quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trólebus vão ganhar visual histórico em Santos

Os trólebus em Santos vão passar por uma repaginação visual, ou seja, vão mudar o seu padrão de pintura para ficarem idênticas ao padrão da frota diesel de Santos e outros terão envelopamento lembrando a história do sistema trólebus santistas. Além dos trólebus Mafersa, existe uma carroceria de um antigo trólebus FIAT nas dependências da antiga C.S.T.C (Companhia Santista de Transportes Coletivos). E alguns trólebus, desativados do sistema de São Paulo, poderão ser reformados e incorporados à frota turística.
O sistema trólebus na cidade começou em 12 de agosto de 1963 com a inauguração da Linha 5 que ligava o Centro ao Canal 5 (Av. Almirante Cochrane) no Macuco. No final dos anos 60 a frota de trólebus parou de crescer e entraram em cena os ônibus a diesel e em 1971 foi extinto os bondes de Santos.
No final dos anos 70 os trólebus ganharam novo fôlego com o programa de revitalização feito pela EBTU (Empresa Brasileira de Transporte Urbano) do Ministério do Transporte. Na época dos 50 trólebus FIAT que vieram em 1963 foram baixados 25 e os outros 25 foram reformados com verbas do programa e entregue a população e foram adquiridas mais 7 unidades de fabricação nacional.
Em 1987 foram adquiridas mais 6 unidades da Mafersa que são os atuais trólebus da Linha 20. Nos anos 90 houve uma redução elevada que restaram apenas os atuais 6 trólebus. Houve o pedido de tombamento do sistema interposto pelo historiador Waldir Rueda já falecido e o processo foi arquivado pela Promotoria pública do Meio Ambiente. Logo depois foi reaberto o processo após um incêndio ocorrido em um trólebus em 2009, mas o pedido continua em trâmite.

Trólebus 5304 no Centro de Santos.

O preço da tarifa atual é o mesmo do ônibus: R$ 2,90. A linha 20 faz o seguinte trajeto: Praça Mauá, Rua Amador Bueno, Praça José Bonifácio, Av. Senador Feijó, Av. Rangel Pestana, Av. D. Ana Costa (da Praça Belmiro Ribeiro até a Praça Da Independência, 530).

Nenhum comentário:

Postar um comentário