Foi de se imaginar. Segundo informações do Fotolog Santos e Litoral ligado ao sistema de ônibus na Região Metropolitana da Baixada Santista, a frota de ônibus municipais de Santos operada pela empresa permissionária Viação Piracicabana e gerenciada pela CET-Santos ficará 100% adaptada para caideirantes atingindo a meta antes do prazo estipulado que era para 2014. Ai está uma contradição no caso. Os ônibus a diesel sim, mas a frota da permissionária além de contar com uma frota de 231 ônibus grandes e mais 70 microônibus possui também 6 veículos movidos a eletricidade, como o TRÓLEBUS.
A atual frota de trólebus em Santos está com a sua vida útil avançada como diz no ditado popular “aos trancos e barrancos”, com a idade de quase 24 anos exatos de uso em operação comercial desde o dia 26 de janeiro de 1988 quando naquela época entrou em operação a primeira linha de trólebus na Avenida Ana Costa: a Linha 20 que atualmente existe.
Trólebus 2015 Mafersa, em 1987, na Vila Mathias, em Santos. Foto: João Manoel da Silva |
De lá no passado para os dias atuais nunca mais foram comprados novos trólebus no que ocasionou a redução drástica do sistema assim ocasionando a existência de uma linha e a extinção de linhas tradicionais causada pela falta de incentivo por parte das nossas autoridades e a falta de subsidio na energia elétrica e na manutenção e conservação da frota de trólebus causando o sucateamento do sistema.
Espero que essa realidade mude em Santos, pois é, tenho esperanças e por isso desde 2006 tramita na Promotoria Pública do Meio Ambiente o processo de tombamento do sistema trólebus ainda em trâmite.
Apurando os fatos não sei se pode ser uma luz no fim do túnel para Santos, é muito cedo para divulgar no Blog Conscientização. Há rumores de que com a renovação e 100% da frota adaptada podem dentro desse percentual incluir o sistema de trólebus em Santos. Segundo conversa que tive com um motorista da Viação Piracicabana foi cogitado a possibilidade de renovação da frota de trólebus em Santos ou em mais evidências dos fatos a reformulação dos trólebus de carroceria Mafersa monobloco, ano 1987 que atualmente operam no sistema. Os veículos passariam por reformulações em seus motores e componentes de tração elétrica e até receberiam adaptação para cadeirantes.
Trólebus 5305, ex-CSTC 2035 em dezembro de 2011. |
Vamos esperar para 2012 que será o ano de eleições municipais. Ai sim, a população deveria reivindicar aos prefeituráveis a importância do trólebus em relação ao nosso meio ambiente na qual o ar que respiramos está totalmente saturado e poluído, prejudicando a saúde humana.
Atualizado em 30/12/2011 às 18:45
Hoje de manhã por volta de 7:30 vi o novo ônibus da Viação Piracicabana do sistema municipal de Santos com o prefixo 4222 para renovação da frota no ano seguinte. Os novos coletivos não preciso dizer as suas características porque não são nenhuma novidade para quem conhece o assunto transporte coletivo, são de carroceria Ciferal Marcopolo modelo Torino G6 ano 2012 sobre chassi de 10 metros fabricados pela Mercedes-Benz com motor dianteiro OM-904-LA de potência OF-1418 conforme especificação do site da Mercedes-Benz. Os coletivos que serão baixados do sistema são os da série 5800E até o 5838E (adaptados para cadeirantes) e do 5839 até o 5891 (duas portas) de carroceria Busscar Urbanus Plus, ano 2008 e mais os microônibus da série 4800 à 4829 e os micros usados de Praia Grande da série 5892 à 5897, todos Busscar Micruus, motor dianteiro OM-904 LA de potência LO 915.
Pelo visto foi dito e feito. Em relação aos trólebus de Santos, como ficam? Teremos uma luz no fim do tunel. Quem sabe até 2014.
Atualizado em 30/12/2011 às 18:45
Carro 4222 da Viação Piracicabana recém-chegado a Santos,visto na Avenida Martins Fontes, em Santos. |
Pelo visto foi dito e feito. Em relação aos trólebus de Santos, como ficam? Teremos uma luz no fim do tunel. Quem sabe até 2014.
sirs,
ResponderExcluirI am an Italian trolleybus enthusiast, and I'm doing a book about Italian trolleybus built for export. I am in search of pictures of trolleybus prototype Scania-Marcopolo_ansaldo n. 600 used in the fleet of Santos, ant the fleet of five derives, in Santos too. I wish to contact Mr. Joao manoel da Siva or Mr Ricardo Luiz Bases, for information.
May you help me?
Alessandro Albè (alcoalbe@teletu.it)