quarta-feira, 30 de março de 2011

Passeio pela Vila de Paranapiacaba - Parte 2

Turismo na Vila


Antes de chegar a Paranapiacaba, desci na estação de trem de Rio Grande da Serra no final da Linha 10 Turquesa da CPTM, e assim que desci na estação o trem partiu para a Estação da Luz. De lá flagrei uma cena inusitada: um comboio de trem de carga da MRS Logística trazendo chapas de aço da Usiminas para São Paulo passando em frente à estação de Rio Grande da Serra. Também flagrei um descaso e falta de manutenção da CPTM que são as passagens de níveis com cancelas, depois que a composição passava as cancelas não se levantava.



Trem de passageiro partindo com destino a Estação da Luz

Em seguida chega um comboio de trem de carga vindo de
Cubatão-SP.


          Logo adiante peguei um ônibus da Linha 424 da Viação Ribeirão Pires-EMTU para ir a Vila, o trajeto durou apenas 15 minutos. Chegando lá o primeiro ponto turístico que visitei foi o mirante na qual dava pra avistar as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, mas infelizmente não deu para ter uma visão privilegiada devido ao nevoeiro que fazia na Serra.


Vista da Serra do Mar pelo mirante,mas na ocasião o tempo não
colaborou para ver o litoral.

Depois fotografei a Igreja Matriz do Bom Jesus do Alto da Serra na qual foi inaugurada em 1884 e recebeu licença qüinqüenal para celebração de missas pela primeira vez em 8 de agosto daquele ano. Atualmente a igreja é anexada a paróquia de Rio Grande da Serra.



Igreja Matriz Bom Jesus do Alto da Serra, em Paranapiacaba.

Depois desci a Vila para ver as antigas casas e suas ruas e vielas estreitas. Com um povo muito humilde e hospitaleiro lá tem muita atração turística como gastronomia, artesanatos e museus históricos. Adiante na parte alta dá para avistar a parte baixa e seu pátio ferroviário onde se vê os trens de carga manobrar suas composições e no meio do pátio o famoso relógio da estação, o Big Ben.

Nenhum comentário:

Postar um comentário