Os
trólebus em Santos vão passar por uma repaginação visual, ou seja, vão mudar o
seu padrão de pintura para ficarem idênticas ao padrão da frota diesel de Santos
e outros terão envelopamento lembrando a história do sistema trólebus santistas.
Além dos trólebus Mafersa, existe uma carroceria de um antigo trólebus FIAT nas
dependências da antiga C.S.T.C (Companhia Santista de Transportes Coletivos). E
alguns trólebus, desativados do sistema de São Paulo, poderão ser reformados e
incorporados à frota turística.
O
sistema trólebus na cidade começou em 12 de agosto de 1963 com a inauguração da
Linha 5 que ligava o Centro ao Canal 5 (Av. Almirante Cochrane) no Macuco. No
final dos anos 60 a frota de trólebus parou de crescer e entraram em cena os
ônibus a diesel e em 1971 foi extinto os bondes de Santos.
No
final dos anos 70 os trólebus ganharam novo fôlego com o programa de
revitalização feito pela EBTU (Empresa Brasileira de Transporte Urbano) do
Ministério do Transporte. Na época dos 50 trólebus FIAT que vieram em 1963
foram baixados 25 e os outros 25 foram reformados com verbas do programa e
entregue a população e foram adquiridas mais 7 unidades de fabricação nacional.
Em
1987 foram adquiridas mais 6 unidades da Mafersa que são os atuais trólebus da
Linha 20. Nos anos 90 houve uma redução elevada que restaram apenas os atuais 6
trólebus. Houve o pedido de tombamento do sistema interposto pelo historiador
Waldir Rueda já falecido e o processo foi arquivado pela Promotoria pública do
Meio Ambiente. Logo depois foi reaberto o processo após um incêndio ocorrido em
um trólebus em 2009, mas o pedido continua em trâmite.
Trólebus 5304 no Centro de Santos. |
O
preço da tarifa atual é o mesmo do ônibus: R$ 2,90. A linha 20 faz o seguinte
trajeto: Praça Mauá, Rua Amador Bueno, Praça José Bonifácio, Av. Senador Feijó,
Av. Rangel Pestana, Av. D. Ana Costa (da Praça Belmiro Ribeiro até a Praça Da
Independência, 530).
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