quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Passagem de ônibus em Santos fica mais cara a partir deste domingo

Já era de se esperar, o cumulo do absurdo mesmo ! O que a população e os especialistas em transporte coletivo já esperavam, o fato foi consumado. Neste próximo domingo (22/01) as passagens de ônibus municipal e seletivo de Santos no litoral paulista ficam mais caras passando dos atuais R$ 2,65 para R$ 2,90 com um reajuste de 9,5% e os seletivos passam dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,50.
Esse aumento pegou a população de surpresa devido a permissionária Viação Piracicabana alega que esse aumento foi ocasionado devido ao reajuste da inflação, insumos de manutenção como também a renovação da frota de ônibus atingindo o percentual de 100% adaptada para cadeirantes, mas o que ainda não se consumou a adaptação em 100% são a frota de trólebus que continuam sem adaptação e com a idade média operacional já ultrapassada. Outro fator que levou a permissionária a reajustar a passagem de ônibus foi os gastos com folha de pagamento.

Ônibus que pertence a um dos 140 novos carros da renovação da frota.

Trólebus aguardando uma possível adaptação ou uma renovação por
novos trólebus, quem sabe um dia?
O porquê desse aumento se referindo à folha de pagamento desses motoristas? Infelizmente a população está insatisfeita com a qualidade desses serviços prestados pela Viação Piracicabana, motoristas mal preparados, mal educados e sobrecarregados com a dupla função de dirigir e cobrar passagem e ainda por cima sofrem com o trabalho escravo e represarias por parte de seus patrões.


Ônibus novo e motorista aparentemente sobrecarregado com as más
condições de trabalho. Foto: Claudio Vitor Vaz, Jornal A Tribuna
Recentemente a TV Tribuna, afilada a Rede Globo, em Santos fez denuncias de trabalho escravo contra a Viação Piracicabana devido as más condições de trabalho, escravização dos motoristas e ainda por cima a empresa obriga a operadora de plano de saúde conveniada para a mesma não fornecerem atestado médico ao motorista. Outro fato que chama atenção é a sobrecarga de jornada de trabalho como mencionada no parágrafo anterior da dupla função de dirigir e cobrar na qual é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, também é proibida a jornada diária de trabalho de 12 horas, na qual a empresa não cumpre.
Quando a reportagem foi ao ar no dia 11 de janeiro de 2012 a TV Tribuna procurou a assessoria de imprensa da Viação Piracicabana para declarar dobre o caso, mas ninguém foi encontrado para dar declarações e ao Sindicato dos Motoristas de Transporte Rodoviário da Baixada Santista também foi procurada pela emissora santista, mas ficou de dar declarações em outras ocasiões.
Retomando o assunto do aumento de passagem até o início de fevereiro, segundo a Prefeitura, todos os ônibus terão recursos de acessibilidade para deficientes, antecipando a meta estipulada em lei federal, que obriga os municípios a adaptarem os veículos convencionais até o final de 2014.
Conforme informações de A Tribuna, o cálculo da tarifa é feito por meio de uma planilha de custos, de acordo com metodologia do Geipot, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.
O valor obtido é influenciado diretamente pelas características de cada sistema de transporte, tais como idade média da frota, tipo de veículo, folha de pagamento dos empregados, número de gratuidades, quantidade de passageiros transportados e quilometragem percorrida.


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