Av. Aurora no Centro de Recife. Paisagem que lembra Veneza na Itália |
Hoje vamos falar de mais uma grande cidade
brasileira na qual o Blog Conscientização rompeu fronteiras interestaduais e
regionais. Dessa vez o passeio foi na região nordeste do Brasil. A cidade
visitada foi Recife, turisticamente conhecida como a “Veneza Brasileira”. Esse
termo referido a capital do estado de Pernambuco lembra a cidade de Veneza na
Itália. A paisagem que dá destaque a cidade italiana fica situada na Rua da
Aurora, no centro histórico do Recife. Com uma área de aproximadamente 217km2,
está localizado às margens do oceano Atlântico, e possui uma população de 1 599
514 habitantes, Recife é a terceira cidade mais antiga do Brasil, perdendo apenas
para o Rio de Janeiro e Salvador.
Transporte coletivo na parte histórica
Atualmente o transporte coletivo de Recife e
região metropolitana conta somente com ônibus e metrô. Antes contavam com
bondes até 1959 e no ano seguinte foram substituídos pelos trólebus. O sistema
de trólebus no Recife foi extinto em meados de 2001 sem motivo aparente nenhum
que causasse o fim de seu funcionamento operacional.
Trólebus Marmon Herrington Westinghouse de fabricação amaericana adquirido nos anos
1960. Foto: Sergio Martire.
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Lá no Recife fui recebido pelos nossos amigos
e entusiastas por trólebus e transporte eletrificado Junior José Martins e Leonardo
Vicente. Durante o passeio do Blog Conscientização na capital pernambucana
encontramos vestígios de rede aérea 12 anos após a sua extinção. Fomos à frente
da garagem da antiga CTU (Companhia de Transporte Urbano) atualmente CTTU
(Companhia de Transito e Transporte Urbano). A antiga garagem encontra-se em
estado de abandono e ficam carros abandonados em apreensão de veículos feita
pela autoridade de transito local. Lá vimos tirante e tubos nas quais
sustentavam as curvas de acesso a garagem de trólebus e vimos também postes
roliços onde eram sustentadas os tirantes da antiga rede de trólebus e nos
postes tinham as abraçadeiras de sustentação dos tirantes da rede.
Tirante de sustentação da curva da rede aérea em frente a garagem da antiga CTU de Recife. |
Abraçadeira no poste de sustentação da antiga rede aérea |
Sistema atual
O sistema atual de transporte do Recife tem
todos os tipos de problemas apontados em grandes metrópoles como São Paulo de
Rio de Janeiro. Sofre com superlotação de passageiros e sem falar nos
congestionamentos causados por excesso de veículos. O sistema viário de Recife
encontra-se saturados e precisam de melhorias com urgência como abertura de
novas vias, mas o espaço da cidade está limitado. O transporte metropolitano de
passageiros encontra-se em fase de expansão. No primeiro semestre do ano que
vem a região metropolitana do Recife contara com o novo sistema de transporte
de media e alta capacidade como o BRT (Bus Rapid Transit) similares aos de
Curitiba, no Paraná. No sistema BRT, os coletivos contarão com ônibus
articulados, ar-condicionado não só nos veículos como também nas estações de
embarque e desembarque de passageiros. Nas estações contarão com bilheterias e
bloqueios. Isso melhorará a velocidade operacional dos veículos e essa novidade
motivará a população deixar o seu carro em casa. O novo sistema de transporte
atenderá toda a região metropolitana e também ao novo estádio Arena Pernambuco
que será palco de jogos da Copa do Mundo 2014 situado no município de São
Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.
Para começar pegamos um ônibus da Linha 26 do
SEI (Sistema Integrado) e fomos até a Estação Aeroporto do Ramal Sul e de lá
pegamos o Metrô para seguir ao centro de Recife. Os trens estavam lotados,
mesmo fora do horário de pico. Porém no dia seguinte pegamos novamente esse
trem. Antes pegamos o ônibus da Linha 23 do SEI e descemos na Estação
Aeroporto, o destino dessa vez foi a Camaragibe e ai enfrentamos uma super
lotação nos trens com destino a essa localidade. Foi cada passageiro disputando
um espaço para embarcar e muito empurra-empurra. Essa linha a Centro 1 foi
lotada desde o inicio até o fim da linha 1 Centro. Finalmente chegamos em
Camaragibe para encontrarmos nossos amigos novamente para conhecermos o Estádio
Arena Pernambuco.
Estádio Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE |
No sistema ferroviário pouca coisa mudou, mas
para melhorar o sistema ferroviário dependerá da reformulação do sistema de
ônibus metropolitano na qual pode amenizar a superlotação dos trens daquela
região.
Trem da fabricante CAF série 9000 na Estação Aeroporto da Linha Sul no Recife-PE |
Estação Cajueiro Seco situada no município de Jaboatão dos Guararapes, final da linha
Sul e integração gratuita com o VLT para Cabo de Santo Agostinho.
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O sistema de trens no Recife e região
metropolitana são feitos por Metrô na qual é operada pela estatal CBTU
(Companhia Brasileira de Trens Urbanos). O sistema metroviário do Recife conta
apenas com três ramais: Centro 1 Recife- Camaragibe, Centro 2 Recife- Jaboatão
e Linha Sul Recife- Cajueiro Seco. Esses ramais são eletrificados e contam com
composições com ar-condicionado. No trecho Recife/Cajueiro os trens são da fabricante
CAF, idênticos aos trens da CPTM de São Paulo e as linhas Centro 1 e 2 são da
fabricante Siemens -Santa Matilde fabricada nos anos 1980. Essas antigas
composições foram reformadas há pouco tempo. Além das linhas citadas contam-se
com trens a diesel do tipo VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) ligando o trecho
Cajueiro Seco a Cabo de Santo Agostinho e Cajueiro Seco a Estação Curado na
qual integra o ramal Centro 1.
Mapa da rede de Metrô do Recife. |
No final da nossa expedição ao Recife conversei
com o Junior e o Leonardo e falamos sobre o sistema de transporte nas grandes
cidades brasileiras nas quais concluímos que precisam estar sempre buscando
melhorias para atender bem a população nas quais merecem um transporte de
qualidade e digno com uma tarifa mais acessível e também uma melhor qualidade
de vida nas grandes cidades.
Depois disso nos despedimos e o Blog
Conscientização agradece ao Junior José Martins e Leonardo Vicente por nos ter
recebido lá no Recife.
TRANSPORTE: UM DIREITO DO CIDADÃO, UM
DEVER DO ESTADO.
Para
encerrarmos o ano em chave de ouro vejam abaixo a imagem do prédio da antiga
EFCP (Estrada de Ferro Central de Pernambuco).
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