quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo, 458 anos

Hoje a maior cidade do Brasil e sexta maior cidade do planeta estão comemorando mais um ano de vida: 458 anos
A cidade possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo.



História


A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus.


Atrações de aniversário


Hoje nos 458 anos de São Paulo teve várias atrações turísticas dando destaque o passeio de trólebus na qual é promovido pela SPTuris em parceria com a ONG Movimento Respira São Paulo. O passeio mostra todos os pontos turísticos e históricos do Centro de São Paulo e sem contar com a exposição de alguns dos 27 novos trólebus que chegaram para compor o sistema da SPTrans e em breve serão entregue mais 51 novos trólebus que totalizarão 78 como prometido pela Prefeitura de São Paulo.
Abaixo algumas imagens do evento:

Trólebus 4 1775 carroceria Caio Millenuin II, chassi Scania com
tecnologia eletroeletrônica digital Eletra/WEG. Foto: Sergio Martire

Trólebus em outro ângulo com as mesmas caracteristicas da foto acima.
Foto: Sergio Martire

Trólebus 4 1780 carroceria Caio Millenuin III, chassi Mercedes-Benz com
tecnologia eletroeletrônica digital Eletra/WEG. Foto: Thiago S dos Santos


O Blog Conscientização deseja parabéns a cidade de São Paulo pelos seus 458 anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário