Adamo
Bazani
Duas empresas e dois consórcios entregaram
nesta sexta-feira, dia 27 de julho de 2012, as propostas para venda ao Governo
do Estado de São Paulo de 22 VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos).
Participam oficialmente da licitação:
·
Construcciones
Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.
·
Pojazdy
Szynowe Pesa Bydgoszcz.
CONSÓRCIOS:
·
Consórcio
Alstom: formado por Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport
S.A.
·
Consórcio
TREMVIA SANTOS: constituído por Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh
España S.A.
Os
veículos vão operar a primeira fase do SIM – Sistema Integrado Metropolitano
entre o Porto de Santos e o Terminal Barreiros, em São Vicente, além do trecho
entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos. A vencedora deve ter o nome
divulgado em setembro deste ano. O primeiro veículo deve ser entregue em abril
de 2014 e a frota completa até março de 2015. O Governo do Estado estima
investir só nos veículos R$ 284,3 milhões. Também será realizada a licitação
para o fornecimento de sistemas de energia, sinalização, telecomunicações,
bloqueios, controle de tráfego, catracas e guichês. O edital deve ser publicado
na próxima semana.
Modelo de VLT que pode ser para o sistema de Santos. O VLT da foto é
de Houston, EUA. Foto: Wikipédia
|
Diversas
licitações para o sistema:
O VLT
de Santos ou da Baixada Santista, como é popularmente chamado o SIM (Sistema Integrado
Metropolitano), tem sua implantação em diversas etapas. Além destas duas
licitações, a da venda dos trens e da sinalização e outros equipamentos, há os
certames para os projetos e obras. Em agosto deste ano, o Consórcio Projeto VLT
deve concluir o projeto executivo que elabora desde fevereiro, para o trecho de
11 quilômetros entre o Terminal Barreiros (São Vicente) e o Porto (Santos). Até
setembro deste ano, o Consórcio Projetos SIM RMBS deve concluir:
·
Projeto
básico e executivo do trecho Conselheiro Nébias a Valongo (4 quilômetros)
·
Projeto
básico entre Barreiros e Samaritá (7,4 quilômetros) e entre Conselheiro Nébias
e Ponta da Praia.
·
Projeto
Funcional entre Samaritá e Terminal Tatico (7 quilômetros).
Depois
de problemas judiciais e de falta de estudo de impacto ambiental e urbano, a
licitação para as obras foi retomada em abril, com a entrega da documentação
técnica para a pré – qualificação das empresas interessadas em realizar as
intervenções. São cinco consórcios habilitados. A fase agora é a de análise de
recursos das participantes.
A
previsão do Governo quanto às obras é a seguinte:
- Até agosto: publicação dos dois editais de contração dos Consórcios que devem fazer as obras entre Barreiros (São Vicente) – Porto (Santos), que é o trecho prioritário, e a extensão entre Conselheiro Nébias e Valongo.
- Setembro / Outubro: Início das obras.
- Primeiro Semestre de 2014: entrega das obras.
Os
prazos podem ser modificados com o tempo por fatores como entraves jurídicos,
alterações climáticas para as obras ou problemas na execução das intervenções. O
SIM/VLT (Sistema Integrado Metropolitano/Veículo Leve sobre Trilhos) deve em
seus 15 quilômetros custar R$ 855 milhões. A capacidade total de atendimento
será de 70 mil passageiros por dia na primeira fase e será integrado às linhas
de ônibus municipais e intermunicipais do Litoral Paulista. Para isso, o
Governo do Estado promete criar infraestrutura que deve contar com estações de
transferência, terminais, pontos de parada com acessibilidade para pessoas com
deficiência física, auditiva ou visual, além de ter uma ciclovia em parte de
seu percurso. A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – estima
com a obra reduzir em até 23% a frota de ônibus intermunicipal entre Santos e
São Vicente, com o número de linhas caindo de 52 para 32. O poder público
também promete a redução de tempo de viagem e integrações tarifárias com o VLT.
Os
veículos, cuja audiência de entrega de propostas para fornecimento ocorreu
nesta sexta-feira, devem ter capacidade de transportar 400 passageiros. A
largura de cada composição será de 2,65 metros e o comprimento de 44 metros. A
velocidade média que pode ser empreendida pelos VLTs deve ser de 25 quilômetros
por hora e a máxima será de 80 quilômetros por hora.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Nenhum comentário:
Postar um comentário