domingo, 12 de janeiro de 2014

Justiça determina paralisação de parte das obras do VLT em Santos









A Justiça determinou nesta quinta-feira, 9, a paralisação do trecho em obras do VLT de Santos na Avenida Francisco Glicério, entre o Canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias. O trecho tem 2,3km.

O pedido foi feito em ação cautelar movida pelo Ministério Público Estadual, que contesta uma alteração no traçado original do corredor de 11 quilômetros que ligará São Vicente ao Porto de Santos. Segundo os promotores, no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) não existiu a menção de que a avenida seria alargada para que o VLT passasse no canteiro central e que todos os documentos da investigação evidenciam que o traçado original era o da linha férrea existente.

Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o governo entregou todos os estudos prévios ao MPE e não recebeu nenhuma manifestação contrária à obra durante 90 dias. “Estamos perfeitamente corretos em tudo aquilo que nós apresentamos”, afirmou.

Em nota, a EMTU diz que ainda não foi notificada, mas que acatará a decisão e tomará medidas jurídicas cabíveis.

“Esclarecemos que todos os estudos realizados foram entregues ao Ministério Público e alguns refeitos, conforme solicitação daquela instituição. Em respeito ao debate que estava em curso, o Governo do Estado aguardou por 90 dias a manifestação dos promotores, o que não foi feito. Decidiu-se, portanto, pelo início das intervenções na Av. Francisco Glicério, em Santos”, informou a EMTU.





Informação a ser confirmada:



O Blog Conscientização recebeu um telefonema de um seguidor informando que a liminar de paralisação das obras do VLT já foi derrubada na sexta-feira (10/01) após a EMTU ter recorrido judicialmente. Notar que essa informação será confirmada em órgãos de comunicação oficial, mas ontem (11/11) presenciamos os maquinários trabalhando em pleno vapor no trecho em questão paralisado judicialmente.

Agora é oficial:


 Conforme divulgado no Portal G1-Santos, Justiça autoriza retomada das obras do VLT em Santos. Mais detalhes na próxima edição do Blog Conscientização.