terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Respira São Paulo visita as oficinas dos bondes em Santos

No último sábado (10/12) a ONG Movimento Respira São Paulo visitou a oficina de restauro dos bondes na CET-Santos. Foi uma visita muito bacana com bastante aula de história e volta ao passado falando sobre a evolução no transporte coletivo de Santos. Primeiro na entrada vimos a configuração de fiação onde é acionada a energia dos cabos alimentadores das redes de bondes e trólebus. Entrando na parte administrativa, vimos as fotos da antiga garagem dos bondes e depois a planta de construção das antigas instalações da antiga Companhia City.

Chaves seccionadoras das redes de trólebus e bondes. Da esquerda para direita
da foto: Chave 1 Bonde e Chave 2 Trólebus. A chave do trólebus estava aberta
(desarmada) porque em Santos o trólebus não circula nosábado, domingo e
feriado.

Imagem da antiga garagem da Companhia City, em Santos.


Depois fomos ao fundo do pátio da CET situada no final da Avenida Ana Costa para avistar a única subestação retificadora de energia para alimentar os sistemas de bondes e trólebus de Santos. Vimos diversas peças de bondes antigos e algumas parte do trólebus Fiat Alfa- Romeo Marelli Pistoiese fabricado nos anos 60 que em breve serão reaproveitadas para uma possível reforma. Fotografamos vários componentes eletrônicos dos bondes e trólebus além de olharmos para alguns bondes passando por processo de restauro.

Subestação retificadora de energia da rede de bondes e trólebus em Santos

Componentes de algumas peças do trólebus Fiat Alfa Romeo em Santos


Compressor provavelmente de um trólebus ou de um bonde.

Em seguida fomos ao monumento do pai Felipe que era líder de um quilombo que abrigavam escravos refugiados de suas senzalas no tempo da escravidão no Brasil no século XIX e nas proximidades fotografamos mais ônibus de serviços da CET e em seguida vimos os destroços do trólebus Fiat guardado na garagem esperando por uma boa noticia. Logo depois fomos de ônibus da CET na garagem dos bondes ao lado da antiga Estação do Valongo para olharmos alguns bondes e o bonde de Votorantim que ainda aguarda pelo restauro.

Ônibus de serviço da CET-Santos que pertenceu a antiga CSTC.

Bonde italiano de Turim-Itália na garagem do Valongo.

A visita a CET encerrou por volta de 14h00min e quem nos recebeu foi o Marcos Rogério do Nascimento, engenheiro responsável pelo restauro dos bondes. Os membros presente na visita foram: Jorge Françozo de Moraes (Presidente), Rafael Asquini (Secretário da Reunião-Diretor Fiscal), Norberto Steven Jorge Pollak (Conselheiro), Erick Santiago Cardoso (Conselheiro), Wagner Pellegrini Cavalcanti (Conselheiro), Mário dos Santos Custódio, Rodrigo Lopes, Glenda Alcântara Torres Santiago Cardoso.
Membros de Santos: Werter de Jesus (Respira São Paulo-Santos- Conselheiro), Wellington da Silva Puppi (Respira São Paulo-Santos) e Rafael Martins.

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Werter.
    Pena que não foi fotografado o Trolebus FIAT.
    E, como você disse, ele está lá esperando por boas notícias.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Emilio pelo comentário, em relação a foto do trólebus Fiat tenho registro fotografado, mas não divulguei no blog, mas se desejar te encaminho no seu e-mail. Abraço!

    ResponderExcluir