Está marcada para 18/12 (terça-feira) às 14hs,
em Santos (SP), a audiência pública do trecho Conselheiro Nébias-Valongo do
VLT, com 6 km de extensão. No evento, aberto a toda a comunidade, será
detalhado o traçado do trecho e suas implicações futuras na área a ser
percorrida pelo Veículo Leve Sobre Trilhos, empreendimento do governo do Estado
que faz parte do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista a ser
gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP.
O primeiro trecho, de 11 km, entre o Terminal
Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do
edital para execução de obras em dezembro de 2012, com início das obras
previsto para o começo de 2013. O primeiro veículo estará operando neste trecho
ainda em 2014.
Também em dezembro está prevista a assinatura
do contrato com a empresa vencedora da licitação referente à compra dos
sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e
de passageiros.
Com relação ao fornecimento dos 22 veículos,
publicação do Diário Oficial do Estado de 23/11 proclamou como vencedor o
Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes
S.A. e Vossloh España S.A. Os VLT’s terão as seguintes características: 2,65m
de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade
média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar condicionado e piso 100% baixo,
facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
O local da audiência será no auditório da
Unisantos que fica na Rua Carvalho de Mendonça nº 144 no bairro Vila Mathias,
em Santos-SP.
Preocupação
com o projeto
O Blog Conscientização já manifestava certa
preocupação sobre o assunto da audiência nos quais se refletem os impactos com
a implantação do VLT no trecho Conselheiro/Valongo devido trechos desse trajeto
aparentemente não comportar um VLT, cito a Avenida Conselheiro Nébias no trecho
compreendido entre as Ruas Bittencourt e General Câmara na qual sua largura
corresponde a 12,87m. se comparados aos 20,04m. do trecho largo correspondido
entre a Rua Bittencourt e a Avenida Bartolomeu de Gusmão, na orla da praia. Ai
gera a duvida se será uma via exclusiva, mas liberada para demais veículos em
acesso local ou compartilhada com demais veículos. Esse assunto já foi abordado em março deste ano.
Ilustração da Avenida Conselheiro Nébias de como seria a passagem
do VLT. Foto: Desconhecida.
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Outros trechos também já causam certa
polêmica em relação com Linha 20 de trólebus. Conforme divulgação em veículos
de comunicação local por onde o VLT passar vai fazer uma sobre posição
(compartilhamento) com a linha de trólebus em assunto pelas Ruas General Câmara
(ida ao Terminal Valongo), como na Rua Amador Bueno (volta do Terminal
Valongo). Só que até hoje não se tem ideia em relação ao itinerário da Linha 20
de trólebus se passará ou não por modificações em seu itinerário, mas com o
resultado da audiência que ocorrerá depois de amanhã esperamos que tenham uma
solução logística a esse tema.
Ilustração da Rua Gal. Câmara e Amador Bueno de como seria a passagem
do VLT. Foto: Desconhecida.
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Rua General Cãmara, uma idéia de como seria o trólebus, VLT e
bonde turístico paaasando na mesma via. Foto: Emilio Pechini.
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Rua Amador Bueno por onde passa a Linha 20 de trólebus. |
Conforme opinião nesse Blog para não haver
sobreposição do trólebus com o VLT caso a população fique de acordo com o
fundamento da audiência vai uma sugestão a Linha 20. Seria viável para não
haver encontro de trólebus e VLT na mesma via uma possível modificação no seu
itinerário passando a Linha 20 do trólebus saindo da Rua Braz Cubas ao entrar
pela Rua General Câmara até a Praça Mauá como é feito atualmente, deslocar seu
itinerário a Rua João Pessoa até estendendo sua Linha até o Terminal Valongo e
depois saindo do Terminal subir o Elevado para depois entrar na Avenida São
Francisco, seguindo até a Rua Martin Afonso, Praça da República e depois entrar
na Avenida Senador Feijó até alcançar a Praça José Bonifácio para depois seguir
seu itinerário normal bastando nesse trecho sugerido a instalação da rede aérea
de trólebus, quem sabe até possível essa modificação no itinerário serve até
para essa linha funcionar aos domingos e feriados e nos sábados depois das
15hs. Veja ilustração do mapa o atual itinerário da Linha 20 e o proposto:
Itinerário atual da Linha 20 de trólebus em Santos |
Itinerário proposto para Linha 20 caso se concretize o trecho Conselheiro/Valongo do VLT em Santos. |
Uma segunda alternativa seria no lugar do VLT
no trecho Conselheiro/Valongo a substituição pelo trólebus (ônibus elétrico)
que nos trechos citados acima da matéria possam conviver harmonicamente com os
demais veículos.
Espero que essas sugestões estejam de acordo
com as opiniões de meus seguidores e demais leitores do Blog para que possamos
mostrar melhores soluções práticas e logísticas a mobilidade urbana de Santos e
região.
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