sábado, 27 de abril de 2013

É adiada a retirada de dinheiro dos ônibus municipais de Santos


No último dia 23 de abril seria proibido o dinheiro dentro dos ônibus municipais em Santos para que a população usasse o cartão transporte, mas isso não aconteceu conforme prometido pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa conforme seu discurso de posse no dia 1º de janeiro desse ano e também anunciado essa medida no dia 23 de janeiro conforme o Plano de Melhorias do Transporte (PMT). Por isso a permissionária do transporte coletivo, a Viação Piracicabana recebeu uma multa no valor de R$ 14.500,00, mas reincidente. Sua primeira multa foi também nesse mesmo valor, mas pelo problema de atualização no cartão transporte ocorrida em março na qual muitos usuários ficaram em grandes filas para serem atendidos.
 
 
Créditos: Bruno Miani
Motorista ao mesmo tempo dirigindo e cobrando passagem dentro do
coletivo. Foto: Bruno Miani, Jornal A Tribuna

 
No PMT foi acordado entre prefeitura e a empresa de ônibus a implantação de mais postos de vendas autorizados de cartões transporte e recargas, implantação da compra de passagens pela internet e a renovação de 12% na frota de ônibus e a extinção da dupla função do motorista na qual fazia o papel de cobrador. Tais medidas não foram cumpridas ainda em parte como a renovação da frota nos quais foram exigidos ônibus com ar-condicionado, wi-fi (internet sem fio) e piso baixo total e o aumento de postos autorizados de vendas de passagens nos quais tem 140 espalhados em toda a cidade. A meta da prefeitura era chegar até 200 postos.
Caso até dia 10 de maio a permissionária não coloque ônibus novos e no dia 23 de maio não seja extinta a dupla função do motorista será aplicada uma multa agora no valor de R$ 28.000,00 e em caso de reincidência o contrato pode ser cancelado.
Conforme trecho divulgado na edição do Jornal A Tribuna de Santos na página A-7 do dia 27 de abril de 2013 fala que “A Viação Piracicabana tem contrato coma Cidade até março de 2014, mas existe a possibilidade de renová-lo por mais oito anos”.
 
Manchete do Jornal A Tribuna de 27/04/2013.
 
 
O Blog Conscientização entrou com requerimento no ano passado em uma unidade do Poupatempo, em Santos para questionar o contrato de prestação de serviços da Viação Piracicabana com base no requerimento nº 0002/12 no dia 21 de maio de 2012 conforme a Lei de Acesso Livre a Informação na época recentemente sancionada pela Presidente da República Dilma Rousseff.
 
 
Requerimento de consulta do contrato de concessão ou permissão da
empresa prestadora de serviço de ônibus em Santos.
 
 
No requerimento questionei se o contrato era de Permissão ou Concessão. Passados mais de 20 dias depois receberam a resposta via e-mail na qual fui informado que o contrato se tratava de Permissão.
 
 
Resposta recebida pela CET-Santos
 
 
Vale lembrar que contrato de permissão é de até 5 anos e fica isento de licitação, mas contrato de concessão são mais de 5 anos e por isso passa-se por processo licitatório, mas para isso um município para fazer concessão em serviços públicos precisaria ter mais de 200.000 habitantes, como Santos tem mais de 400.000 habitantes entraria como contrato de concessão conforme a Lei nº 8.666 de 1993, mas conforme noticiário local na pratica não é isso que poderia estar acontecendo. A população precisa ficar atenta a esse fato.



Atualizado em 28/04 às 17:02

Conforme noticiamos anteriormente no blog Conscientização notar imagem abaixo do ônibus que está chegando a Santos nos quais fazem parte das reinvindicações feitas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa no seu dia de posse e também faz parte do Planto de Melhoria do Transporte).


Ônibus que atenderá as exigências do novo sistema municipal de Santos.
Foto: Willian Rufino.







 

sábado, 13 de abril de 2013

Finalmente obras do VLT podem começar em um mês


 
Trecho onde vai passar o futuro VLT e o local da foto será a futura
Estação Ana Costa, em Santos
 
 
O consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda, poderá ser homologado e assinará contrato com o Governo do Estado para iniciar os trabalhos em até 30 dias. A empresa foi anunciada, nesta sexta-feira, como vencedora da licitação para as obras de implantação da primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
“É o tempo necessário para tomar as providências, mobilizar gente e maquinário para o canteiro de obras”, frisa o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. O consórcio vitorioso apresentou o menor preço entre os cinco participantes da concorrência pública: R$ 313,5 milhões.
Este era o quesito necessário para ter o direito a executar a fase que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. São 9,5 quilômetros de extensão. Com exceção dos veículos (trens) e da parte de sinalização e energia, que já foram comprados, o consórcio terá a obrigação de implantar todos os detalhes previstos no projeto.
“Via permanente, rede aérea, o alargamento do túnel, as nove pontes de transposição. Fará toda a infraestrutura necessária para o VLT, incluindo as edificações, obras de arte, a demolição do Viaduto Emmerich, a construção do novo viaduto e as estações”, explica o diretor-presidente da EMTU.

 

Outra etapa

 
Ainda existe a segunda etapa da obra, da Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, que será alvo de outra licitação. O trecho de sete quilômetros, passando pelo Porto, está em fase de licenciamento ambiental. “A nossa estimativa é que até maio se publique o edital desse segundo trecho, estimado em R$ 250 milhões”, diz o representante da EMTU.
 
 
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Santos, temporariamente sem trólebus, o que aconteceu?


Nesse último feriado de Páscoa conforme informações do Blog Boletim do Transporte, um internauta enviou algumas imagens da Avenida Ana Costa, na altura do bairro da Vila Mathias, em Santos, no litoral paulista sobre uma ausência da rede aérea de trólebus. O motivo dessa ausência foi provavelmente causado por um caminhão cegonha (que transporta carros para a venda em concessionárias) com excesso de altura e alguns trechos de rede aérea foram arrancados, nem a chave (desvio) na qual o trólebus acessa a Avenida Francisco Manoel, na altura da Praça Belmiro Ribeiro para ir a garagem já não faz mais parte da paisagem daquele local.
 
Avenida Ana Costa, em Santos-SP. Notem na imagem que está sem a curva da rede aérea
de trólebus. Foto: Rafael Martins.

Suporte da rede aérea, sem a curva de 15º e os fios trólei. Foto: Rafael Martins.
 

Entramos em contato com a Viação Piracicabana, mas ninguém atendeu o Blog Conscientização. Ligamos para CET-Santos, mas na gravação disse que atende de segunda a sexta das 8 às 17 horas. Em breve esperamos uma solução para esse fato.



Atualizado as 21:38


A Viação Piracicabana informou ao Blog Conscientização a encaminhar um e-mail a sua assessoria de imprensa e a CET-Santos também por nota aconselhou o mesmo. Mas conforme informações do Jornal A Tribuna de Santos: "Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o reparo deve ser feito pela empresa Piracicabana, que também administra os trólebus, e terminar em 15 dias".