domingo, 16 de dezembro de 2012

EMTU realiza audiência pública em Santos sobre o VLT do trecho Conselheiro/Valongo

 

Está marcada para 18/12 (terça-feira) às 14hs, em Santos (SP), a audiência pública do trecho Conselheiro Nébias-Valongo do VLT, com 6 km de extensão. No evento, aberto a toda a comunidade, será detalhado o traçado do trecho e suas implicações futuras na área a ser percorrida pelo Veículo Leve Sobre Trilhos, empreendimento do governo do Estado que faz parte do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista a ser gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP.
O primeiro trecho, de 11 km, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do edital para execução de obras em dezembro de 2012, com início das obras previsto para o começo de 2013. O primeiro veículo estará operando neste trecho ainda em 2014.
Também em dezembro está prevista a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação referente à compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros.
Com relação ao fornecimento dos 22 veículos, publicação do Diário Oficial do Estado de 23/11 proclamou como vencedor o Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh España S.A. Os VLT’s terão as seguintes características: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
O local da audiência será no auditório da Unisantos que fica na Rua Carvalho de Mendonça nº 144 no bairro Vila Mathias, em Santos-SP.



Preocupação com o projeto

 
O Blog Conscientização já manifestava certa preocupação sobre o assunto da audiência nos quais se refletem os impactos com a implantação do VLT no trecho Conselheiro/Valongo devido trechos desse trajeto aparentemente não comportar um VLT, cito a Avenida Conselheiro Nébias no trecho compreendido entre as Ruas Bittencourt e General Câmara na qual sua largura corresponde a 12,87m. se comparados aos 20,04m. do trecho largo correspondido entre a Rua Bittencourt e a Avenida Bartolomeu de Gusmão, na orla da praia. Ai gera a duvida se será uma via exclusiva, mas liberada para demais veículos em acesso local ou compartilhada com demais veículos. Esse assunto já foi abordado em março deste ano.
 


Ilustração da Avenida Conselheiro Nébias de como seria a passagem
do VLT. Foto: Desconhecida.
 
 
Outros trechos também já causam certa polêmica em relação com Linha 20 de trólebus. Conforme divulgação em veículos de comunicação local por onde o VLT passar vai fazer uma sobre posição (compartilhamento) com a linha de trólebus em assunto pelas Ruas General Câmara (ida ao Terminal Valongo), como na Rua Amador Bueno (volta do Terminal Valongo). Só que até hoje não se tem ideia em relação ao itinerário da Linha 20 de trólebus se passará ou não por modificações em seu itinerário, mas com o resultado da audiência que ocorrerá depois de amanhã esperamos que tenham uma solução logística a esse tema.
 
Ilustração da Rua Gal. Câmara e Amador Bueno de como seria a passagem
do VLT. Foto: Desconhecida.
 
 
Rua General Cãmara, uma idéia de como seria o trólebus, VLT e
bonde turístico paaasando na mesma via. Foto: Emilio Pechini.
 
Rua Amador Bueno por onde passa a Linha 20 de trólebus.
 
 
          Solução de idéias para o projeto

 
Conforme opinião nesse Blog para não haver sobreposição do trólebus com o VLT caso a população fique de acordo com o fundamento da audiência vai uma sugestão a Linha 20. Seria viável para não haver encontro de trólebus e VLT na mesma via uma possível modificação no seu itinerário passando a Linha 20 do trólebus saindo da Rua Braz Cubas ao entrar pela Rua General Câmara até a Praça Mauá como é feito atualmente, deslocar seu itinerário a Rua João Pessoa até estendendo sua Linha até o Terminal Valongo e depois saindo do Terminal subir o Elevado para depois entrar na Avenida São Francisco, seguindo até a Rua Martin Afonso, Praça da República e depois entrar na Avenida Senador Feijó até alcançar a Praça José Bonifácio para depois seguir seu itinerário normal bastando nesse trecho sugerido a instalação da rede aérea de trólebus, quem sabe até possível essa modificação no itinerário serve até para essa linha funcionar aos domingos e feriados e nos sábados depois das 15hs. Veja ilustração do mapa o atual itinerário da Linha 20 e o proposto:
 

Itinerário atual da Linha 20 de trólebus em Santos


Itinerário proposto para Linha 20 caso se concretize o trecho Conselheiro/Valongo do VLT
em Santos.
 

Uma segunda alternativa seria no lugar do VLT no trecho Conselheiro/Valongo a substituição pelo trólebus (ônibus elétrico) que nos trechos citados acima da matéria possam conviver harmonicamente com os demais veículos.
Espero que essas sugestões estejam de acordo com as opiniões de meus seguidores e demais leitores do Blog para que possamos mostrar melhores soluções práticas e logísticas a mobilidade urbana de Santos e região.

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