sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OFICIAL: Sai o edital do SIM-RMBS/VLT

            Agora é pra valer! Saiu hoje o edital de licitação para a exploração dos serviços do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) aqui na Região Metropolitana da Baixada Santista.


Veja detalhes divulgados no D.O.E. e EMTU:


Objeto: Concessão Patrocinada para a exploração do SISTEMA METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA – SIM DA RMBS, consubstanciado na operação, ampliação, conservação e manutenção dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por veículos de baixa e média capacidade, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na modalidade regular, compreendendo os Municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos.
Sessão Pública: 20/12/2010 - 10h30.

AVISO DE LICITAÇÃO
Encontra-se aberta a licitação acima, na modalidade Concorrência, de âmbito internacional, do tipo menor CONTRAPRESTAÇÃO pecuniária a ser paga pelo PODER CONCEDENTE. O Edital de Licitação estará disponível para consulta ou aquisição, a partir do dia 03/11/2010, na Rua 15 de Novembro, 244 – 5°andar – Centro – São Paulo – SP, no Departamento de Compras e Contratos, tels.: 3113-4775 e 3113-4771, das 9h00 às 16h30. O custo de aquisição será de R$ 10,00 em CD ROM. A entrega dos envelopes nºs 01 (Proposta Econômica), 02 (Metodologia de Execução) e 03 (Documentos de Habilitação) dar-se-á no Auditório da EMTU/SP, na Rua Joaquim Casemiro, 290, Planalto, SBC/SP, no dia 20/12/2010 das 9h30 às 10h30. A SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DOS ENVELOPES REALIZAR-SE-Á NO MESMO LOCAL E DATA, IMPRETERIVELMENTE, ÀS 10H30.
O edital encontra-se disponível para consulta nos sítios www.emtu.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br.
PUBLICADO NO D.O.E. - CADERNO EMPRESARIAL EM 29/10/2010.




Cruzamento das Avenidas General Francisco Glicério com a Conselheiro
Nébias. Note que no lugar da ciclovia passará o VLT.
Foto: Panorâmio Google.

          
             Depois de 13 anos de espera acredito que até o final do ano se tudo der certo conheçamos o vencedor dessa licitação e que 2011 comece com uma nova cara ao transporte coletivo aqui em Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista e esperamos que a população se conscientize e deixe o seu carro em casa para apreciar esse novo investimento no transporte público assim contribuindo para uma melhor qualidade de vida e o meio ambiente agradece.






segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Encontro entre Comunitários

Ontem dia 24/10/2010 foi promovido mais um encontro entre comunitários e admiradores dos trólebus e bondes de Santos promovidos pela Comunidade Amigo dos Trólebus e Bondes do Emilio Pechini. Aproveitamos esse momento para trocarmos idéias sobre os bondes, trólebus e o futuro VLT daqui de Santos e a radiografia do transporte público da RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista). Compareceram ao encontro Eu (Werter), Emilio e Fábio Matos.
Vejam algumas imagens do evento:


Bonde do Porto na linha turística de Santos com o reboque.

Bonde do Porto na linha turística de Santos com o reboque, agora
de outro ângulo.

No encontro fiz dois vídeos sobre a passagem do bonde no AMV (Aparelho de Mudança de Via) que é um auxiliador de manobras ferroviárias em que o motorneiro ou cobrador possa optar em seguir direto ou se deslocar à direita ou à esquerda através de uma ferramenta em que muda a posição do AMV. A rede aérea precisa de reparo na chave em que passa o pantógrafo (alavanca) do bonde. Devido a posição na chave da rede aérea quando o bonde passa no AMV a chave da rede aérea não está colocada na posição correta, ou seja quando o bonde vira a esquerda, o pantógrafo segue direto e ai o cobrador tem que descer do bonde para arrumar o pantógrafo.
Vejam os videos:











quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Governo do Estado divulga entre sábado e segunda-feira o edital de licitação do VLT

Finalmente depois de 13 anos de espera o Governo do Estado anuncia neste final de semana ou até segunda-feira (18/10/2010) a abertura do edital de licitação para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará na 1ª etapa os municípios de Santos e São Vicente. O trajeto será de 11 km de extensão ligando o Terminal da Esplanada dos Barreiros em São Vicente até o Terminal Porto em Santos com capacidade para transportar 150 mil passageiros por dia (VLT, sistemas de ônibus metropolitano e municipal); 59 mil/dia (somente VLT) composto a uma frota de 14 VLT’s de 42 metros (cerca de 350 passageiros/veículo).
O vencedor da licitação terá de substituir a frota atual de ônibus intermunicipais que são compostas por 352 ônibus e remodelar as linhas metropolitanas assim havendo supressão das linhas e algumas serão seccionadas para compartilhar as configurações do SIM (Sistema Integrado Metropolitano).
Estima-se que até o final do ano conheçamos o vencedor do processo licitatório e a assinatura do contrato que executará as obras do VLT e a previsão de inicio das obras ocorrerá no primeiro trimestre de 2011 e a operação do sistema ocorrerá em 2013.



Imagem ilustrativa de como será o VLT aqui na Baixada Santista
após a implantação.

Agora sim que a RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista) começa a virar região metropolitana na prática. Esperamos muito por esse momento e espero que esse projeto não só beneficie a população das cidades de Santos e São Vicente como também melhorem na sua mobilidade física, seja de casa para o trabalho, do trabalho para faculdade e ou vice-versa. Também espero que o santista se conscientize com esse benefício deixando o seu carro em casa e de desloque para o trabalho com um transporte moderno e eficiente.




Sistema municipal de Santos-CET


Atualmente a cidade de Santos conta com mais de 500 mil veículos nas ruas, ou seja, dois para cada habitante. A cidade não tem mais como expandir a sua malha viária devido a esse excesso de veículos em um território com apenas 39,4 km2 que compreendem a área insular de Santos. O transporte coletivo municipal nesses últimos 12 anos vem sofrendo quedas acentuadas devido à baixa demanda de usuários no transporte público devido à concorrência indireta dos automóveis impactados pela redução em seus impostos como o Imposto sobre Produto Industrializado - IPI e a facilidade no financiamento dos veículos. Os empresários do setor de transporte vêm sofrendo dificuldades em manter a manutenção atual da frota de ônibus devido a vários fatores como combustível, pneu e peças de reposição dos coletivos devido ao seu custo operacional influenciando no reajuste da passagem municipal. A saída que a permissionária da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET de Santos, a Viação Piracicabana buscou foi investir no sistema de cobrança eletrônica de passagens, mas para levar essa situação em pratica, gradativamente teve que reduzir seus custos com a retirada de seus cobradores de ônibus.
Se antes as viagens nos ônibus municipais e também nos intermunicipais eram rápidas, com a retirada dos cobradores as viagens se tornaram muito demoradas. Os motoristas além de dirigir transportando passageiros, também cobram passagem fazendo a dupla função que é dirigir e cobrar passagem ao mesmo tempo, contribuindo para o caos no trânsito e afastando mais a população a usar o transporte público municipal com os quais são ônibus pequenos, sem conforto e condições totais de insegurança sujeitos a acontecerem acidentes de grandes proporções.
Em Santos existem muitas linhas de ônibus municipais com itinerários ultrapassados e saturados. Essas linhas têm mais de 40 anos de existência originárias a época dos bondes que foram extintos em 1971. Algumas vias santistas chegam até passar quase todas as linhas de ônibus incluindo as municipais e intermunicipais. Se por exemplo Santos atualmente conta com 40 linhas municipais gerenciadas pela CET-Santos e 36 intermunicipais gerenciadas pela EMTU passando por Santos e demais cidades da RMBS em determinadas vias chegam a ter quase ¾, ou seja, mais da metade da quantidade de linhas municipais e as linhas intermunicipais chegam a atingir quase 50% ou equivalente a 16 linhas. Não existe a necessidade de ter 40 linhas nessa via tanto municipais quanto intermunicipais sendo que essa quantidade e a mesma do sistema municipal santista.
Para isso acontecer sugiro que em Santos seja reduzido em ¾ às linhas municipais de ônibus passando de 41 para 30. Nos principais corredores como as Avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias fossem operados por linhas troncais para melhor fluidez no trânsito e itinerários rápidos. E todas as linhas municipais seriam integradas ao Sistema Integrado Metropolitano.
E aproveitando a chegada do VLT que é um veículo elétrico sobre trilhos, silencioso, confortável e não poluente poderia também ser incorporado no sistema municipal uma possível expansão no sistema de trólebus que também é um veículo elétrico e atende as mesmas características do VLT, mas sobre pneus.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010

Passados 48 horas depois do final da votação em 3 de outubro houve muitas novidades, sejam boas ou ruins. Aqui em especial na RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista houve uma baixa de representantes na política, tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Tudo isso porque a população anda cada dia mais desacreditada e decepcionada com a política do Brasil cercada de vários escândalos de corrupção que mancham até a imagem do Brasil no exterior. Por tudo isso a população resolve protestar sua revolta e indignação para votarem em celebridades que começaram a entrar para a política. O destaque foi à eleição do Tiririca o deputado mais votado do Brasil por São Paulo com 1.353.820 (6,35%), que superou até o Deputado Paulo Maluf, mas não superou o Enéas Carneiro o mais votado do estado. Essa eleição repercutiu tanto no Brasil quanto nos países do Mercosul.
Aqui na Baixada Santista o Tiririca foi o mais votado no Guarujá com 15.757 (11,16%), depois em Cubatão com 9.155 (13,63%), Praia Grande com 8.787 (7,72%), e em Mongaguá com 1.971 (9,19%). Nos demais municípios da RMBS ficou em 2º lugar.




Deputados Federais da RMBS


Agora falando em deputados federais da nossa região o único que conseguiu se reeleger foi o Deputado Márcio França de São Vicente com 172.005 (0,81%) em 18º lugar na classificação geral e 4º na Coligação “Preste atenção por São Paulo” pelo PSB/PSL conforme dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O 1º lugar somente ocorreu em Santos, São Vicente, Itanhaém e Peruíbe. Nas demais cidades em 2º lugar e em Bertioga ocupou a 4ª colocação. O mais votado nesse município foi Valdemar Costa Neto que é de Mogi das Cruzes, região do Alto do Tietê na RMSP- Região Metropolitana de São Paulo.
Em relação ao Deputado Federal Beto Mansur teve sua candidatura impugnada pelo TSE com base na lei da Ficha Limpa. Cabe recurso, mas mesmo que ganhe ficará na 2ª suplência porque obteve mais de 64.000 votos aqui na região. Ficou apenas atrás da Deputada eleita Aline Correa que teve mais de 75.000 votos e corre o risco de ser a 1ª suplente caso o Deputado da sua coligação Paulo Maluf ganhar o recurso no TSE na qual teve sua candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Maluf obteve mais de 493.000 votos e foi o 3º mais votado do Brasil.




Deputados Estaduais da RMBS


Aqui na nossa região a situação foi mais drástica. Antes das eleições desse ano tínhamos 6 deputados estaduais. Com o pleito foi reduzido para 3. A única novidade foi à eleição da Vereadora de Santos, Telma de Souza que se elegeu Deputada Estadual com 90.361 (0,43%) a segunda mais votada em Santos perdendo apenas para o Deputado reeleito Paulo Alexandre Barbosa.
Poderíamos ter o 4º deputado estadual representando a região que no caso é o Deputado Luciano Batista de São Vicente que teve a sua candidatura impugnada com base na lei da Ficha Limpa. Aguarda recurso do TSE.
O destaque dessa eleição para deputado estadual foi o peso da juventude no Estado de São Paulo e em especial aqui na Baixada Santista. O deputado mais votado no estado foi Bruno Covas que obteve uma votação histórica com 239.150 (1,13%) em 1º lugar seguido depois pelo Deputado Estadual reeleito Paulo Alexandre Barbosa com 215.061 (1,01%). Aqui em Santos, Paulo Alexandre obteve o 1º lugar com 59.997 (25,59%) seguido da Vereadora Telma de Souza com 41.063 (17,52%) e pelo Bruno Covas com 19.907 (8,49%). Nas demais cidades da região Paulo Alexandre obteve em primeiro lugar com exceção a Bertioga e Peruíbe que obteve a 2ª colocação.


Da esquerda para direita: Deputados estaduais reeleitos Paulo
Alexandre Barbosa e Bruno Covas. Telma de Sousa volta a ser
deputada estadual depois de 22 anos. Foto: Jornal A Tribuna.


 A juventude vem ganhando muito espaço no cenário político aqui da região. Isso é o que todos nós notamos como o jovem quer fazer parte da política demonstrando idéias inovadoras seguidas de seu empreendedorismo como se destaca o Deputado Paulo Alexandre Barbosa por todos os recursos que destinou aqui para Santos e região e até serve como referência e espelho para o incentivo de jovens a fazerem parte da política que tanto esse país precisa. E foi esse segredo que fez o Paulo Alexandre ser o 2º mais votado em todo o Estado e em especial 1º aqui em Santos por se mostrar um político comprometido com o futuro região  buscando novas idéias para um desenvolvimento sustentável e econômico, trazendo mais recursos para o ensino tecnológico e superior para todos buscarem melhores colocações no mercado de trabalho.
A população pouco se interessa ou não se interessa pela política da nossa região e é por isso que não tem como cobrar depois o político que o elegeu devido o mesmo não ser das nossas cidades e por causa disso agrava a baixa representatividade política na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados assim dificultando a chegada de recursos destinados e impedindo a evolução do progresso na região. Nas próximas eleições daqui a 4 anos vamos votar consciente e priorizar os interesses de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista, esse é o recado do blog “Conscientização”.