domingo, 23 de junho de 2013

Protesto do MPL em Santos pacífico por pouco tempo. Depois disso, praça de guerra. LAMENTÁVEL


Na última quinta-feira (20/06) houve mais um protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) no Centro de Santos. O evento contou com mais de 10 mil pessoas e com a participação de membros do Sindicato dos Estivadores de Santos. O objetivo do movimento era protestar contra um possível aumento na passagem de ônibus municipal na qual Santos, a única cidade do litoral paulista não ter reajustado. No sistema intermunicipal gerenciado pela EMTU houve o reajuste e ai o MPL pede as autoridades a redução nas passagens.

Manifestantes reunidos na Praça dos Andradas, em Santos


Passeata indo em direção ao Terminal Valongo, em Santos



Manifestantes dentro do Terminal Valongo.


A passeata sai da Praça dos Andradas, em frente a Cadeia Velha e seguiram para o Terminal Valongo. Depois seguiram pela Av. Presidente Vargas e Martins Fontes. Tudo estava correndo bem até alguns vândalos encapuzados e camuflados se passando por manifestante a começarem a provocar uma onda de saques ao comercio local. O primeiro estabelecimento saqueado foi uma loja de conveniência anexa a um posto de combustível no Valongo. Na hora de ato criminoso um dos vândalos estava portando uma arma de fogo e disparou dois tiros para o alto e houve correria cercada de tumulto. Veja o vídeo abaixo:
 
 
 

O segundo ato de vandalismo foi mais a frente próximo ao Cemitério da Filosofia, no Saboó onde vândalos colocaram fogo em uma lixeira. Adiante no Conjunto Habitacional Athié Jorge Cury dois ônibus municipais da Viação Piracicabana foram apedrejados e vários manifestantes gritaram a frase “Sem violência” e “sem vandalismo”. Chegando a altura do conjunto habitacional ao lado do CT Meninos da Vila do Santos Futebol Clube alguns dos marginais ligados a favela do Pantanal pediram para a imprensa e demais manifestante a desligarem suas câmeras até a Policia Militar intervir no fato. Segue mais um vídeo:
 
 
 

Chegando a entrada de Santos houve mais confusão. Vândalos saquearam por volta de 20h05min o supermercado atacadista Assai e a padaria Alvorada. Na hora do tumulto apareceram a Rocam da Policia Militar para entrarem em confronto com esses marginais que estavam depredando e saqueando o estabelecimento.
 
 
Correria entre vândalos e a guarnição da Policia Militar na entrada de Santos
 


Momento em que vândalos apedrejam um estabelecimento e a Policia Militar colocam os
mesmos para correrem.

Por determinação do comando local da PM a passeata teve que retornar ao Centro de Santos. Chegando próximo ao Terminal Valongo, vândalos atacaram viaturas da Policia Militar e em seguida chegou a Tropa de Choque e o tumulto foi generalizado, muitas pessoas correndo e se refugiando em local seguro. Conforme noticiário de imprensa local ninguém se feriu e um suspeito foi detido por participar dos atos de vandalismo.
Estamos em um país democrático com livre liberdade de opinião e expressão. Temos que reivindicar nossos direitos com foco e objetivo de maneira coerente e formal. O Blog Conscientização não compactua com qualquer ato de violência e vandalismo na qual comprometa um bem particular ou um patrimônio publico. Afinal quem paga os prejuízos causados por esses baderneiros e anarquistas somos nós, o cidadão de bem, a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário