Trem do VLT. Foto: Portal Via Trólebus
|
A CAF apresentou o menor preço na licitação
dos 22 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para a Baixada Santista. A licitação
internacional é do tipo menor preço e a empresa espanhola apresentou proposta
no valor de R$ 248,7 milhões.
O segundo classificado foi o consórcio
TREMVIA Santos, formado pela T´Trans e Vossloh, com a proposta de R$ 265,8
milhões; seguido da empresa polonesa Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz, com R$
267,4 milhões; e do consórcio Alstom, composto por Alstom Brasil Energia e
Transporte Ltda e Alstom Transport S.A, com a proposta de R$ 269,8 milhões.
A Empresa Metropolitana de Transportes
Urbanos (EMTU/SP), responsável pela licitação, está avaliando as propostas
apresentadas. O primeiro VLT deve ser entregue 18 meses após a assinatura do
contrato, prevista para setembro deste ano. A previsão é que todos os trens
sejam entregues até dezembro de 2014.
O custo total aproximado dos VLTs é de R$ 284
milhões.O trecho de 15 km ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente (SP), ao
Valongo, em Santos (SP) corresponde à primeira fase do SIM (Sistema Integrado
Metropolitano) e deve atender cerca 70 mil passageiros/dia útil. O sistema de
VLT será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais.
O projeto inclui obras de infraestrutura como
terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de
acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias. O
investimento total previsto é de R$ 855 milhões.
O governo de São Paulo estuda uma parceria
público-privada (PPP) para a operação do sistema de VLT e para a expansão do
SIM, com a construção dos outros trechos previstos em projeto.
Fonte: Revista Ferroviária 01/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário