segunda-feira, 19 de março de 2012

Conscientização visita o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa

Hoje o Conscientização traz a mais recente novidade no blog voltado a mobilidade urbana e política de nosso país. Na parte esquerda do blog no tema Assunto abaixo de seguidores trará o assunto Brasil na qual falaremos do sistema de transportes e políticas do Brasil a fora.
Depois de um ano e seis meses no ar o Conscientização rompeu fronteiras interestaduais e foi visitar uma das cidades mais frequentadas por turistas do Brasil e do mundo e lá estão pontos turísticos que fazem parte de uma das sete maravilhas do mundo. Rio de Janeiro, "a cidade maravilhosa".


Rio de Janeiro, vista do Pão de Açúcar


Cristo Redentor

Tudo isso começou nesse último sábado (17/03) partindo às 07h45min do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos com destino ao Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A viagem durou apenas 45 minutos se comparados com 6 horas de viagem pela Rodovia Presidente Dutra.
Chegamos ao Rio de Janeiro às 08h25min e lá fui recepcionado pelo meu guia turístico Fábio. Do aeroporto fomos andar de ônibus até o Corcovado para depois irmos ao Cristo Redentor. Lá pegamos um ônibus tipo micrão com ar-condicionado da Linha 580 (Largo do Machado/ Cosme Velho). Lá o sistema de transporte coletivo se comparado com São Paulo precisa de muitas melhoras para chegar perto do sistema da capital paulistana. A passagem custa R$ 2,75, e toda frota são compostas por ônibus com motores dianteiros OF-1722 e poucos OF-1418 da Mercedes-Bens e Volkswagen Man Latim com ou sem ar-condicionado e poucos tem acessibilidade a cadeirantes. O sistema carioca passou por reorganizações no sistema de transporte ficando similar ao sistema da SPTrans de São Paulo por divisão de áreas e formações de consórcios. Em breve o Rio de Janeiro contará com BRT (Bus Rapid Transit) que é um sistema de ônibus bi-articulado para transportes de média capacidade semelhantes ao de Curitiba, capital do Paraná. O sistema de transporte municipal do Rio de Janeiro é gerenciado pela Fetranspor.

Ônibus do Consórcio-A Intersul fazendo a Linha 129 municipal para
a Central do Brasil.
Depois fomos andar de Metrô operado pela Metrôrio, partindo da Cinelândia até o Largo do Machado, na região central carioca. O Metrô carioca precisa ser aperfeiçoado e ampliado para até competir em quesito qualidade e eficiência com o metrô de São Paulo sendo que sua passagem custa R$ 3,20 se comparados com R$ 3,00 do Metrô paulistano, mas com a chegada da Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016 essa realidade mude e para melhor.

Metrô na Estação Cinelândia
 São composições antigas e reformadas contando com ar-condicionado. Descemos no Largo do Machado e paramos para almoçar e em seguida andamos de metrô novamente para descermos na Estação Cardeal Arcoverde para seguirmos a Praia de Copacabana “princesinha do mar” como é na bossa nova. Saindo da estação vimos no teto o morcego do Batman desenhado no teto da estação.


Morcego do Batman na Estação Cardeal Arcoverde

Em seguida saindo de Copacabana pegamos um ônibus da Linha 121 (Central/ Copacabana) com destino a Central do Brasil. Todas essas linhas pertencem ao Consórcio A-Intersul. A diferença de Rio e São Paulo é que no sistema carioca o consórcio se refere por letras e no sistema paulistano se refere por numero, exemplo: área 1-Consórcio Bandeirantes. Chegando a Central do Brasil entramos na estação para pegarmos o trem em direção ao Estádio do Maracanã pelo ramal Deodoro. Fotografamos os trens da concessionária Supervia até um guarda dessa concessionária ter nos proibido de fotografar os trens tudo por causas de denuncias feitas pela Rede Globo mostrando a má qualidade dos serviços prestados pela Supervia até a agressão covarde de passageiros sofrida pelos guardas que poderiam dar segurança e organizar o pessoal para embarcar nos trens de maneira segura e para piorar a passagem custa R$ 2,90 para um serviço constrangedor ao usuário carioca. Em decorrência disso acatamos a decisão do guarda, mas depois de maneira discreta continuei fotografando e mais coisas desagradáveis vêm como a higiene e o calor dentro dos vagões da Supervia.

Trem da Supervia estacionado na Plataforma

Interior do vagão da Supervia mostrando o seu estado de conservação.
Chegamos ao Maracanã e avistamos a parte de fora que se encontra em reformas. Em seguidas pegamos o metrô que fica ao lado do ramal ferroviário na Estação Maracanã e fui para casa de nosso guia turístico na Pavuna, final da Linha 2 do metrô carioca. O Metrô do Rio de Janeiro conta apenas com duas linhas e a terceira está em fase de construção que será por superfície ligando Botafogo passando pelo Alto Leblon até alcançar Ipanema.
No dia seguinte para finalizar o passeio conhecemos o Porto do Rio de Janeiro. O contraste se comparado com Porto de Santos, o maior da América Latina que conta com 14 km de cais e enquanto o Rio de Janeiro conta com 4,8 km de cais, mas tem uma população de mais de 6 milhões de habitantes e enquanto Santos com mais de 420.000 habitantes. Espero que todos tenham gostado em especial aos cariocas.







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