quarta-feira, 30 de março de 2011

Passeio pela Vila de Paranapiacaba - Parte 1

História

 
Em uma manhã linda de sábado (26/03/2011), fui conhecer a Vila de Paranapiacaba que fica no alto da Serra do Mar que pertence ao município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. O significado de Paranapiacaba é “lugar de onde sê vê o mar” que é em linguagem tupi-guarani. A Vila hoje abriga cerca de 2.100 habitantes com a presença de turistas chega a dobrar. A vila fica a mais de 50 km da capital paulista e seu clima é típico de serra com a presença de muita neblina.
A Vila de Paranapiacaba começou a ser povoada pelos ingleses no século XIX com a implantação da estrada de ferro Santos - Jundiaí feita por Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza). Essa estrada de ferro foi batizada como São Paulo Railway (SPR). Essa estrada teve uma participação muito importante por causa do transporte de café para o Porto de Santos que serviu como escoamento para o processo de exportação.
Antes para descer a Serra do Mar o único meio de transporte utilizado era o lombo de burro na qual se transformou em um grande obstáculo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, tornando-se urgente a construção de uma ferrovia. Para vencer o desnível de 800 m. acima do nível do mar separando o planalto do litoral paulista a São Paulo Railway teve que adotar um sistema baseado em quatro planos inclinados interligados por patamares, onde foram instaladas as máquinas fixas que acionavam os cabos de aço que sustentavam a locomotiva e as composições na subida e descida da serra. Esse sistema foi denominado funicular e seu funcionamento exigiu um número expressivo de operários que se estabeleceram no primeiro núcleo de povoamento denominado Varanda Velha, mais tarde conhecida como Vila Velha.


Parte alta da Vila de Paranapiacaba


Parte baixa da Vila de Paranapiacaba

A crescente utilização da ferrovia para o transporte do café do interior até o porto demandou a construção da segunda linha do Funicular. Esta duplicação requereu a permanência de um número significativo de operários, técnicos e engenheiros no local para atuarem na administração e manutenção das linhas e dos pátios. Por esta razão, a empresa São Paulo Railway que obteve a concessão deste trecho da ferrovia por 90 anos, optou pela construção de uma vila para abrigar seus funcionários, nas proximidades das instalações ferroviárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário