domingo, 6 de janeiro de 2013

Trechos da entrevista coletiva



 

 
 
Conforme o prometido na divulgação da posse do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa seguem trechos da entrevista coletiva concedida ao Blog Conscientização junto a imprensa local:

 

Eraldo José: Eu gostaria de voltar ao tema do transporte fora o VLT o que o senhor pretende fazer em termo de melhoria ao transporte, toda vez que há dissídio da categoria sempre há aumento no preço da passagem e pagamos uma tarifa das mais caras do Brasil e o serviço é um dos que não atende bem a população?

 

Prefeito: Na questão do transporte público nos hoje temos um contrato de concessão e tem que ser cumprido esse contrato e esse prevê o reajuste anual e com relação ao transporte. Temos que discutir com a concessionária a partir de amanhã por que nós vamos eliminar a dupla função do motorista de dirigir e cobrar passagem.

 

Conscientização: Aproveitando o gancho sobre o VLT, o transporte coletivo existe rumores de que a Linha 20 operada em trólebus pode ser extinto a qualquer momento através da implantação do eixo Conselheiro/Valongo, o senhor confirma ou existe algum projeto para aperfeiçoar a Linha 20 de trólebus assim integrando com o VLT e até ampliando o horário de funcionamento para sábados, domingos e feriados?

 

Prefeito:Faremos um amplo estudo em relação ao transporte da cidade até porque com o advento do VLT nos vamos ter um novo conceito de transporte publico da cidade e a ideia é que nos possamos ter o bilhete único na questão dos ônibus integrados ao VLT e isso exige estudo detalhados em todas as linhas de transporte da cidade e ainda é cedo fazer algum tipo de afirmação sobre a linha especifica e nos vamos buscar oferecer o transporte público de qualidade e vamos perseguir esse objetivo e eliminar a dupla função dos motoristas que operam o transporte hoje.

 

TV Tribuna: Vai sair o VLT?

 

Prefeito: Vamos trabalhar incansavelmente pra tirar a obra desse papel, um sonho antigo da população talvez a gente compreende a descrença e em relação a discussão do trânsito na cidade que vem há mais de uma década.

 

Eraldo José: Por favor, na questão dos ônibus em relação na dupla função dos motoristas obviamente haverá retorno dos cobradores e não houve uma redução no preço da passagem e o reajuste na passagem está próximo do reajuste da cota e a implantação do bilhete único está próxima de uma alternativa, mas porque o cidadão deixou de usar o transporte nos últimos anos e a eliminação na dupla função pode haver estabilidade no preço da passagem e quais alternativas que possam fazer a população estimularem o uso do transporte e deixarem o carro na garagem?

 

Prefeito: A dupla função é prejudicial ao motorista por ter outra função e responsabilidade no trânsito e comprometendo a qualidade no transporte publico assim gerando um fato negativo influenciando a qualidade no transporte publico e o ônibus fica parado contribuindo que o trânsito da cidade fique pior. Com relação à tarifa tem vários indicadores que mantém os critérios evidentemente com o aumento do combustível tabelado nacionalmente e buscar uma profunda discussão e alternativas para não haver um impacto possível no bolso do cidadão santista, e em 2014 há uma nova possibilidade de uma contratação e vamos aprofundar essa discussão para um transporte coletivo melhor para cidade com a integração do VLT.

 

Conscientização: Gostaria de saber sobre a concessão do transporte municipal que vence em 2014, em março se haverá possibilidade da quebra do monopólio, ou seja, ao invés de ficar uma empresa podem ter duas ou mais empresas?

 

Prefeito: Vão fazer um profundo estudo detalhado daquilo que é melhor para cidade para respeitarmos a lei e os princípios da administração publica como moralidade, menor custo e melhor tarifa para cidade, precisamos avançar no transporte coletivo, qualidade dos ônibus a questão dos ônibus de piso baixo para garantir acessibilidade, questão da dupla função e a própria qualidade dos ônibus e tem grandes desafios pela frente.

TV Santa Cecília: Os cobradores voltam?

Prefeito: Olha evidente que os cobradores acabam causando uma pressão na tarifa e por isso não queremos aumentar a tarifa. Vamos buscar alternativas para que não impacte no preço final da tarifa e eliminando a dupla função.

 

Marco Durval: Para encerrar a discussão do transporte no contrato anterior previa a renovação da frota de elétricos a empresa não cumpriu e a prefeitura não exigiu a gente pode esperar um rigor maior na fiscalização e o cumprimento do contrato em sua administração?

 

Prefeito: Rigor absoluto. Tolerância zero com a concessionária. Vamos avançar para termos um transporte coletivo com mais qualidade.

 

Marco Durval: As substituições dos elétricos seriam com ônibus a diesel ou ar condicionado, não tem um ônibus hoje em Santos com ar condicionado.

 

Prefeito: Tudo que está previsto em contrato entre a prefeitura e a concessionária será fiscalizada e nos vamos usar todas as diligencias administrativas e medidas judiciais serão usadas em caso de não cumprimento.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário