O projeto do eixo Conselheiro/Valongo do VLT
que passará em ruas do Centro de Santos pode ter seu traçado alterado. De
inicio o ramal do VLT passará na Rua João Pessoa no Centro de Santos sentido
Conselheiro Valongo e vice-versa, mas a nova proposta altera o novo traçado na
qual está em estudo pela CET (Companhia de Engenharia de Trafego) de Santos.
A nova
proposta do traçado será de o VLT passar na Rua General Câmara na ida ao
Valongo assim compartilhando a mesma linha do bonde turístico e na volta a
Conselheiro Nébias passará pela Rua Amador Bueno na qual passa a Linha 20
operada por trólebus. Recentemente a Rua Amador Bueno vêm passando por revitalização
paisagística com a troca de calçadas e do pavimento asfáltico.
O projeto com base na questão das regras de
mobilidade urbana seu objetivo é reduzir os impactos eventuais com a implantação
do VLT assim evitando o conflito de vários modais na Rua João Pessoa por onde
passam uma grande quantidade de veículos, sejam públicos ou particulares. A
rede VLT contará com 15 km de extensão ligando o Terminal Barreiros em São
Vicente até o Terminal Porto em Santos se totalizando 11 km e mais 4 km
estendidos da Estação Conselheiro Nébias onde haverá estação de transferência
de passageiros até o Terminal Valongo.
Imagem ilustrativa comparando o traçado do VLT com o atual projeto
e mais o proposto em que está em fase de estudo. Foto: Jornal A Tribuna
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As ruas que serão contempladas pelo transporte
de massa serão apenas destinadas a pedestres e ciclistas e possivelmente a
trânsito de acesso local como prédios e estacionamentos e enquanto a João
Pessoa será destinada aos demais veículos incluindo a implantação de um
corredor exclusivo para ônibus. O processo das futuras intervenções encontra-se
em fase de licitação.
Segundo o Presidente da CET-Santos Rogério
Crantschaninov em entrevista ao Jornal A Tribuna de Santos declara que “o corredor preferencial tem de reduzir o
tempo de viagem nos coletivos”. Ele cita que “bons resultados da experiência adotada na Avenida Ana Costa prestes há
completar dois anos”. O tempo de viagem dos coletivos foram reduzidos em
25%.
Conforme a noticia veiculada em A Tribuna fica
o mistério: na Rua General Câmara como ficará a operação do bonde turístico com
o traçado do VLT? Será que o bonde turístico vai compartilhar a mesma via para
dar passagem a um transporte de massa como o VLT ou estão estudando uma forma
para que não haja conflitos de modais, mas a coincidência é que o horário de
funcionamento da linha turística de bondes é de terça a domingo das 11:00 às 17:00, talvez a possibilidade de conflitos
seja mínima devido o bonde não circular no horário de pico das 17:00.
No caso da Rua Amador Bueno como ficará a Linha
20 do trólebus, poderia estudar uma forma de manter na mesma via ou
simplesmente poderiam deslocar a Linha 20 para a Avenida São Francisco sentido
Gonzaga e para o sentido Centro poderia ser viável sua extensão para o Terminal
Valongo. Tudo isso poderiam ser estudado por especialistas ligados na área de
transportes, vamos esperar para que essas ideias sejam rentáveis para a economia
e o desenvolvimento da região central santista.
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