quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parabéns Santos, 466 anos

Hoje uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo e que tem o maior cais do porto da América Latina está completando mais um ano de vida: Santos.
Situada a 72 km de São Paulo, Santos é a maior cidade do litoral paulista com uma população de 433.502 habitantes em um território de 271km2 sendo que de área insular (ilha) tem 39, 4 km2 e mais 231,6km2 de área continental e além do mais contamos com 7 km de praias cercado de lindos jardins a beira-mar ganhando pelo Guiness Book o livro dos recores o maior jardim de orla de praia do mundo.

Jardim da orla da praia a beira mar, a sua frente a praia da Aparecida e
ao fundo o municipio de Guarujá

Agora em outro ângulo, ao fundo a Ilha de Urubuqueçaba e à
esquerda a Ilha Porchat situada no municipio vizinho de São Vicente 

Santos foi fundada em 26 de janeiro de 1546 por Braz Cubas e na mesma data, mas em 1839 se elevou a categoria cidade (município). Temos bastantes acervos culturais e históricos diversificados dando destaque no esporte em que Santos ficou prestigiada internacionalmente graças ao Rei Pelé, mineiro de Três Corações, Minas Gerais, veio a Santos em meados da década de 1950 se consagrando o maior jogador de futebol e goleador de todos os tempos se tornando o “Rei do Futebol” levando o time da cidade, o Santos Futebol Clube a conquistar vários títulos nacionais e internacionais dando destaque a Libertadores da América e o Mundial Interclubes.


Fachada do estádio Urbano Caldeira onde abriga o Santos Futebol Clube.
Foto: Wikipedia

Bandeirão
Gramado da famosa Vila Belmiro. Foto: Site Semprepeixe

Temos também o maior porto da América Latina com uma extensão de 14 km e o 39º colocado no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.
Nos transportes Santos conta com vários modais de acessos, seja por rodovias, ferrovias e hidrovias. Dentro do município se falando de transportes Santos além de contar com frota de ônibus convencionais e seletivos, contamos também uma frota pequena de 6 trólebus que por ventura nesta data estão completando 24 anos em operação e bondes turísticos com o roteiro passando pelo principais casarões e monumentos do Centro Histórico em um trajeto de 5 km. O passeio de bonde custa R$ 5,00 e para estudantes e aposentados somente meia-entrada.


Bonde no Centro de Santos

Trólebus no Centro de Santos

Trólebus e bondes de Santos lado a lado

E por tudo isso e muito mais o Blog Conscientização deseja a Santos os nossos sinceros parabéns pelos seus 466 anos de muita história, cultura e vida e que essa cidade seja um sinônimo de muito orgulho e de muitas bênçãos a todos os santistas. Parabéns Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário