terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São Paulo

Hoje a maior cidade do Brasil e sexta maior cidade do planeta estão comemorando mais um ano de vida: 457 anos
A cidade possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo.

História

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus.



Passeio de trólebus pelo Centro é uma das atrações do aniversário de SP


G1 SP


Turista passa pelo Mosteiro de São Bento e Viaduto do Chá, entre outros.
Centenas de pessoas aguardavam por volta das 11h30 desta terça-feira (25) na fila em frente ao Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo, para participar de um passeio de trólebus pelos principais pontos turísticos do Centro da capital paulista. Sete trólebus da São Paulo Transporte (SPTrans) fazem um percurso de 40 minutos que sai do Pátio do Colégio, no Centro da capital.
Quem embarcar no trólebus vai passar pelo Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Academia de Direito de São Paulo, a Torre do Banespa e a Catedral da Sé. O passeio é gratuito e será realizado até as 16h. Cerca de 40 pessoas entram por vez nos veículos, todas sentadas. A grande surpresa desse passeio foi à reforma de um antigo trólebus que compôs a antiga frota da CMTC: trólebus Grassi Villares do prefixo 3160 fabricado na década de 60.



A esquerda da foto a grande surpresa do passeio: um trólebus Grassi/
Vilares da década de 1960 recém-reformado, juntamente com um
trólebus da Metra 7301 cobrindo o evento. Foto: Willian Bispo

Trólebus Marcopolo San Remo da Metra adquirido pela extinta CMTC
 em 1982 através das verbas da EBTU. Notem a pintura original da
EBTU. Foto: Juliana Cardilli/G1



Para a cidade de São Paulo o Blog Conscientização deseja os parabéns e que São Paulo continue sendo uma cidade maravilhosa, boa tanto para morar, trabalhar e para fazer suas atividades turísticas. Espero que muitas realizações e muitas esperanças aconteçam para que São Paulo continue crescendo e que o paulistano cuide bem dessa metrópole na qual acolheu e continua acolhendo pessoas e dando sempre oportunidade de vida para as pessoas crescerem, sejam no lado profissional quanto pessoal. Parabéns São Paulo: 457 anos.


São votos do Blog Conscientização e das Comunidades Defesa do Trólebus, Conscientização do Trólebus-Santos e da ONG Movimento Respira São Paulo.

2 comentários:

  1. .....muitas felicidades aos nossos amigos Trólebus de São Paulo,....belo post,....ok

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela organização, até pela TV eu vi os trólebus. VALEU!!!

    ResponderExcluir