Atualmente o transporte coletivo em Santos precisa ser melhorado em várias questões como a qualidade de atendimento ao usuário, motoristas deixarem de fazer a função de cobradores e precisamente colocar mais carros nas ruas de Santos. Os ônibus municipais estão perdendo espaço para os automóveis e até as motos. A população de Santos conta com 420.000 habitantes e são cadastrados mais de 500.000 automóveis, sendo 1,6 para cada habitante.
O trânsito vem a cada dia se complicando mais nas ruas santistas. Se tivesse um transporte com mais qualidade e eficiente quem sabe a população se conscientizaria e deixasse o seu automóvel em casa para se locomover ao trabalho no transporte público. Isso acontece nas grandes cidades. Para quem entende do assunto transporte coletivo, o contrato feito entre a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que é autarquia da Prefeitura de Santos e a permissionária Viação Piracicabana permite na cláusula que coloquem ônibus padrão com chassis curto de 10 metros de comprimento com motor dianteiro OF-1418 e no salão do ônibus (parte interna) bancos semiestofados, ou seja, bancos de plásticos com pedaço de estofamento e de encosto baixo para a cabeça do passageiro. Sempre quando a frota da permissionária é renovada não existem novidades e acredito que isso seja uma forma de afastarem mais ainda os usuários e contribuem para agravar a situação do trânsito em Santos. Muito desses coletivos cujas características foram citadas anteriormente fazem linhas de grande demanda de passageiros e gerando insatisfação por parte do usuário.
Ônibus municipal de Santos. Prefixo 4052 na Linha 193 que tem uma grande demanda de usuários com ônibus pequenos. Foto: João Manoel da Silva. |
Existem várias soluções para resolver esse problema do transporte coletivo como o tão sonhado VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) prometido há 13 anos pelo Governo do Estado de São Paulo. Continuamos ainda no aguardo e até agora nada.
Muitos usuários reclamam do transporte coletivo em Santos. No dia 15 de setembro foi entregue um painel informativo pela CET em parceria com a Viação Piracicabana informando em tempo real a chegada das linhas de ônibus municipais na Praça Mauá, no Centro de Santos, em breve serão instaladas mais 12 aparelhos conforme notícia do jornal A Tribuna de Santos. Esses painéis são somente uma previsão de informação sobre o tempo rela das linhas, mas na verdade não informam a exatidão da chegada das linhas no ponto de ônibus,
Painel informativo situado na Praça Mauá, no Centro de Santos. Foto: Davi Ribeiro, Jornal A Tribuna, 15/09/2010. |
ou seja, algumas linhas chegam em tempo real e outras podem várias com uma margem de tantos minutos para mais ou para menos. Um exemplo que eu presenciei foi na quinta-feira do dia 23 de setembro de 2010 quando passei de ônibus em frente à Unisantos (Universidade Católica de Santos) Campus Dom Idílio da Av. Cons. Nébias foi por volta de 16h50min daquela tarde anunciava no painel eletrônico a chegada das linhas 10 e 155. A linha 10 chegava em 3 minutos e a 155 em 4 minutos. A linha 10 chegou aos exatos 3 minutos, mas a 155 chegou a mais de 6 minutos, sendo que no painel anunciava 4 minutos o tempo de espera.
Muitos internautas criticaram essa idéia do painel informativo. Segundo um relato da internauta ao jornal A Tribuna declarou que: “acontece q. a linha 04 é comum a demora e é constante virem 02 ônibus juntos. Isto acontece há mais de 05 anos (sou usuária constante e presencie várias vezes; uma vez vieram 04 ônibus - um atrás do outro - paravam todas as ruas). Porque isto continua acontecendo?”
Outro internauta já foi mais severo: “Ônibus pequenos e lotados nos horários de pico, atrasos constantes, alto valor pela pequena distância de rodagem, falta do cobrador gerando motoristas sobrecarregados, demora no embarque / desembarque e complicação do trânsito nas imediações dos pontos, dificuldade para a compra das passagens (alguns pontos com vendedores, outros não), vias mal estruturadas para a circulação dos coletivos, entre outros... QUAL SERÁ A PRÓXIMA MEDIDA PARA ESTE SISTEMA DE TRANSPORTE MODERNÍSSIMO? O transporte de Santos é vergonhoso.”
O que mais me chamou a atenção é uma divulgação feita pelo site Santos Ônibus em que fala sobre a pesquisa se satisfação do usuário. Se comparado com a insatisfação dos internautas conforme declaração do jornal A Tribuna totalmente diverge as informações. Conforme nota da Assessoria de Imprensa da Viação Piracicabana declara que: “Este ano, o destaque foi na avaliação geral do transporte coletivo, que apresentou um resultado satisfatório, entre ótimo e bom, de 88, 4%. Foi constatada uma melhora também no atendimento aos usuários, com um resultado satisfatório, de 92,8% entre todos os entrevistados.
Outro ponto observado foi a identificação rápida das linhas pelos usuários. 73,9% dos entrevistados afirmaram conseguir identificar a linha antes mesmo da chegada do ônibus no ponto final, o que comprova a qualidade em nossa prestação de serviço e na postura de atendimento dos operadores”. Foram realizada pela ItBell's Comunicação, foram entrevistados 1248 usuários. Expressando a minha opinião como usuário e leitor considero isso como propaganda enganosa.
O ideal seria que quando o VLT antes de entrar em operação aqui em Santos a Prefeitura deveria rever o contrato com a Viação Piracicabana para mudar as características físicas da frota de ônibus como variar no tipo dos coletivos colocando chassis maiores de no mínimo 12 metros de comprimentos com motores dianteiros OF-1722 para atender linhas de grande demanda de passageiros e bancos estofados de encosto alto e introduzir ônibus com piso baixo e de motor traseiro quanto movido a diesel ou elétrico como trólebus. Mas até quem sabe poderia até as nossas autoridades a convocarem uma audiência pública sobre o transporte municipal de Santos para todos entrarem em um consenso e contribuir para um melhor transporte de qualidade e digno que a população santista tanto mercê. Não basta somente criticar e sim apresentar idéias para solução de problemas.
Infelizmente há empresarios de ônibus que pensam "pequeno", Santos merece ônibus acessiveis como os piso baixo,vejam o belo exemplo do Rio de Janeiro que terão que colocar veiculos acessiveis como carros com motor trazeiro e piso baixo, Santos merece mais investimentos nos modais elétricos como já foi dito aqui sobre o VLT, e o Trolebus, e do jeito que está em breve Santos se tornará uma São Paulo por conta do transito.
ResponderExcluirAmigo Werter parabéns pelo blog e pode contar conosco do Defesa do Trolebus.Aliás o Defesa do trolebus de Santos estão de parabéns por várias iniciativas tomadas.
Abraços
Marcos Galesi
Presidente do
Defesa do Trolebus - São Paulo
Você está reclamando de mão cheia, a piracicabana oferece um nivel de transporte satisfatório na cidade, vide o que ela fazia em Cubatão ou faz em Praia Grande, não chega no mesmo nível conquanto sendo a mesma empresa. Não vejo motivo para reclamações a ponto de querer que a empresa abandone a cidade ou que se faça revoluções, precisa apenas de ajustes pontuais.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pelo post, concordo plenamente com a avaliação sobre o transporte em Santos.
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