domingo, 28 de julho de 2013

Trólebus de Santos: 50 anos no próximo mês

         

 
          No mês de vem no dia 12 o sistema de trólebus em Santos comemorará 50 anos de operação e serviço. O Blog Conscientização vai preparar uma edição especial homenageando meio século de história e preservação do sistema trólebus nas quais adquirimos cultura e foi um grande responsável pelo impulso na economia santista. Também vamos mostrar fotos inéditas de trólebus antigos em Santos, todos autorizados pelos seus verdadeiros autores das imagens nunca divulgados antes pela internet. Aguardem!



Atualizado às 20: 17 por A Tribuna


Para comemorar os 50 anos do ônibus trólebus em Santos, a Prefeitura disponibilizará um veículo especial para realizar viagens gratuitas ao longo da próxima segunda-feira. Além disso, o ônibus terá uma exposição de fotos antigas e homenagens com antigos motoristas, a partir das 12 horas, no ponto final da Linha 20, na Praça Mauá, no Centro.
Segundo a Prefeitura, os passeios poderão ser feitos no trólebus que percorre o Centro e o Gonzaga com partidas das praças Mauá e Independência Gonzaga, durante todo o dia. Antigos e atuais funcionários dos trólebus receberão homenagens, assim como representantes do Movimento Respira São Paulo.
Os trólebus começaram a circular em Santos em 12 de agosto de 1963. Eram cinco veículos fabricados na Itália pela Fiat/Alfa Romeo/Marelli, que rodavam na linha 5, entre Centro e Aparecida. O sistema cresceu, e Santos chegou a contar com 76 km de rede aérea, onde transitavam 50 coletivos elétricos.
No entanto, o sistema diminuiu em virtude da dificuldade em conseguir peças de reposição para os carros, até que a indústria nacional passou a fabricar trólebus. Novos veículos foram adquiridos nos anos 1980, mas o sistema foi quase totalmente desativado entre 1994 e 1996. Atualmente Santos conta com seis trólebus, que rodam na Linha 20.