quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parabéns Santos

Hoje a maior cidade do litoral de São Paulo está completando mais um ano de vida: Santos. Situada a 70 km da maior cidade do Brasil, São Paulo, essa cidade está passando por muitas transformações e novas fases e para melhor, o futuro aqui em Santos já começou.
Existem muitos empreendimentos para serem lançados tudo impactado pela descoberta do pré-sal na Bacia de Santos pela Petrobras entre eles a construção das torres da Petrobras no bairro do Valongo na região central, o Museu Pelé entre outros.
No turismo do Centro Histórico já alcançamos 5 km do bonde turístico que transporta por dia mais de 3 mil pessoas por dia e também aguardamos um projeto para a implantação da linha turística de trólebus que é um ônibus elétrico não poluente e esse tipo de veículo substituiu os bondes nas grandes cidades brasileiras. A nível de Brasil, Santos é a única cidade brasileira a contar com bondes e trólebus. A cidade de São Paulo somente conta com trólebus e o Rio de Janeiro somente com o bonde.



História


A Tribuna

Por volta de 465 anos atrás, não se sabe ao certo o ano exato por falta de registros (provavelmente entre o final de 1545 e começo de 1546), tinha início a história oficial de Santos. Foi nesse período, que o fidalgo português Braz Cubas fundou a Vila do Porto de Santos, que depois passou a se chamar apenas Vila de Santos, no território batizado pelos índios de Enguaguaçu (enseada maior).
A povoação da área teve início anos antes, após 1532, a partir do Outeiro de Santa Catarina. Entre as hipóteses mais aceitas para a origem do nome da vila é que ele derive do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, cujo primeiro prédio começou a ser construído em 1542, na atual região central.
Santos permaneceu na condição de vila até 26 de janeiro de 1839, quando foi transformada em cidade graças à influência de José Bonifácio, o Patriarca da Independência. Por causa dele, a Assembléia Provincial (hoje Assembléia Estadual) aprovou uma lei que elevava a Vila de Santos à cidade, assinada pelo presidente da Província de São Paulo, Venâncio José Lisboa, em 26 de janeiro.




Slogan comemorativo dos 465 anos da cidade de Santos.

            Encontro comunitário


            Hoje foi realizado o 1º encontro comunitário do Movimento Conscientização do Trólebus (afiliado ao Defesa do Trólebus de SP) no Centro Histórico de Santos. Nesse encontro unimos idéia e fizemos um raio-X da qualidade do transporte coletivo municipal e metropolitano. No encontro compareceram José Marquês, Fabio Matos, Wellington Puppi e Werter de Jesus.



Da esquerda pra direita: Wellington, Fábio e Marquês.

Da esquerda pra direita: Werter, Wellington e Marquês.


              Para Santos desejamos o nosso parabéns, muitas felicidades, progresso, desenvolvimento e sustentabilidade a essa cidade que tem muita história e natureza e que continue crescendo bastante.


                São os votos do Movimento Conscientização do Trólebus e da ONG Respira São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário