quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Trólebus e Bondes de Santos: a dupla perfeita em um só amor

O ano que passou não teve muitas surpresas em relação a esses dois tipos de veículos que são ecologicamente corretos e agradáveis ao meio ambiente e aos seus passageiros: trólebus e bondes. Mas no caso do bonde teve algumas novidades como a inauguração do bonde italiano de Turim que ocorreu no dia do aniversário da linha turística do bonde em 23 de setembro e oficialmente instituído conforme decreto municipal como o “Dia do Bonde” e a entrega do PIT (Ponto de Informação Turística) na estação de embarque Buck Jones na última terça-feira 21 de dezembro.



Variedades de imagens que marcaram o 10º aniverário da linha
turística de bonde em Santos. Foto: Muito Bem.TV.

Bonde italiano de Turim fabricado pela FIAT no Centro Histórico de
Santos.

Agora se referindo ao trólebus nada mudou por enquanto. Os 6 trólebus Mafersa ano 1988 que faz o itinerário da Linha 20 em Santos ainda continuam firme e forte, mas sem previsão para aposentar. Espero que um dia quando se aposentar seja por uma boa causa. O que todo “trólebusófilo” espera é que os veículos Mafersa sejam aposentados da operação comercial para serem destinados ao projeto da futura linha turística de trólebus e em seu lugar venham novos trólebus mais modernos, confortáveis e silenciosos.
Ao menos esse ano que passou o sistema trólebus de Santos foi bem lembrado pela imprensa local. No dia 12 de agosto foram comemorados 47 anos de operação do sistema trólebus na cidade de Santos. Houve uma matéria divulgada pela TV Tribuna (afiliada Rede Globo Baixada Santista e Vale do Ribeira) dentro do Jornal da Tribuna 1ª edição (jornal local similar ao SPTV da TV Globo SP e demais telejornais de transmissão regional). Nesse dia foi muito marcante aos seus admiradores de trólebus que acredito agora que esses veículos que fizeram história em Santos futuramente sejam lembrados e faltam pouco menos de 3 anos para chegar ao seu cinqüentenário.


Trólebus Mafersa ano 1988 em Santos.

Variedades de imagens do trólebus em Santos. No centro da foto
uma imagem do trólebus italiano FIAT, o primeiro a inaugurar o
sistema santista. Foto: Muito Bem. TV.

A ONG Respira SP em parceria com os movimentos Defesa do Trólebus e Conscientização do Trólebus lutam em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos para que as nossas autoridades instituam o “Dia do Trólebus” no dia 12 de agosto, data na qual foi inaugurado à operação do sistema e esperamos que o Ministério Público em 2011, decrete o tombamento do sistema trólebus na cidade na qual essa ação foi ingressada pelo historiador Waldir Rueda.
Trólebus e bondes de Santos é uma dupla perfeita em um só amor na qual enche no peito, orgulha e entusiasma todo santista e aos seus admiradores em todo o Brasil e no mundo por ser a única cidade brasileira a contar com esses dois tipos de veículos e até um grande exemplo ambiental e de sustentabilidade a nossa população e as futuras gerações. São Paulo conta somente com trólebus. Rio de Janeiro somente bondes. “É o passado e futuro caminhando lado a lado e sem passado não há futuro”.
Revejam imagens sobre a matéria dos 47 anos de trólebus em Santos.




Esses são os votos de um excelente e abençoado “Feliz Ano Novo” com muita paz, bênçãos de Deus, sucessos e realizações para 2011 e que tenham muitos trólebus e bondes para o ano que ta chegando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário