quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento no Centro Histórico de Santos comemora a marca de 1.000.000 de passageiros no Bonde Turístico

Em uma manhã de sábado (7/5/2011) com céu nublado foi comemorada a marca de 1.000.000 de passageiros que utilizam a linha de bonde turístico no Centro de Santos. O evento contou com mais de 10.000 pessoas, entre autoridades, historiadores, representantes de movimentos ligados a história e melhoria do transporte e também contaram com a apresentação da Banda Santista de Repertório e do Grupo Toledo e Regional e presença de atores com roupas de época, integrantes do projeto Vovô Sabe Tudo e guias de turismo.


Painél publicitário informando a marca de 1.000.000
de passageiros na Linha Turistica

Entre esses representantes dá se destaque a ONG Movimento Respira São Paulo na qual é defensora do transporte coletivo ambiental. Dos integrantes presentes esteve Norberto Pollak, diretor do Movimento, Airton Camargo, engenheiro da CPTM, Werter de Jesus e Wellington Puppi, ambos suplentes e representantes da ONG na Região Metropolitana da Baixada Santista. Esteve presente também o Presidente da ABPF (Associação Brasileira da Preservação Ferroviária), Carlos Alberto Rollo e o historiador Waldemar Corrêa Stiel, autor dos livros ‘História do transporte coletivo em São Paulo’ e ‘História do transporte urbano no Brasil’.


Prefeito de Santos discursando sobre o marco do evento e demais
autoridades e representante da ONG Respira São Paulo

Em entrevista com a repórter da TV Record Santos, Sandra Fonseca e imagens feitas pelo cinegrafista Sergio Martins, Waldemar relata que "a história dos bondes foi preservada e deveria voltar a existir o sistema de bondes. Aqui em Santos é viável o sistema para que trafegue em vias segregaveis e teriam preferencia nos cruzamentos como existia na avenida da praia"

Waldemar Corrêa Stiel em entrevista com a repórter Sandra Fonseca
da TV Record-Santos

A comemoração deu-se destaque a exposição de toda frota ativa dos bondes santista inclusive a volta do bonde 38 que estava no Memorial do Imigrante em São Paulo que pertencia à antiga frota de Santos que foi doada pela ABPF (Associação Brasileira da Preservação Ferroviária). Por enquanto esse bonde funcionará como reboque com capacidade de 42 lugares e mais pra frente terá sua tração elétrica recuperada, afirmando o engenheiro da CET que cuida do restauro do bonde, Marcos Rogério do Nascimento, em entrevista ao Diário Oficial de Santos. Outro presente que a linha turística ganhou no evento foi à doação de um bonde que estava em Votorantim, no interior de São Paulo, doado pela AMPTC (Associação e Memória Pública do Transporte Coletivo).


Bonde 38 recém reformado e entregue como reboque para a linha
turística. Futuramente terá a tração elétrica.

Bonde de madeira recém adquirido de Votorantim-SP

Uma novidade anunciada pelo Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa foi que o bonde 3265 originário de Turim, Itália será transformado em um bonde temático retratando a história do café na qual serviu de importância no corredor de exportação no século XIX passando pelo Porto de Santos. Esse projeto será feito em parceria com o Museu do Café de Santos na qual prevê a ambientação do veículo com imagens do produto tipo exportação, além de servir cafezinho e exalar seu aroma pelo Centro.
Vejam algumas imagens do evento e aos frequentadores do Blog Conscientização peço desculpas pelo atraso na divulgação por problemas técnicos. Divirtam-se.


Bonde 38

Bonde italiano seguido pelo bonde do Porto e o reboque do bonde 38

Membros da ONG Respira SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário