sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Trólebus de Santos: 49 anos de sobrevivência. Qual será seu futuro? 5ª parte

O futuro e novos projetos


O futuro do sistema trólebus no Brasil por enquanto não existem grandes projetos em massa que possam revolucionar uma mudança radical, mas em poucas cidades do Brasil nos quais ainda existe o sistema de trólebus em operação já começam a dar sinais de recuperação e uma leve expansão e renovação. Atualmente existem três sistemas em operação: Santos, São Paulo (municipal) e São Paulo (intermunicipal).
Em São Paulo o sistema gerenciado pela SPTrans, os resultados já começaram a aparecer com a renovação de quase toda a frota total. Dos atuais 140 foram renovadas 78 unidades vindas este ano e mais 12 desde 2008. No começo desse ano a Façon passou a ser a empresa que cuida da manutenção da rede aérea de trólebus na qual venceu em licitação de concorrência pública na modalidade de menor preço e alguns resultados na manutenção já começaram a aparecer como na Avenida Mateo Bei na Zona Leste de São Paulo.

Novo trólebus de São Paulo
No sistema intermunicipal gerenciado pela EMTU depois de 24 anos de espera o corredor ABD no trecho correspondente entre o Terminal Piraporinha em Diadema até o Jabaquara, em São Paulo começou a ser operada por trólebus, 100% do corredor já foi eletrificado e não para por aí, algumas unidades foram adquiridas pela Metra empresa na qual opera o trólebus e até o presente momento foram 3 unidades de ônibus articulados de 18 metros de comprimento convertidas para eletricidade que no passado já aconteceram o oposto dando destaque ao Rio de Janeiro em 1971 nos quais 200 trólebus foram convertidos a ônibus diesel e em Santos apenas uma unidade, em 1972. Existe até projeto a longo prazo de eletrificação do corredor de Diadema a Brooklin, em São Paulo integrando os moradores da Zona Leste paulistana e do grande ABCD até a Linha 9 da CPTM.
Trólebus intermunicipal da Metra em São Bernardo do Campo-SP

Em Santos, no litoral de São Paulo ainda não existem perspectivas de renovação e expansão no sistema de trólebus santista, mas para agosto depois das obras de reurbanização da Rua Amador Bueno, no Centro de Santos, o trólebus vai estrear com uma nova pintura, semelhante a da frota diesel.
Especialistas em mobilidade urbana sugerem uma possibilidade de novos projetos para os trólebus em Santos, aproveitando a chegada do VLT com (com previsão de publicação do Edital em setembro de 2012) e entrega para operação comercial em 2014, ai sim poderiam dar enfoque para novos projetos em sua expansão. No sistema municipal com a permanência da Linha 20, a única operada nessa modalidade poderia analisar uma possível ampliação do sistema ligando o Centro até a Ponta da Praia utilizando a linha existente da Avenida Ana Costa e na volta ao Centro utilizar a avenida da praia até alcançar a Ana Costa no Gonzaga. Uma outra sugestão é remodelar o itinerário da Linha 53 atualmente operada em micro-ônibus passando da Avenida Washington Luiz (canal 3) para a Ana Costa até o Orquidário de Santos, assim recuperando a demanda de passageiros e até nos finais de semanas e feriados como poderia ser utilizada para linha turística.
No projeto SIM (Sistema Integrado Metropolitano) não foram cogitadas projetos para implantação de linhas troncais de VLT nas Avenidas Nossa Senhora de Fátima, no lado de Santos situado na Zona Noroeste e na Antônio Emmerick no lado de São Vicente para transporte de média e grande capacidade. A Zona Noroeste de Santos e alguns bairros de São Vicente como a região do Joquey Club, Trancredo Neves, Cidade Náutica são bairros com grande demanda populacional. Nessas regiões seriam viáveis uma discussão entre especialistas no assunto de mobilidade urbana a debaterem com a EMTU e convocando a população através de audiências públicas, já que nessas avenidas e bairros citados nesse parágrafo a fazerem projetos e estudos técnicos de impactos para implantar um corredor de trólebus em avenidas troncais para atender a demanda dessa região.
Só que no lado de Santos para se tornar realidade, antes teria que arrumar a atual entrada da cidade com a implantação de novos viadutos eliminando semáforos, eliminação total do tráfego pesado de caminhões que atendem transportadoras nessa região criando rotas alternativas e combater as enchentes causadas pelas chuvas através do projeto de macro drenagem envolvendo o “Santos Novos Tempos”. A população reivindica há muitos anos por reformas no sistema viário da entrada de Santos e já existem projetos para isso.
Se no parágrafo acima for resolvido em longo prazo já teria viabilidade de implantar um corredor de trólebus, tanto no sistema municipal quanto ao intermunicipal ligando o Terminal Valongo a Estação Centro de São Vicente do VLT atendendo as avenidas Nossa Senhora de Fátima, Antonio Emmerick e um pequeno trecho da linha amarela, em São Vicente fazendo pequena sobreposição ao ramal do VLT e também uma linha intermunicipal ligando a Cidade Náutica utilizando as Avenidas Manoel de Abreu, Augusto Severo e Capitão Luíz Horneaux, mas conhecidas como Estradão até o Terminal Valongo. No sistema municipal a criação de uma linha ligando o Jardim Rádio Clube ao Terminal Valongo passando pelas Avenidas Jovino de Melo e Nossa Senhora de Fátima. Nas imagens abaixo vejam como ficaria um possível corredor de trólebus nessas regiões:


Sistema intermunicipal-EMTU


Trajeto de como seria o sistema intermunicipal de Santos a São Vicente atendendo o
Centro de Santos, Zona Noroeste pela Avenida Nossa Senhora de Fátima e Centro de
São Vicente pela Avenida Antonio  Emmerick

Outro trajeto também ligando o Terminal Valongo aos bairros de grande demanda
populacional de São Vicente como Cidade Náutica, Tancredo Neves e Joquey Club.


Sistema municipal-CET Santos



Trajeto de como seria o sistema municipal de Santos atendendo o Jardim Radio Clube até
o Terminal Valongo utilizando o eixo Jovino de Melo e Nossa Senhora de Fátima


Outro trajeto  atendendo a Zona Noroeste de Santos ao Centro utilizando o principal
corredor da Nossa Senhora de Fátima


 Essas são as sugestões que o Blog Conscientização lança no ar, assim podendo debater melhores soluções logísticas e viáveis para um melhor transporte com eficiência e qualidade no atendimento e serviço prestado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário