quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VLT: definido consórcio que fornecerá trens para compor o sistema


O fornecimento dos 22 trens que irão compor o Sistema de Veículo Leve Sobre Trilho da Baixada Santista ficará a cargo do Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transporte S.A e Vossloh España S.A.
O despacho de homologação da concorrência para o fornecimento dos trens foi publicado no último dia 23 e o primeiro veículo deve ser entregue em maio de 2014. A entrega de todos os veículos, conforme a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), deve estar concluída até abril de 2015, com uma previsão de custo total de R$ 284,3 milhões.
Conforme o edital, os trens terão 2,65 metros de largura por 44 de comprimento. Terão, ainda, capacidade para 400 usuários, velocidade média de 25 km/h e máxima de 80 km/h, além de ar condicionado.
A EMTU mantém a previsão de que o VLT comece a operar em 2014. Neste primeiro momento, ele percorrerá 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto, em Santos, além de uma extensão de 6 quilômetros entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo.
 
 
Modelo de trem do VLT. Foto: Desconhecida
 

 
Obras

Para isso, a previsão é que seja publicado no mês que vem o edital para execução das obras deste primeiro trecho.Os trabalhos em si devem ter início no começo de 2013.
No entanto, ainda em dezembro a EMTU dará início aos trabalhos de prospecção arqueológica ao longo do traçado, procedimento, segundo a empresa, obrigatório nesse tipo de empreendimento. As sondagens no terreno deverão durar 30 dias.
Neste primeiro trecho, a EMTU garante que não haverá desapropriações. “Estão ocorrendo apenas desocupações de terrenos que pertenciam à CPTM, antiga gestora do trecho”, afirma a empresa por meio de nota.

 

Audiência

No próximo dia 18, a EMTU realizará audiência pública. Na oportunidade, será detalhado o traçado do trecho e suas implicações futuras na área a ser percorrida pelo VLT.
 
 

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