sábado, 19 de novembro de 2011

Passeio pela Linha 12 Safira da CPTM

O Blog Conscientização esteve no último final de semana passado fazendo mais um passeio pelas linhas de trens metropolitanos da CPTM na Região Metropolitana de São Paulo. O roteiro escolhido foi a Linha 12 Safira que interliga o Brás à Calmon Viana , em Poá.
A Linha 12 não tinham muitas surpresas em relação a parte operacional de o estado de conservação dos vagões. Uma parte do efetivo dessa linha já contava com as composições da série 7000 CAF que é um trem muito moderno com instalações sofisticadas e ar-condicionado na qual resulta em ser um trem digno de passageiro, precisa melhorar, óbvio. Antes de embarcar na Linha 12, lá na Estação Brás presenciei por imagens em video feita por mim um comboio de trem de carga da MRS Logistica passando na Estação com bobinas de aço descendo provavelmente para Usiminas em Cubatão.



Embarquei em um trem antigo da série 1401 na qual era um trem provavelmente herdado da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.). Estima-se que o trajeto dura aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Era um final de semana e a Linha aparentava ser tranqüila devido a passar por bairros muitos populosos e com muitos aglomerados urbanos como a Penha e Ermelino Matarazzo, mas também no caminho tem a Estação USP-Zona Leste na qual concentra uma universidade com o mesmo nome da Estação e mais para frente terminando o território paulistano as Estações de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Jardim Romano nos quais concentram outros conglomerados de bairros. Vale ressaltar que a Estação Jardim Romano é a ultima estação dentro da cidade de São Paulo.

Trem da série 1401 estacionado na Estação Brás

Estação Brás, ao fundo o pátio de manutenção da CPTM

Adiante avistei o pátio de Engenheiro Manoel Feio no município de Itaquaquecetuba também na Região Metropolitana de São Paulo, mas na sub-região conhecida como Alto do Tietê devido estar próxima da nascente do Rio Tietê.
O pátio de Manoel Feio fica concentrado as atividades operacionais da MRS Logística e fica também o ramal da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil que liga São Paulo ao Rio de Janeiro e nas proximidades ficam um galpão da Usiminas que provavel ficam bobinas de aço.

Pátio ferroviário da MRS, em Engº Manoel Feio, em Itaqua

Bobinas de aço e bauxita nos vagões da MRS em Itaquaquecetuba

No entorno do trajeto algumas estações foram reformadas como a da Penha, Usp Leste entre outras. No lado de Itaquaquecetuba falta reformar a estação Aracaré, devido o prédio ser antigo na qual inaugurada em 20 de agosto de 1950, pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, muito após a construção da Variante Poá. Desde 1994 pertence à CPTM.
Recentemente foi feita uma previsão de desativação da estação por parte da CPTM, essa desativação faria parte das obras de modernização da linha 12 da CPTM, uma nova estação poderia ser instalada no bairro próximo de Vila Varela já no município de Poá. Em frente a esta notícia, foi gerado protestos por parte dos moradores da região, a CPTM deu garantias que a estação continuará funcionando, mas em outro prédio que ficará ao lado.
Finalmente cheguei a Estação de Calmon Viana, em Poá, na qual a mesma integra com a Linha 11 Coral da CPTM, Luz/ Estudantes.


Placa da Estação Camon Viana, em Itaquaquecetuba

          Para finalizarmos o eixo da Grande São Paulo, o blog Conscientização divulgara em breve o passeio pelas Linha 8 Diamante e 9 Esmeralda Da CPTM que pertenciam as antigas EFS (Estrada de Ferro Sorocabana) e FEPASA (Ferrovia Paulista S.A). Até a próxima.


           

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