SANTISTA (lotes 01 e 02);
  •              CONSÓRCIO VLT BAIXADA.
 
 
            Formado pelas empresas:
 
  •           CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ e ODEBRECHT SERVIÇOS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO S.A. (lotes 01 e 02);
  •             CONSÓRCIO SERVENG CONSBEM-SANTOS (lotes 01 e 02);
  •             CONSÓRCIO OAS/MPE – VLT SANTOS (lote 02);
  •             CONSÓRCIO CONSTRAN-TIISA-VLT (lote 2).