segunda-feira, 24 de março de 2014

Prefeitura de Santos mantém por mais um ano o contrato com a Piracicabana

         
 
Frota municipal de Santos equipada com ar-condicionado e wi-fi



          Desde a última sexta-feira mantinha o mistério no transporte público municipal em Santos. No dia anterior expirava o contrato de permissão entre a Viação Piracicabana (permissionária no transporte em Santos) e a prefeitura de Santos. Nesse dia foi divulgado em entrevista coletiva concedida pelo Prefeito Paulo Alexandre Barbosa em seu gabinete que o contrato de permissão com a empresa de transporte se manteria por mais um ano. A medida foi justa devida nesse período de negociação a população ter conseguido mais uma vitória: o congelamento da passagem de ônibus municipal que ainda mantém em R$ 2,90. Depois dessa renovação a prefeitura foi rígida.
          Com a renovação da frota foi prometida o aumento de ônibus com ar condicionado, bancos estofados de encosto alto e wi-fi gratuito. Enquanto foi renovada a vigência de seu contrato de prestação de serviços em 120 dias será aberta uma nova licitação de modalidade concorrência pública para escolher a novas ou novas empresas de transporte para operarem no sistema santista. A novidade também será promovida no dia 23 de abril uma audiência pública para a população ter acesso ao detalhes do novo edital de licitação e poderão participar com perguntas, sugestões ou reclamações para que a Prefeitura e a Comissão Municipal de Transportes trabalhem em parceria para fazer as devidas melhorias no setor de transporte público municipal.
          Esse ano por enquanto não terá grandes revoluções no transporte municipal, tudo dependerá do andamento das obras do VLT na qual é o principal modal que integrará com o sistema de ônibus das cidades a serem beneficiadas como Santos e São Vicente. Em relação as obras do VLT continuam prosseguindo normalmente.
            Para Santos com o VLT em operação muitas linhas municipais e intermunicipais deixarão de existir para não haver sobreposição no itinerário das mesmas devido muitas ruas e avenidas terem ônibus com diversas linhas circulando pela mesma via. Em São Vicente cogita a possibilidade de extinção do sistema de lotações. Em seu lugar as lotações seriam substituídas por ônibus grandes.