A Estrada de Ferro Campos do Jordão é uma
estrada de ferro eletrificada no estado de São Paulo que liga as cidades de
Pindamonhangaba a Campos do Jordão e hoje é utilizada somente para transporte
de passageiros, essencialmente em passeios turísticos. É de propriedade do
governo do Estado de São Paulo, sendo administrada pela Secretaria dos
Transportes Metropolitanos.
Estação de Pindamonhangaba. Foto: EFCJ-Estrada de Ferro Campos do Jordão
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Histórico
A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi
idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho
com o objetivo de facilitarar aos seus pacientes um acesso mais rápido e
confortável a Campos do Jordão, por ser uma vila no alto da Serra da
Mantiqueira, com clima de montanha ideal para as pessoas tratarem-se da
tuberculose.
A estrada ligaria Pindamonhangaba, no Vale do
Paraíba a Campos do Jordão e teve sua construção iniciada oficialmente em 1910
através da Lei nº 1.221, de 28 de novembro, assinada pelo Presidente do Estado
de São Paulo na época, Sr. Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. A mesma foi
inaugurada oficialmente em 15.11.1914.
Em 1924 toda a estrada foi eletrificada pela
English Electric, e passou a operar somente com automotrizes elétricas.
A estrada cumpriu por vários anos os
objetivos que motivaram a sua construção, proporcionando acesso aos sanatórios
de Campos do Jordão e escoando a produção agrícola da serra. Em 1970, com
incremento do turismo, considerando suas características e a beleza natural do
Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira passou a ser utilizada quase que
unicamente para passeios turísticos, sendo subordinada à Secretaria dos
Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Dados técnicos
A Estrada de Ferro Campos do Jordão opera no
sistema de simples aderência roda-trilho nos trechos de serra, mantendo uma
velocidade média de 32 km em nível e cerca de 16 Km/h nos trechos de serra,
sendo eletrificada nos seus 47 Quilômetros.
A eletrificação se dá por sistema de
catenária (linha suspensa de contato que fornece energia ao trem) a 1500 Volts
DC com uma única subestação na estação de Santo Antônio do Pinhal alimentando
toda a ferrovia. As automotrizes pesam 23 toneladas com 230 HP de potência,
podendo carregar em média 40 passageiros.
Entre as estações de Piracuama e a Parada Cacique,
que é o ponto ferroviário mais alto do Brasil (o também chamado Alto do
Lageado), a distância é de apenas 16 km, mas a diferença de nível entre os dois
pontos é de 1339 m, vencida por simples aderência mesmo apresentando rampas de
aproximadamente 11% (uma rampa de 11% significa que a cada 100 metros de
percurso o trem sobe 11 metros de altitude). As ferrovias comerciais apresentam
rampas de no máximo 3,5 a 4% (conseguindo transpor trechos de serra através de
obras de artes como túneis e viaduto), sendo que ferrovias modernas não
costumam exceder 1,5% em trechos não montanhosos e tolerando em torno de 2,5%
em trechos de serra. As demais ferrovias que apresentam rampas tão acentuadas
(11% ou mais) usam de cremalheira (terceiro trilho dentado) ou funicular para
não patinar, mas esta ferrovia não utiliza nenhum destes recursos para subir a
Serra da Mantiqueira, o que a torna única não somente no Brasil, mas também no
mundo inteiro.
Trecho da EFCJ. Foto: Portal EFCJ-Estrada de Ferro Campos do Jordão
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Acidente e andamento nas investigações
Em 3 de novembro de 2012 houve um trágico
acidente na EFCJ matando 3 mulheres, uma delas, uma mulher grávida e 39 pessoas
de feriram após o descarrilamento de um trem turístico dessa companhia ligando
Pindamonhangaba até Campos do Jordão, no Vale do Paraíba Paulista.
As primeiras informações são de que o
bondinho descarrilou e bateu na serra, na altura do Km 26 da ferrovia, em Santo
Antônio do Pinhal (SP).
O local é de difícil acesso e os bombeiros
montaram uma base às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123)
para facilitar o socorro às vítimas.Os feridos estão sendo levados para
hospitais de Taubaté.
Uma das vítimas fatais era guia turístico
terceirizada da ferrovia e a outra, uma passageira. As causas do acidente ainda
serão investigadas.
Fonte: Portal EFCJ e G1 Vale do Paraíba
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