Em São Paulo dos 200 trólebus em operação, foram substituídos apenas 12, os demais estão na promessa desde 2008. Muitos usuários reclamam do estado de conservação dos veículos. Os veículos estão em média com a idade de 20 anos de uso, sendo alguns com mais de 30 anos de uso, ou seja, no caso os chassis, mas a carroceria tem em média de 14 anos. Na parte interna estão sem as devidas condições de higiene, bancos estão soltando e até tem a presença de insetos nada agradáveis até precisando de uma dedetização. Na parte externa os sinais de degradação são evidentes nos veículos como a sujeira e as escapadas das alavancas (hastes presas na rede aérea para captação de energia para movimentar o trólebus) por causa da má manutenção nos recuperadores (bobinas onde ficam as cordas que recolhem e ou põe as alavancas na rede) que travam quando os coletivos passam em ruas com depressões e buracos causados por falta de manutenção nas vias por onde passam os trólebus, as emendas na rede aérea que são encontradas a cada 58 m. que é outro causador no escape das alavancas e as constantes barrigas encontradas na rede aérea.
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Imagem do estado de conservação da rede e a alavanca fora do lugar |
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Emenda no tirante (cabo de aço que tem base em dois postes de sustentação) da rede aérea de trólebus |
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Trólebus quebrado na Av. Conselheiro Carrão, na Zona Leste de SP. Recuperador (bobinas preta na parte traseira). Imagens registradas em 21/11/2010. |
Em 2008, quando foi eleito prefeito, Gilberto Kassab garantiu que até o final de 2012, quando termina seu mandato, ia renovar 70% dos trólebus da cidade. Isso representa 140 veículos. Só que até agora apenas 12 foram trocados. Em 2011, nenhum novo trólebus foi entregue.
O motivo do não cumprimento do cronograma foi causado pela dificuldade nas indústrias na qual fabricam os veículos segundo o superintendente de Serviços Veiculares da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, Simão Saura.
Ainda segundo o superintendente, até 2012 os 128 outros trólebus prometidos serão substituídos. “O primeiro ônibus sai em abril. A partir disso, até dezembro desse ano faremos as substituições”, conforme informações do SPTV 1ª edição da TV Globo SP.
Você tem - ou sabe onde tem - cópia do contrato entre a Prefeitura de Santos/CET e a Piracicabana?
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