O fornecimento dos 22 trens que irão compor o
Sistema de Veículo Leve Sobre Trilho da Baixada Santista ficará a cargo do
Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transporte
S.A e Vossloh España S.A.
O despacho de homologação da concorrência
para o fornecimento dos trens foi publicado no último dia 23 e o primeiro
veículo deve ser entregue em maio de 2014. A entrega de todos os veículos,
conforme a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), deve estar
concluída até abril de 2015, com uma previsão de custo total de R$ 284,3
milhões.
Conforme o edital, os trens terão 2,65 metros
de largura por 44 de comprimento. Terão, ainda, capacidade para 400 usuários,
velocidade média de 25 km/h e máxima de 80 km/h, além de ar condicionado.
A EMTU mantém a previsão de que o VLT comece
a operar em 2014. Neste primeiro momento, ele percorrerá 11 quilômetros entre
Barreiros, em São Vicente, e o Porto, em Santos, além de uma extensão de 6
quilômetros entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo.
Modelo de trem do VLT. Foto: Desconhecida
|
Obras
Para isso, a previsão é que seja publicado no
mês que vem o edital para execução das obras deste primeiro trecho.Os trabalhos
em si devem ter início no começo de 2013.
No entanto, ainda em dezembro a EMTU dará
início aos trabalhos de prospecção arqueológica ao longo do traçado,
procedimento, segundo a empresa, obrigatório nesse tipo de empreendimento. As
sondagens no terreno deverão durar 30 dias.
Neste primeiro trecho, a EMTU garante que não
haverá desapropriações. “Estão ocorrendo apenas desocupações de terrenos que
pertenciam à CPTM, antiga gestora do trecho”, afirma a empresa por meio de
nota.
Audiência
No próximo dia 18, a EMTU realizará audiência
pública. Na oportunidade, será detalhado o traçado do trecho e suas implicações
futuras na área a ser percorrida pelo VLT.
Fonte: Jornal A Tribuna
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