Placa informativa das obras do VLT em Santos |
Ontem foi um dia histórico para as cidades de
Santos e São Vicente na Região Metropolitana da Baixada Santista para o
transporte coletivo. Em visita a Santos o Governador Geraldo Alckmin deu o
ponta pé inicial para a construção dos primeiros 11 km do VLT (Veiculo Leve
sobre Trilhos) que na 1ª etapa ligará Barreiros em São Vicente a Cons. Nébias
em Santos. A 2ª etapa ligará o Porto de Santos-Cons. Nébias até o Valongo em um
trecho compreendido em 6 km. Além da visita do governador também estiveram
presentes o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos Jurandir
Fernandes, presidente da EMTU Joaquim Lopes e o Secretário Estadual de Meio
Ambiente Bruno Covas e também contando com autoridades locais como o Prefeito
de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
Em seguida a comitiva estadual foi para São
Vicente dar o ponta pé inicial contando com a presença do prefeito daquele município
Luís Claudio Billi. "É um grande avanço para o transporte coletivo da
região. E a gente está muito feliz", disse o governador em entrevista ao
Jornal A Tribuna. Logo após o discurso em Santos, o Governador deu o primeiro passo operando a escavadeira já retirando o primeiro trilho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana onde por muitos anos passaram trens de carga vindo de São Paulo para o Porto de Santos.
Maquina escavadeira retirando o primeiro trilho da antiga linha férrea desativada pelo
Governador Geraldo Alckmin. Foto: Carlos Nogueira, Jornal A Tribuna
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A previsão de entrega do primeiro trecho do
VLT será em junho de 2014, mas a construtora Queiroz Galvão ganhadora da
licitação para execução das obras não garante esse prazo de entrega, mas
salientou que se esforçará disse o Superintendente de Contratos da construtora
Luis Henrique de Ávila.
Além dos 11 km totais nas duas etapas da
construção o ramal do VLT contará com um pátio para manutenção dos trens e um
CCO (Centro de Controle Operacional) e estações de transferências em Santos e
São Vicente.
Canteiro de obras do VLT nos quais contará com mais de 1000 operários.
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Esse projeto é semelhante é ao VLT (monotrilho) da capital? Ele deve ficar nesses 17 Km, ou vai avançar para outros municípios da baixada?
ResponderExcluirOlá Ricardo, muito obrigado pela sua participação no Blog Conscientização. O VLT não será em via elevada como o Monotrilho ai em São Paulo e sim pelo solo. O trecho entre Barreiros, em São Vicente até o Porto será por onde passou a antiga linha férrea desativada da também antiga Estrada de Ferro Sorocabana, Fepasa e hoje CPTM. Esse trecho bem dizer seria uma continuação da Linha 9 da CPTM devido ao seu valor histórico. Nesse trecho será em via exclusiva. O Trecho Conselheiro/ Valongo será em via compartilhada com carros de passeio ou exclusivo, ainda tá o mistério.
ResponderExcluirO vlt trafegando na cons. nebias tem que ser muito bem planejado. Na minha opiniao seria muito mais viavel revitalizar os trolebus na linha 4, 5, 8 e 20 (com trajeto ampliado ate o orquidario) integrando com o vlt. Vlt tem que ser expresso, e nao ficar capengando no transito. E o custo dessa implantacao sera menor. A hora de revitalizar o sistema trolebus de santos e agora. Sera que ninguem apresentou essa ideia ao grande gov. Alckmin. Abraco Werter.
ResponderExcluirEm tempo: Werter, o pref. Paulo Alexandre ja tem conhecimento a respeito dos dois trolebus fiat (Conchal e CET)? Como estao as coisas sobre esse assunto? Tive um acidente grave de moto e estou meio por fora, mas estou voltando a ativa. E parabens pelo teu blog.
ResponderExcluirOlá Milton, muito obrigado pela sua participação no Blog Conscientização. Por enquanto nada se foi falado sobre o trólebus em Santos, mas com a chegada do VLT a hora de revitalizar o trólebus é agora. E além do mais com o novo prefeito e uma nova gestão da CET-Santos o dialogo ficou mais fácil para reivindicar algo ligado na questão do trólebus. Mas continuamos na luta. Obrigado!!
ResponderExcluirPoderia fornecer endeereço do canteiro de obras, somos fornecedores de equipamentos.
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