quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Obras do VLT começam em junho de 2012

Prometido o início das obras para setembro a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) decidiu antecipar para junho a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Técnicos da EMTU se reuniram nesta terça-feira para acertar o cronograma das obras junto com o prefeito de São Vicente Tércio Garcia.
Estimam se que o VLT comece a operar em novembro de 2013 com o trajeto inicial de 15 km que compreende da Esplanada dos Barreiros, próxima da Ponte A Tribuna, em São Vicente até o Porto de Santos.
O trecho de São Vicente terá cinco estações de embarque e desembarque com cobertura e sistema de cronometria indicando os horários das composições. Estudos realizados pela empresa estimam que o VLT vai transportar de 120 a 150 mil passageiros por dia útil e passará numa frequência entre seis e dez minutos. As 22 composições do VLT vão circular em São Vicente ao longo da linha férrea já existente. A ciclovia será preservada e o sistema viário receberá algumas melhorias de forma que o sistema seja integrado ao transporte público já existente na Cidade.
O maior terminal de integração será nas proximidades da Ponte dos Barreiros. Haverá necessidade de elevação da pista da Rodovia dos Imigrantes no ponto em que a Linha Amarela cruza com a rodovia, de modo a facilitar a passagem das composições, cada uma com 44 metros e capacidade para 400 passageiros.


Trecho prioritário do VLT nas duas cidades da Região Metropolitana
da Baixada Santista. Foto: EMTU


Obstáculos


A licitação dos viadutos na Rodovia dos Imigrantes deverá ser aberta em maio. Sem o viaduto Rodovia dos Imigrantes o VLT não pode passar. Outra intervenção necessária para viabilizar o VLT será a reforma ou reconstrução do viaduto da Avenida Antônio Emmerich sobre a Linha Amarela, uma estrutura com grande massa de concreto, cujo vão é insuficiente para a passagem das composições.
A EMTU informou que, no momento, promove a qualificação das empresas que já sinalizaram interesse em participar da licitação, a ser aberta em breve. A qualificação visa evitar o atraso do início das obras. Uma das exigências da EMTU é um sistema de amortecimentos de ruídos e vibrações na linha.

Fonte: A Tribuna

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