domingo, 31 de agosto de 2014

Em São Vicente já pode ser visto o primeiro trecho eletrificado do VLT

Ontem (30/08) já pode ser ver os primeiros quilômetros já instalados da rede aérea do VLT em São Vicente-SP além da subestação retificadora. O VLT será alimentado em voltagem de 750 VCC (Voltagem de Corrente Continua). A energia que a subestação retificadora na qual vai alimentar a rede aérea do VLT virá da concessionária de energia elétrica local, a CPFL-Piratininga.
Ontem conversando com um engenheiro elétrico responsável pelo projeto de instalação da rede aérea, fui informado que a instalação rede elétrica fornecida pela concessionária é local. A definitiva pode ser feita uma rede exclusiva partindo da estação transformadora de distribuição da CPFL mais próxima que fica a quase 500 metros da Estação José Monteiro onde se situa a subestação retificadora.


Instalação para alimentar subestação retificadora 

feita pela concessionária local.


Entrada para subestação retificadora do VLT.


Subestação retificadora do VLT na estação José Monteiro em São 

Vicente.

No mesmo dia na parte da tarde conforme noticias do G1-Santos, já aconteceu o primeiro teste do VLT entre as estações Nossa Senhora das Graças e a estação José Monteiro.

Rede aérea já instalada com isoladores flexíveis.

Primeiro teste do VLT na estação N. S. das Graças em São Vicente.

 Foto: Rodrigo Nardelli, G1

Em Santos depois do acordo do Ministério Publico e Cetesb as obras do VLT nesse trechos já estão evoluindo. Na Avenida Senador Pinheiro Machado (Canal 1) falta apenas colocarem as vigas de sustentação para depois instalarem os trilhos do VLT.

Pontilhão em construção no canal 1, em Santos.


Coluna de sustentação do pontilhão do VLT no canal 1


A previsão para funcionar totalmente a operação do VLT ocorrerá apenas no final do primeiro semestre de 2015.