quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dersa lança nesta quinta-feira o edital do túnel Santos-Guraujá

O que talvez fosse mito, talvez possa virar realidade. Depois de seis décadas finalmente a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) lançará nesta quinta-feira (29/12/2011) o edital de licitação destinado a contratar a empresa que fará o projeto executivo do túnel entre as duas cidades.
A obra está orçada em R$ 1,3 bilhão e sua previsão de entrega será em março de 2016. O objetivo desse túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá é erradicar o atual serviço de travessias de balsas que se encontram totalmente saturadas e gerando muitas insatisfações por parte de seus usuários.
A luta da população dessas duas cidades reivindicando essa ligação seca é de aproximadamente seis décadas. Tudo isso começou em 1949 quando o Governador de São Paulo, engenheiro Prestes Maia (1896-1965), foi um dos primeiros a cogitar a ligação terrestre das duas cidades.
Estudos comprovaram com é importante a viabilidade de realizar esse empreendimento assim movimentando a economia e a mobilidade urbana de deslocamento entre os dois municípios. O futuro túnel servirá também como uma possível ligação com o transporte metropolitano através do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), permitirá também o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas.

Imagem ilustrativa de como será o futuro tunel ligando Santos a Guarujá

A passagem ficará a 21 metros de profundidade e utilizará uma tecnologia inédita no Brasil. Ao invés de escavações, serão usadas peças pré-moldadas de concreto armado, construídas em terra e, depois, transportadas e afundadas no local da travessia.


Atualizado em 30/12/2011 às 18:50

Dersa publica edital para construção de túnel Santos-Guarujá

A Dersa publicou nesta quinta-feira o aviso de licitação e o edital do certame para elaboração do projeto executivo do túnel imerso entre Santos e Guarujá.
        A abertura dos envelopes será no dia 17 de fevereiro. O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, estima que outra concorrência pública, desta vez para a construção do túnel, será aberta em maio ou junho de 2013.
Mais detalhes confira pelo Jornal A Tribuna de Santos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário