segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo do Estado pretende reativar o transporte ferroviário de passageiros entre Santos e São Paulo

O ano de 2011 começa com uma boa notícia para os moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista. Depois da liminar imposta pela Viação Piracicabana para inviabilizar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) ainda continua recorrendo da decisão judicial surge uma novidade no transporte metropolitano.  
O Governo do Estado pretende reativar a linha ferroviária de Santos a São Paulo para o transporte de passageiros. Esse foi um dos últimos compromissos na gestão do ex-governador Alberto Goldman e um dos últimos atos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos.
A licitação para realizar estudos de viabilidade técnica, definir o traçado e elaborar o projeto funcional foi lançada no último dia 31. O edital estará disponível às empresas interessadas a partir desta segunda-feira.
Assim, São Paulo pretende concretizar um grande sonho para os moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo que é ter uma opção a mais no modal de transporte de passageiros, seja em caráter turístico e regular.
A previsão desse projeto é estar concluída em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil e o Estado pretende construir outros trajetos ligando o planalto ao litoral.

 

Locomotiva elétrica da série 7000 da CPTM em na Linha 9 Esmeralda
em São Paulo. Foto: Diego Silva
 
A linha atual é administrada pela MRS Logística e possui um movimento constante de cargas com direção ao Porto de Santos, o que inviabiliza o aproveitamento da mesma para o transporte de passageiros.


Vagão de trem de carga no Porto de Santos.
Foto: Jornal A Tribuna.


 Essa notícia já foi comentada há um tempo atrás na Rádio Eldorado de São Paulo AM 700khz falando sobre esse trajeto na qual a ligação em Santos partiria próxima a antiga Estação do Valongo até a recém-inaugurada Estação Tamanduateí da Linha 10 da CPTM, assim o passageiro pode integrar para a Estação da Luz, na Linha 10 e também para a Linha 2 Verde do Metrô.

Você visitante do meu blog pode acompanhar também por esse link da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) do estado de São Paulo:


2 comentários:

  1. Só um detalhe: a foto desse CAF 7000 da CPTM é de minha autoria! Seja lá quem for esse Douglas SP, ele deve ter copiado do meu blog, onde essa foto estava disponível como capa. Peço gentilmente que corrija os créditos dessa foto.

    Diego Silva
    Blog CPTM em Foco (www.diego1742.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Acho que o governo poderia usar o trecho parelheiros itanhaem para construir uma nova via prolangando a linha 7 celeste da cptm

    ResponderExcluir