sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tradicional Linha 4 completa exatos 45 anos

Hoje na história do transporte municipal de Santos só para lembrar a linha de ônibus mais popular da cidade após a era dos bondes envolvendo a tradicional e popular Linha 19, a Linha 4 que liga a Praça Mauá até o Ferry-Boat está completando 45 anos de existência.
Toda sua história começou praticamente em 5 de março de 1965 quando foi inaugurada a sua linha antecessora: Linha 54 de trólebus cujo seu itinerário era da Rua Martim Afonso, no Centro de Santos até o Ferry-Boat via Av. Washington Luís (canal 3). Tudo visto que na época a Companhia SADE não tinha instalado a rede aérea da Av. Conselheiro Nébias devido naquela via passar os bondes e estava instalada a rede aérea. Em 1966 o sistema de bondes daquela avenida foi desativado para a implantação da rede de trólebus naquela avenida. A primeira parte da implantação da rede aérea foi concluída em janeiro de 1967 antes mesmo da inauguração da Linha 45 de trólebus que ligava o Centro até o canal 5 via Conselheiro Nébias/ Afonso Pena. Antes da conclusão do primeiro trecho de rede aérea a Linha 54 já passou em um breve período na Av. Conselheiro Nébias devido interdições da Rua da Constituição após a explosão do Gasômetro no início daquele mês.
Trólebus da Linha 54 em Santos, antecessora
da atual Linha 4. Foto: Emilio Pechini.
Depois de 3 meses já concluída toda rede aérea no dia 11 de abril de 1967 foi inaugurada a primeira linha tronco de trólebus dessa avenida: Linha 44 que ligava a Praça Mauá até o Boqueirão e finalmente em 13 de abril de 1967 foi desativada a Linha 54 e em seu lugar nasce a Linha 4 de trólebus que passou a ser a linha mais popular de Santos após a era do bonde. Vale lembrar que ainda naquela época existia a tradicional Linha 19 de bondes que anos mais tarde em 13 de fevereiro de 1971 foi extinta.

Inauguração da Linha 4 em 13 de abril de 1967 na Praça Mauá, em
Santos. Foto: Emilio Pechini

A Linha 4 tanto da época que foi operada em trólebus quanto atualmente é operada em ônibus a diesel tem todo o seu prestígio e toda popularidade devido essa linha servir muitos pontos de estabelecimentos comerciais, estudantis, hospitais e seus antigos clubes tradicionais na Ponta da Praia quando antigamente os existiam. A demanda dessa linha é muito enorme devido também ao grande número de pessoas idosas e estudantes.
Seu itinerário foi modificado várias vezes devido a reformulação do sistema viário em 1987 por terem mudado algumas ruas com suas mãos de direção.
Quem lembra que a Linha 4 vinha pela contramão da Avenida Epitácio Pessoa, mas na verdade era o contrafluxo dessa via que na verdade a Linha 4 vinha pela contramão para seguir da Ponta da Praia a Praça Mauá. Logo depois naquele ano seu itinerário foi deslocado para a Avenida Bartolomeu de Gusmão passando pela Orla da Praia. Outro detalhe no Centro de Santos para seguir a Ponta da Praia a Linha 4 seguia pela Rua João Pessoa até alcançar a Conselheiro Nébias, mas depois teve seu itinerário deslocado para Rua Amador Bueno, paralela a João Pessoa. Em meados de 1996 quando a Linha 4 deixou de ser operada por trólebus para ônibus a diesel e mais uma vez seu itinerário foi deslocado saindo da Amador Bueno para Praça José Bonifácio, Avenida Senador Feijó e Rua 7 de setembro até alcançar a Conselheiro Nébias.

Linha 4 seguindo pela Rua João Pessoa para seguir a Ponta da Praia,
em 1982. Foto: Paulo Modé

Av. Epitácio Pessoa na altura do INSS em obras no início dos anos 1970.
Foto: Waldir Rueda

Na Ponta da Praia houve alteração em seu ponto final. Desde sua inauguração o ponto final da Linha 4 era na Avenida Almirante Saldanha da Gama próximo ao Ferry-Boat e em meados de 1992 o ponto final passou a ser na Avenida Rei Alberto I. Outro detalhe quando essa linha vinha do Centro ao invés de seguir toda a Avenida Rei Alberto I até o atual ponto final, entrava na Rua Capitão João Salermo para depois seguir pela Saldanha da Gama na qual hoje essa linha usa a Capitão João Salermo na volta para o Centro.


Ponto final da Linha 4 na Av. Alm. Saldanha da Gam, nos anos 80.
Foto: Trólebus Brasileiros.

Hoje a Linha 4 operada a diesel continua mantendo sua popularidade. Depois que essa linha foi arrendada pela Viação Piracicabana em 1998 ficou a promessa daquela época de uma possível volta do trólebus, mas a ideia não foi adiante. No lugar vieram ônibus com ar condicionado e alguns adaptados para cadeirantes. Em 2000 para compensar a reimplantação de trólebus chegaram 15 ônibus de piso baixo e adaptados para cadeirantes. Em 2005 todos esses ônibus citados foram substituídos por ônibus de motor dianteiro e chassis curtos como são suas características até hoje.


Ônibus a diesel na Linha 4 nos dias atuais.

Futuramente informações ainda não oficiais a Linha 4 terá seu destino definido: pode ser seccionada, extinta ou pode continuar existindo devido haver mudança em seu itinerário por causa da implantação do trecho prioritário do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará a Av. Conselheiro Nébias ao Valongo.






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