domingo, 4 de dezembro de 2011

Visita as Estações Cubatão, Valongo e Ana Costa

Hoje o Blog Conscientização visitou as três antigas estações de trens na Região Metropolitana da Baixada Santista atualmente desativada. Conforme reportagem anterior do Blog durante as visitas das Linhas 8, 9 e 12 da CPTM em São Paulo ficou prometida a visita neste último sábado em Sorocaba no interior de São Paulo, mas devido às condições do mau tempo a visita foi cancelada, mas o roteiro na cidade do interior paulista mostraria as condições atuais da Estação de Sorocaba na qual se deu origem ao nome da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos ficou prometida até o final de 2014 ou depois a implantação do trem regional ligando Sorocaba a São Paulo paralela a Linha 8 entre São Paulo e Itapevi e no trecho de concessão da ALL (América Latina Logística) e também Santos será contemplada com a implantação do trem regional na qual a cidade sede da Região Metropolitana da Baixada Santista será beneficiada primeiramente.



Estação Cubatão


A Estação Cubatão atualmente funciona a Estação das Artes da Secretaria de Cultura e Turismo daquele municipio na qual abriga obras de arte e acervos culturais envolvendo a história de Cubatão. Foi inaugurada desde 1867 pela SPR (São Paulo Railway). Atualmente no transporte ferroviário de passageiros está desativada, somente nesse trecho passa trens de cargas da ALL, FCA (Ferrovia Centro Atlântica) e MRS Logística com destino aos seus pátios de manobra e para o Porto de Santos. Futuramente essa estação será contemplada com a promessa do Governo do Estado implantar a ligação do trem regional de Santos a São Paulo, assim estendendo a Linha 10 Turquesa da CPTM que hoje parte da Estação da Luz até Rio Grande da Serra e o Expresso Turístico que liga a Luz até a Vila de Paranapiacaba.


Entrada da antiga Estação de Cubatão



Entrada da antiga Estação de Cubatão. Ao fundo à esquerda um
microônibus do sistema municipal de Cubatão.


Estação Valongo

A Estação do Valongo atualmente está abrigada a Secretaria Municipal de Turismo e ao lado as futuras implantações do Museu Vivo do Bonde e dos Transportes. Inaugurada desde 1867 seu uso para o transporte ferroviário de passageiros está desativado desde 1996, A estação foi tombada pelo CONDEPHAAT em 2010.


Prédio da antiga Estação do Valongo, em Santos. A esquerda da foto
tapumes indicando a construção do Museu Pelé.

A promessa do Governo Paulista é com a implantação do trem regional ser construída outro prédio da Estação do Valongo para abrigar as composições ferroviárias de passageiros que ficará perto das torres do edifício comercial da Petrobrás e lá será abrigado um terminal multimodal que terá integração com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ligando o Valongo para a Avenida Conselheiro Nébias e com as linhas municipais e intermunicipais de ônibus.



Estação Ana Costa


A Estação Ana Costa foi inaugurada em 22/12/1913. Seu uso no transporte ferroviário está desativado desde 1999 na qual pertenceu à antiga Southern São Paulo Railway (1913-1927), Estrada de Ferro Sorocabana (1927-1971) e FEPASA (Ferrovias Paulista S/A) (1971-1998). Antigamente atrás dessa estação abrigava o antigo pátio de trens de carga e o terminal de passageiros que vinham da área continental de São Vicente pelo TIM (Trem Intra-Metropolitano), Cajati, litoral sul e de São Paulo.
Hoje o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico de Santos. No antigo pátio de manobras da estação foi construído, em 2000, um hipermercado da rede Extra. Porém, os trilhos da linha ainda continuam e há comentários de que um trem metropolitano voltaria a circular, mas até agora (2006, segundo informações do site Estação Ferrovias), nada. A estação foi restaurada, voltou a ficar abandonada, com pichações por toda a volta, até ser restaurada novamente e entregue em abril de 2006 por iniciativa do Grupo Pão de Açúcar, mas permanece fechada até se definir qual uso será dado ao prédio. Em 28/08/2006, passou a abrigar o Fórum da Cidadania de Santos: um centro de informações e de tira-dúvidas para os moradores de Santos.


Antigo prédio da Estação Ana Costa, em Santos, atualmente abriga o
Fórum da Cidadania. Esse prédio não será aproveitado para a futura
estação do VLT.

Placa indicativa da Estação da Cidadania de Santos.

O prédio antigo dessa estação não será reaproveitado para abrigar a futura estação do VLT que será do trecho de Barreiros ao Porto de Santos. Próximo da Estação nos cruzamentos das Avenidas Ana Costa e Francisco Glicério será construída uma nova estação de passageiros para embarque e desembarque do VLT.


Local provável onde será construida a futura Estação Ana Costa do VLT
substituindo a antiga estação.
Portanto gostaria muito de agradecer aos internautas que ainda não seguem o meu blog e aos seguidores que visitaram o meu blog lendo essas séries de matérias que vinha fazendo desde o final do ano passado lá na Estação Estudantes da Linha 11 da CPTM e finalizando aqui em Santos, espero que todos tenham gostado e apreciado e fique a vontade para comentar dando suas sugestões, duvidas e reclamações sobre os nossos modais de transportes.
 Quem sabe até 2014 a realidade no transporte do nosso país mude com a chegada da Copa do Mundo, mas em 2013 pretendo voltar a fazer essa série de reportagens falando sobre o transporte ferroviário no que mudou nesses dois anos.
Desejo a todos um excelente Feliz Natal e que Deus abençoe a todos.

Um comentário:

  1. É sempre muito interessante conhecer a história dos meios de transporte que, infelizmente, foram sendo descartados.

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