quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Trólebus de Santos: 49 anos de sobrevivência. Qual será seu futuro? 4ª parte

A importância desses veículos


A importância desses veículos para Santos são muito grandes quanto cultural histórica e ambiental. O trólebus faz parte da identidade cultural e histórica de Santos porque muitas gerações andaram nestes veículos que trouxeram e ainda traz muitos benefícios à população como limpeza, conforto e também qualidade de vida no meio ambiente e ajudou muito a contribuir com o crescimento econômico da cidade. Santos é a única cidade brasileira que conta com trólebus e bondes. Rio de Janeiro somente o bonde. São Paulo somente o trólebus.


Trólebus e bondes lado a lado

Em outras cidades do mundo o veículo trólebus conta com muitas tecnologias como sistema de marcha autônoma que o trólebus se movimenta sem energia elétrica através de uma bateria reserva o suficiente para sair da via e estacionar em um local que não atrapalhe o trânsito e até em outras o condutor não precisa descer do veículo para repor ou recolher as alavancas, da cabine do veículo pode fazer o procedimento e até ativar o motor a diesel.
Devido às condições climáticas causadas pelo aquecimento global, o trólebus representa uma alternativa ecológica para a salvação de nosso planeta e a sua vantagem é não emitir nenhuma partícula de substância nociva e é um veiculo limpo e inovador.
Recentemente a cidade de São Paulo renovou a sua frota de trólebus, dos atuais 140 foram renovados por 90 novos veículos contando com alta tecnologia em componente de tração elétrica. No sistema intermunicipal da grande São Paulo três veículos articulados a diesel foram convertidos para trólebus. Em Santos nenhuma expectativa para a renovação da frota elétrica, mas em 2006 foi cogitada a possibilidade de uma criação da linha turística de trólebus ligando o centro ao bairro do Gonzaga, mas continua em projeto. Na última parte da série falaremos sobre o futuro e sugestões de novos projetos entre os especialistas no assunto em mobilidade urbana.


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