quinta-feira, 30 de maio de 2013

HISTÓRICO: Governador paulista dá o ponta pé inicial para o VLT


 
Placa informativa das obras do VLT em Santos
 
Ontem foi um dia histórico para as cidades de Santos e São Vicente na Região Metropolitana da Baixada Santista para o transporte coletivo. Em visita a Santos o Governador Geraldo Alckmin deu o ponta pé inicial para a construção dos primeiros 11 km do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) que na 1ª etapa ligará Barreiros em São Vicente a Cons. Nébias em Santos. A 2ª etapa ligará o Porto de Santos-Cons. Nébias até o Valongo em um trecho compreendido em 6 km. Além da visita do governador também estiveram presentes o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, presidente da EMTU Joaquim Lopes e o Secretário Estadual de Meio Ambiente Bruno Covas e também contando com autoridades locais como o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
Em seguida a comitiva estadual foi para São Vicente dar o ponta pé inicial contando com a presença do prefeito daquele município Luís Claudio Billi. "É um grande avanço para o transporte coletivo da região. E a gente está muito feliz", disse o governador em entrevista ao Jornal A Tribuna. Logo após o discurso em Santos, o Governador deu o primeiro passo operando a escavadeira já retirando o primeiro trilho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana onde por muitos anos passaram trens de carga vindo de São Paulo para o Porto de Santos.
 
 
Maquina escavadeira retirando o primeiro trilho da antiga linha férrea desativada pelo
Governador Geraldo Alckmin. Foto: Carlos Nogueira, Jornal A Tribuna
 
A previsão de entrega do primeiro trecho do VLT será em junho de 2014, mas a construtora Queiroz Galvão ganhadora da licitação para execução das obras não garante esse prazo de entrega, mas salientou que se esforçará disse o Superintendente de Contratos da construtora Luis Henrique de Ávila.
Além dos 11 km totais nas duas etapas da construção o ramal do VLT contará com um pátio para manutenção dos trens e um CCO (Centro de Controle Operacional) e estações de transferências em Santos e São Vicente.
 
 
Canteiro de obras do VLT nos quais contará com mais de 1000 operários.
 

6 comentários:

  1. Esse projeto é semelhante é ao VLT (monotrilho) da capital? Ele deve ficar nesses 17 Km, ou vai avançar para outros municípios da baixada?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, muito obrigado pela sua participação no Blog Conscientização. O VLT não será em via elevada como o Monotrilho ai em São Paulo e sim pelo solo. O trecho entre Barreiros, em São Vicente até o Porto será por onde passou a antiga linha férrea desativada da também antiga Estrada de Ferro Sorocabana, Fepasa e hoje CPTM. Esse trecho bem dizer seria uma continuação da Linha 9 da CPTM devido ao seu valor histórico. Nesse trecho será em via exclusiva. O Trecho Conselheiro/ Valongo será em via compartilhada com carros de passeio ou exclusivo, ainda tá o mistério.

    ResponderExcluir
  3. O vlt trafegando na cons. nebias tem que ser muito bem planejado. Na minha opiniao seria muito mais viavel revitalizar os trolebus na linha 4, 5, 8 e 20 (com trajeto ampliado ate o orquidario) integrando com o vlt. Vlt tem que ser expresso, e nao ficar capengando no transito. E o custo dessa implantacao sera menor. A hora de revitalizar o sistema trolebus de santos e agora. Sera que ninguem apresentou essa ideia ao grande gov. Alckmin. Abraco Werter.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: Werter, o pref. Paulo Alexandre ja tem conhecimento a respeito dos dois trolebus fiat (Conchal e CET)? Como estao as coisas sobre esse assunto? Tive um acidente grave de moto e estou meio por fora, mas estou voltando a ativa. E parabens pelo teu blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Milton, muito obrigado pela sua participação no Blog Conscientização. Por enquanto nada se foi falado sobre o trólebus em Santos, mas com a chegada do VLT a hora de revitalizar o trólebus é agora. E além do mais com o novo prefeito e uma nova gestão da CET-Santos o dialogo ficou mais fácil para reivindicar algo ligado na questão do trólebus. Mas continuamos na luta. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. Poderia fornecer endeereço do canteiro de obras, somos fornecedores de equipamentos.

    ResponderExcluir