terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010

Passados 48 horas depois do final da votação em 3 de outubro houve muitas novidades, sejam boas ou ruins. Aqui em especial na RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista houve uma baixa de representantes na política, tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Tudo isso porque a população anda cada dia mais desacreditada e decepcionada com a política do Brasil cercada de vários escândalos de corrupção que mancham até a imagem do Brasil no exterior. Por tudo isso a população resolve protestar sua revolta e indignação para votarem em celebridades que começaram a entrar para a política. O destaque foi à eleição do Tiririca o deputado mais votado do Brasil por São Paulo com 1.353.820 (6,35%), que superou até o Deputado Paulo Maluf, mas não superou o Enéas Carneiro o mais votado do estado. Essa eleição repercutiu tanto no Brasil quanto nos países do Mercosul.
Aqui na Baixada Santista o Tiririca foi o mais votado no Guarujá com 15.757 (11,16%), depois em Cubatão com 9.155 (13,63%), Praia Grande com 8.787 (7,72%), e em Mongaguá com 1.971 (9,19%). Nos demais municípios da RMBS ficou em 2º lugar.




Deputados Federais da RMBS


Agora falando em deputados federais da nossa região o único que conseguiu se reeleger foi o Deputado Márcio França de São Vicente com 172.005 (0,81%) em 18º lugar na classificação geral e 4º na Coligação “Preste atenção por São Paulo” pelo PSB/PSL conforme dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O 1º lugar somente ocorreu em Santos, São Vicente, Itanhaém e Peruíbe. Nas demais cidades em 2º lugar e em Bertioga ocupou a 4ª colocação. O mais votado nesse município foi Valdemar Costa Neto que é de Mogi das Cruzes, região do Alto do Tietê na RMSP- Região Metropolitana de São Paulo.
Em relação ao Deputado Federal Beto Mansur teve sua candidatura impugnada pelo TSE com base na lei da Ficha Limpa. Cabe recurso, mas mesmo que ganhe ficará na 2ª suplência porque obteve mais de 64.000 votos aqui na região. Ficou apenas atrás da Deputada eleita Aline Correa que teve mais de 75.000 votos e corre o risco de ser a 1ª suplente caso o Deputado da sua coligação Paulo Maluf ganhar o recurso no TSE na qual teve sua candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Maluf obteve mais de 493.000 votos e foi o 3º mais votado do Brasil.




Deputados Estaduais da RMBS


Aqui na nossa região a situação foi mais drástica. Antes das eleições desse ano tínhamos 6 deputados estaduais. Com o pleito foi reduzido para 3. A única novidade foi à eleição da Vereadora de Santos, Telma de Souza que se elegeu Deputada Estadual com 90.361 (0,43%) a segunda mais votada em Santos perdendo apenas para o Deputado reeleito Paulo Alexandre Barbosa.
Poderíamos ter o 4º deputado estadual representando a região que no caso é o Deputado Luciano Batista de São Vicente que teve a sua candidatura impugnada com base na lei da Ficha Limpa. Aguarda recurso do TSE.
O destaque dessa eleição para deputado estadual foi o peso da juventude no Estado de São Paulo e em especial aqui na Baixada Santista. O deputado mais votado no estado foi Bruno Covas que obteve uma votação histórica com 239.150 (1,13%) em 1º lugar seguido depois pelo Deputado Estadual reeleito Paulo Alexandre Barbosa com 215.061 (1,01%). Aqui em Santos, Paulo Alexandre obteve o 1º lugar com 59.997 (25,59%) seguido da Vereadora Telma de Souza com 41.063 (17,52%) e pelo Bruno Covas com 19.907 (8,49%). Nas demais cidades da região Paulo Alexandre obteve em primeiro lugar com exceção a Bertioga e Peruíbe que obteve a 2ª colocação.


Da esquerda para direita: Deputados estaduais reeleitos Paulo
Alexandre Barbosa e Bruno Covas. Telma de Sousa volta a ser
deputada estadual depois de 22 anos. Foto: Jornal A Tribuna.


 A juventude vem ganhando muito espaço no cenário político aqui da região. Isso é o que todos nós notamos como o jovem quer fazer parte da política demonstrando idéias inovadoras seguidas de seu empreendedorismo como se destaca o Deputado Paulo Alexandre Barbosa por todos os recursos que destinou aqui para Santos e região e até serve como referência e espelho para o incentivo de jovens a fazerem parte da política que tanto esse país precisa. E foi esse segredo que fez o Paulo Alexandre ser o 2º mais votado em todo o Estado e em especial 1º aqui em Santos por se mostrar um político comprometido com o futuro região  buscando novas idéias para um desenvolvimento sustentável e econômico, trazendo mais recursos para o ensino tecnológico e superior para todos buscarem melhores colocações no mercado de trabalho.
A população pouco se interessa ou não se interessa pela política da nossa região e é por isso que não tem como cobrar depois o político que o elegeu devido o mesmo não ser das nossas cidades e por causa disso agrava a baixa representatividade política na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados assim dificultando a chegada de recursos destinados e impedindo a evolução do progresso na região. Nas próximas eleições daqui a 4 anos vamos votar consciente e priorizar os interesses de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista, esse é o recado do blog “Conscientização”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário