sábado, 25 de setembro de 2010

Inauguração do Bonde Italiano em Santos-SP

Inauguração oficial do Blog Conscientização


            A partir de hoje 24 de setembro de 2010 estou inaugurando oficialmente o meu blog que se chama "Conscientização". A finalidade desse blog é abordar todos os assuntos da Região Metropolitana da Baixada Santista e da Grande São Paulo dando destaque ao meio ambiente no transporte coletivo, bondes, trólebus, trens e todos os modais de transportes no estado de São Paulo e notícias do transporte coletivo no Brasil e no mundo e assuntos variados fora do contexto do transporte coletivo. Portanto com essa inauguração desejo a todos boas vindas aos meus seguidores.




Inauguração do Bonde Italiano em Santos-SP


           Para começar estreando o Blog Conscientização hoje vamos falar sobre o 10º aniversário da linha do bonde turístico no Centro Histórico de Santos que ocorreu ontém em 23 de setembro de 2010 na antiga Estação do Valongo na região central da cidade. O presente dos 10 anos de bonde turístico foi a entrega de mais um exemplar para compor a frota de bonde turístico na cidade. Foi entregue o bonde italiano fabricado pela Fiat em 1958 vindo de Turim, na Itália. O mesmo chegou em fevereiro de 2009 descarregado no Terminal da Rodrimar no Porto de Santos na altura do cais do Saboó trazido pelo navio MSC Carolina que pertence a agência marítima MSC. Levou 1 ano e 7 meses para a conclusão dos trabalhos de reforma do bonde.
 
Bonde italiano no pátio da Rodrimar, no Porto de Santos

Os exemplares foram doados à nossa cidade pelo GTT (Gruppo Torinese de Transporti), por meio de um contrato de cooperação firmado com a Prefeitura de Santos.
Os custos alfandegários e de transporte terrestre na Itália e no Brasil foram cobertos pela Rodrimar, e a MSC providenciou o transporte marítimo.
Eles foram embarcados e desmontados,  em Livorno, em cinco contêineres.
Os veículos  enriquecerão o acervo santista de Bondes.



            No evento contaram com diversas autoridade no ato da solenidade com a presença do prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa, a secretária de turismo Wânia Seixas, o presidente da CET Rogério Crantschaninov e outras. O evento teve inicio às 17:00 e teve a apresentação do grupo musical Volare cantando canções italianas.
            No Dia do Bonde Turístico, data instituída pela lei municipal 2.551/2008, o passeio será gratuito, como prevê o decreto 5.684, publicado na edição de ontem. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


Grupo musical Volare

           Logo depois da apresentação do grupo teve a solenidade marcando oficialmente a inauguração do bonde italiano como presente para a linha turística de Santos e no momento da solenidade a prefeitura assina um convênio de comodato com a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) para a doação do bonde escocês que se encontra no Memorial do Imigrante em São Paulo. Antes esse bonde pertencia a Santos e foi para lá em 1973, dois anos depois da desativação do sistema regular de bondes em Santos.


Prefeito Papa assinando o convênio com o presidente da
ABPF Carlos Alberto Rollo.

          
Momento exato da entrega do equipamento turístico.


            Depois da inauguração teve o passeio inaugural de bonde e em seguida os convidados comeram um bolo com a decoração do bonde turístico.


Bolo de aniversário dos 10 anos de bonde em Santos.


            Vejam imagens do novo bonde turístico vindo da Itália já reformado:


Bonde italiano já reformado.

Bonde italiano pronto para servir a linha turística.

Lateral do bonde italiano.


Agora por outro ângulo.  Na foto o presidente do Instituto
Histórico e Geográfico de Santos Paulo Gonzalez.

Por hoje é só. Em breve mais notícias e história sobre todos os assuntos em geral.

3 comentários:

  1. Parabéns pela ideia e pelas fotos! Espero que sempre hajam boas novas para os nossos bondes e trólebus de Santos, do Brasil e do Mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Emilio, a postagem do meu novo blog ficou muito boa, em breve vou divulgar mais assunto do dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz ao procurar bolos em Santos e deparar com este que fiz para os 10 anos do Bonde, obrigado.

    ResponderExcluir