terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Visita na bela "Veneza Brasileira"


 
 
Av. Aurora no Centro de Recife. Paisagem que lembra Veneza na Itália
 
 
Hoje vamos falar de mais uma grande cidade brasileira na qual o Blog Conscientização rompeu fronteiras interestaduais e regionais. Dessa vez o passeio foi na região nordeste do Brasil. A cidade visitada foi Recife, turisticamente conhecida como a “Veneza Brasileira”. Esse termo referido a capital do estado de Pernambuco lembra a cidade de Veneza na Itália. A paisagem que dá destaque a cidade italiana fica situada na Rua da Aurora, no centro histórico do Recife. Com uma área de aproximadamente 217km2, está localizado às margens do oceano Atlântico, e possui uma população de 1 599 514 habitantes, Recife é a terceira cidade mais antiga do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Salvador.

 

Transporte coletivo na parte histórica

 
Atualmente o transporte coletivo de Recife e região metropolitana conta somente com ônibus e metrô. Antes contavam com bondes até 1959 e no ano seguinte foram substituídos pelos trólebus. O sistema de trólebus no Recife foi extinto em meados de 2001 sem motivo aparente nenhum que causasse o fim de seu funcionamento operacional.
 
 
Trólebus Marmon Herrington Westinghouse de fabricação amaericana adquirido nos anos
 1960. Foto: Sergio Martire.
 
Lá no Recife fui recebido pelos nossos amigos e entusiastas por trólebus e transporte eletrificado Junior José Martins e Leonardo Vicente. Durante o passeio do Blog Conscientização na capital pernambucana encontramos vestígios de rede aérea 12 anos após a sua extinção. Fomos à frente da garagem da antiga CTU (Companhia de Transporte Urbano) atualmente CTTU (Companhia de Transito e Transporte Urbano). A antiga garagem encontra-se em estado de abandono e ficam carros abandonados em apreensão de veículos feita pela autoridade de transito local. Lá vimos tirante e tubos nas quais sustentavam as curvas de acesso a garagem de trólebus e vimos também postes roliços onde eram sustentadas os tirantes da antiga rede de trólebus e nos postes tinham as abraçadeiras de sustentação dos tirantes da rede.
 
 
Tirante de sustentação da curva da rede aérea em frente a garagem da antiga CTU de Recife.



Abraçadeira no poste de sustentação da antiga rede aérea
 

Sistema atual

 
O sistema atual de transporte do Recife tem todos os tipos de problemas apontados em grandes metrópoles como São Paulo de Rio de Janeiro. Sofre com superlotação de passageiros e sem falar nos congestionamentos causados por excesso de veículos. O sistema viário de Recife encontra-se saturados e precisam de melhorias com urgência como abertura de novas vias, mas o espaço da cidade está limitado. O transporte metropolitano de passageiros encontra-se em fase de expansão. No primeiro semestre do ano que vem a região metropolitana do Recife contara com o novo sistema de transporte de media e alta capacidade como o BRT (Bus Rapid Transit) similares aos de Curitiba, no Paraná. No sistema BRT, os coletivos contarão com ônibus articulados, ar-condicionado não só nos veículos como também nas estações de embarque e desembarque de passageiros. Nas estações contarão com bilheterias e bloqueios. Isso melhorará a velocidade operacional dos veículos e essa novidade motivará a população deixar o seu carro em casa. O novo sistema de transporte atenderá toda a região metropolitana e também ao novo estádio Arena Pernambuco que será palco de jogos da Copa do Mundo 2014 situado no município de São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.
Para começar pegamos um ônibus da Linha 26 do SEI (Sistema Integrado) e fomos até a Estação Aeroporto do Ramal Sul e de lá pegamos o Metrô para seguir ao centro de Recife. Os trens estavam lotados, mesmo fora do horário de pico. Porém no dia seguinte pegamos novamente esse trem. Antes pegamos o ônibus da Linha 23 do SEI e descemos na Estação Aeroporto, o destino dessa vez foi a Camaragibe e ai enfrentamos uma super lotação nos trens com destino a essa localidade. Foi cada passageiro disputando um espaço para embarcar e muito empurra-empurra. Essa linha a Centro 1 foi lotada desde o inicio até o fim da linha 1 Centro. Finalmente chegamos em Camaragibe para encontrarmos nossos amigos novamente para conhecermos o Estádio Arena Pernambuco.
 
 
Estádio Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
 

No sistema ferroviário pouca coisa mudou, mas para melhorar o sistema ferroviário dependerá da reformulação do sistema de ônibus metropolitano na qual pode amenizar a superlotação dos trens daquela região.
 
 

Trem da fabricante CAF série 9000 na Estação Aeroporto da Linha Sul no Recife-PE




Estação Cajueiro Seco situada no município de Jaboatão dos Guararapes, final da linha
Sul e integração gratuita com o VLT para Cabo de Santo Agostinho.

O sistema de trens no Recife e região metropolitana são feitos por Metrô na qual é operada pela estatal CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). O sistema metroviário do Recife conta apenas com três ramais: Centro 1 Recife- Camaragibe, Centro 2 Recife- Jaboatão e Linha Sul Recife- Cajueiro Seco. Esses ramais são eletrificados e contam com composições com ar-condicionado. No trecho Recife/Cajueiro os trens são da fabricante CAF, idênticos aos trens da CPTM de São Paulo e as linhas Centro 1 e 2 são da fabricante Siemens -Santa Matilde fabricada nos anos 1980. Essas antigas composições foram reformadas há pouco tempo. Além das linhas citadas contam-se com trens a diesel do tipo VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) ligando o trecho Cajueiro Seco a Cabo de Santo Agostinho e Cajueiro Seco a Estação Curado na qual integra o ramal Centro 1.
 
Mapa da rede de Metrô do Recife.
 
 
No final da nossa expedição ao Recife conversei com o Junior e o Leonardo e falamos sobre o sistema de transporte nas grandes cidades brasileiras nas quais concluímos que precisam estar sempre buscando melhorias para atender bem a população nas quais merecem um transporte de qualidade e digno com uma tarifa mais acessível e também uma melhor qualidade de vida nas grandes cidades.
Depois disso nos despedimos e o Blog Conscientização agradece ao Junior José Martins e Leonardo Vicente por nos ter recebido lá no Recife.

 

TRANSPORTE: UM DIREITO DO CIDADÃO, UM DEVER DO ESTADO.
 
 
Para encerrarmos o ano em chave de ouro vejam abaixo a imagem do prédio da antiga EFCP (Estrada de Ferro Central de Pernambuco).
 
Prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central de Pernambuco.
 
 
 
 

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