domingo, 27 de maio de 2012

Obras de construção do VLT começam em setembro


As obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começam a partir de setembro, em São Vicente. O trecho vai da  Ponte dos Barreiros até o Porto de Santos. Anteriormente, a Prefeitura havia anunciado que o início seria em junho, mas ampliou o prazo.
O VLT vai permitir o transporte diário de 45 mil pessoas, percorrendo o trecho Barreiros-Porto de Santos em 30 minutos, com 22 composições, que transportam 400 passageiros cada.
A nova condução vai passar a cada intervalo de três minutos e meio. A velocidade máxima dos trens chega a 70 quilômetros por hora, mas a média no trecho deverá ser de até 35 km/h.
Os passageiros vão poder embarcar em oito estações ao longo do trecho, pagando a mesma tarifa dos ônibus intermunicipais. O VLT será interligado ao serviço de Transporte Municipal, operado pelas vans, possibilitando que a pessoa tome a lotação em qualquer bairro e chegue ao VLT rapidamente.
O trecho tem 11,3 quilômetros, onde hoje está a linha férrea desativada . Em São Vicente, o sistema vai sair de um terminal já denominado Barreiros, passar ao longo de toda a Linha Amarela e dali chegar ao Itararé, seguindo depois pelo túnel do José Menino até o Porto de Santos.

Mapa do VLT de Santos e São Vicente

Licitação


A licitação para a primeira etapa será realizada em julho. No momento, ocorre o processo de pré-qualificação das empresas interessadas em realizar a operação do sistema. Ao Governo do Estado caberá, com recursos próprios, construir as linhas, as estações, o pátio no Porto e também comprar as 22 composições.
A operação do sistema será terceirizada e deverá estar completamente integrado ao viário de São Vicente e Santos e também às linhas de transportes públicos já existentes.



2 comentários:

  1. Ia começar em junho, agora em setembro...meu filho costuma dizer que isso é uma lenda.Estou começando a achar que ele está certo.A quantas anda a situação?Qual a previsão para começo das obras em Santos? No trecho da Glicério, será onde estava a antiga linha férrea, ou no meio da avenida? Alguém sabe??

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  2. No meio do canteiro central que tem menos interupções, mas o projeto tem porblemas na ligação entre o Porto e o Valongo e na parte orçamentária falta transparência.

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