Sem
prazo para início das obras para construção dos tão esperados trens regionais,
linhas ferroviárias que vão ligar a região metropolitana de São Paulo com
outras aglomerações urbanas, o Governo quer parceria com Espanha, através de
Parcerias Público-Privadas para fazer vingar estas linhas.
O secretário dos Transportes Metropolitanos,
Jurandir Fernandes em entrevista a rádio Jovem Pan disse que, com estas PPPs, é
possível atrair um consórcio para a obra. Um projeto já está em andamento é o
da ligação da Água Branca até Jundiaí, linha que poderá ser prolongada em
direção a Campinas. A ideia, segundo ele é fazer uma padronização na
contratação da empresa, ou seja, um consórcio poderia construir várias linhas
ao mesmo tempo, diferente do que foi feito no passado e resultou em
administrações ferroviárias diferentes, como Fepasa, CBTU, etc…
Estão cotadas as linhas da capital paulista
para Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. O ponto de partida em
estudo é o Parque da Água Branca, na Zona Oeste, que seria um centro de
distribuição. A velocidade média poderá superar cem quilômetros por hora, a
exemplo do transporte intermunicipal de países da Europa.
Vila de Paranapiacaba, possível ligação do trem regional para Santos |
Enquanto
isso Imigrantes ganha nova pista
Se
o transporte ferroviário regional engatinha, o rodoviário corre: Nesta semana
foi dado o início das obras para a implantação da quinta faixa no trecho de São
Bernardo do Campo, da Rodovia dos Imigrantes. A nova faixa está sendo feita na
tentativa de diminuir as imensas filas que se formam na rodovia, principalmente
nos feriados. Com mais uma pista, o tempo de viagem poderá ser reduzido de 15 a
20 minutos. Toda a obra custará aos cofres do Estado R$ 19,1 milhões.
Fonte: Portal Via Trólebus
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