sexta-feira, 22 de junho de 2012

Região central pode ganhar novo traçado para o VLT

O projeto do eixo Conselheiro/Valongo do VLT que passará em ruas do Centro de Santos pode ter seu traçado alterado. De inicio o ramal do VLT passará na Rua João Pessoa no Centro de Santos sentido Conselheiro Valongo e vice-versa, mas a nova proposta altera o novo traçado na qual está em estudo pela CET (Companhia de Engenharia de Trafego) de Santos.
 A nova proposta do traçado será de o VLT passar na Rua General Câmara na ida ao Valongo assim compartilhando a mesma linha do bonde turístico e na volta a Conselheiro Nébias passará pela Rua Amador Bueno na qual passa a Linha 20 operada por trólebus. Recentemente a Rua Amador Bueno vêm passando por revitalização paisagística com a troca de calçadas e do pavimento asfáltico.
O projeto com base na questão das regras de mobilidade urbana seu objetivo é reduzir os impactos eventuais com a implantação do VLT assim evitando o conflito de vários modais na Rua João Pessoa por onde passam uma grande quantidade de veículos, sejam públicos ou particulares. A rede VLT contará com 15 km de extensão ligando o Terminal Barreiros em São Vicente até o Terminal Porto em Santos se totalizando 11 km e mais 4 km estendidos da Estação Conselheiro Nébias onde haverá estação de transferência de passageiros até o Terminal Valongo.

Imagem ilustrativa comparando o traçado do VLT com o atual projeto
e mais o proposto em que está em fase de estudo. Foto: Jornal A Tribuna 

As ruas que serão contempladas pelo transporte de massa serão apenas destinadas a pedestres e ciclistas e possivelmente a trânsito de acesso local como prédios e estacionamentos e enquanto a João Pessoa será destinada aos demais veículos incluindo a implantação de um corredor exclusivo para ônibus. O processo das futuras intervenções encontra-se em fase de licitação.
Segundo o Presidente da CET-Santos Rogério Crantschaninov em entrevista ao Jornal A Tribuna de Santos declara que “o corredor preferencial tem de reduzir o tempo de viagem nos coletivos”. Ele cita que “bons resultados da experiência adotada na Avenida Ana Costa prestes há completar dois anos”. O tempo de viagem dos coletivos foram reduzidos em 25%.
Conforme a noticia veiculada em A Tribuna fica o mistério: na Rua General Câmara como ficará a operação do bonde turístico com o traçado do VLT? Será que o bonde turístico vai compartilhar a mesma via para dar passagem a um transporte de massa como o VLT ou estão estudando uma forma para que não haja conflitos de modais, mas a coincidência é que o horário de funcionamento da linha turística de bondes é de terça a domingo das 11:00  às 17:00, talvez a possibilidade de conflitos seja mínima devido o bonde não circular no horário de pico das 17:00.
No caso da Rua Amador Bueno como ficará a Linha 20 do trólebus, poderia estudar uma forma de manter na mesma via ou simplesmente poderiam deslocar a Linha 20 para a Avenida São Francisco sentido Gonzaga e para o sentido Centro poderia ser viável sua extensão para o Terminal Valongo. Tudo isso poderiam ser estudado por especialistas ligados na área de transportes, vamos esperar para que essas ideias sejam rentáveis para a economia e o desenvolvimento da região central santista.

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