domingo, 8 de janeiro de 2012

Trólebus Fiat Alfa Romeo

Depois das festas de final de ano, o Blog Conscientização está na ativa. Começando 2012, hoje vamos falar de um veículo que fez sucesso em algumas cidades brasileiras dando destaque a Santos: o trólebus da marca Fiat Alfa Romeo.
O primeiro trólebus da linha Fiat chegou ao Brasil em 1959 na cidade de Salvador, capital da Bahia. Em Salvador chegaram em um total de 50 unidades e mais três subestações retificadoras. Os trólebus eram Fiat Alfa Romeo Marelli. Seu sistema foi desativado em 1968 devido a dificuldades de manutenção do sistema por causa de suas peças serem importadas.
Trólebus em Salvador. Foto: Trólebus Brasileiros.

Em 1962 foi à vez do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que atualmente conta com os bondes de Santa Tereza. Seu sistema de trólebus contou com a aquisição de 200 veículos do tipo Fiat/Alfa Romeo/GE. Um fato curioso ocorreu quando um guindaste foi descarregar um trólebus as cordas quebraram e um trólebus acabou caindo no mar, mas depois foi retirado e considerado como perda total.
Trólebus do prefixo 122 retirado do mar após a quebra das cordas do
guindaste do navio. Foto: Trólebus Brasileiros.
Dos 199 trólebus, 164 apodreceram na alfândega por 1 ano talvez por falta de pagamento de taxas e impostos, mas depois que foi liberado pela alfândega seus veículos foram recuperados e colocados em operação.
Trólebus Fiat na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foto: Allen Morrison

Sua desativação ocorreu em 1971 devido ao alto custo da tarifa de energia elétrica. Toda a frota chegou a ser convertida a diesel e circularam até 1977. Alguns equipamentos de rede e subestações foram vendidos a outros sistemas.
  Trólebus Fiat convertido a diesel no final dos anos 60.
  Foto: Marcelo Almirante

Em Santos no litoral de São Paulo foram adquiridos 50 unidades do tipo Fiat Alfa Romeo Com carroceria Marelli e equipamentos elétricos Pistoiesi e mais cinco subestações retificadoras. Seu sistema foi inaugurado em 12 de agosto de 1963 com a Linha 5 que ligava o Centro de Santos a Praça Visconde de Itaboraí, no Macuco.
Inauguração da primeira linha de trólebus em Santos, em 1963.
Foto: Waldir Rueda
Nos anos 70 as peças de reposição para sua manutenção estavam muito caro devidas serem importadas e cogitaram a possibilidade de converter toda frota em diesel, mas aconteceu somente com um trólebus para protótipo.
Trólebus em Santos convertido a diesel, em 1972. Foto: Paulo Modé
Em 1976 o SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos) encerra suas atividade e da lugar a CSTC (Companhia Santista de Transportes Coletivos) e ai vem um plano de revitalização da frota de trólebus Fiat graças a parceria feita entre a Prefeitura de Santos e a EBTU (Empresa Brasileira de Transporte Urbano) que era programa de revitalização da frota de ônibus elétricos feita pelo Ministério dos Transportes na transição do Presidente Ernesto Giesel para o último presidente do regime militar João Manoel de Oliveira Figueiredo.
Trólebus recém-reformado com verbas da EBTU, em 1982.
Foto: Jorge Françozo de Moraes.
Dos 50 veículos foram baixados 25 porque já não tinham mais condições de reformas e o restante foram reformados em entregue em 1980. Anos mais tardes foram adquiridos novos exemplares de fabricação nacional.
Em meados da década de 1990 houve um declínio na frota de trólebus em Santos ocasionando somente a existência de uma única linha: a Linha 20 que liga o Centro ao Gonzaga. Dos 25 trólebus Fiat que pertenciam ao sistema de Santos restou apenas duas unidades, sendo que uma se encontra em Conchal Paulista no interior de São Paulo adquirido em um leilão e a outra unidade se encontra nas oficinas da CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego) em estado degradável, mas cogita-se a possibilidade de reforma para o futuro Museu Vivo do Transporte em Santos.
Trólebus Fiat em estado lamentável abandonado nas oficinas da CET-Santos.


 
Trólebus de Rosario, Argentina

Com informações do Muito Bem.TV

Mas não para por ai. Vem ai uma boa noticia ao trólebus Fiat. Já existe uma unidade do trólebus reformado dessa mesma configuração, em Rosário, na Argentina.
Em Rosário, uma cidade com quase 1 milhão de habitantes, realizou recentemente um projeto de restauração em um antigo trólebus FIAT, idêntico aos da antiga frota santista. O trólebus, adquirido pelo município argentino em 1961, circulou até o ano de 1984, aproximadamente.
Logo quando foi retirado do serviço, ficou reservado por solicitação da Asociación Rosarina Amigos del Riel (A.R.A.R.). No caso, Riel é o termo em espanhol para Ferroviário, em português.
Esta entidade realizou uma paciente coleta de peças de reposição de outras unidades já sucateadas, e o conservou até o ano de 1998, quando as autoridades municipais solicitaram retirar o trólebus das instalações onde se encontrava.
Após várias mudanças de local, e o lamentável saldo de atos de saqueamento e vandalismo, com a nova gestão municipal foi possível retornar o trólebus às garagens municipais.
Em 2005, a empresa municipal de transportes coletivos de Rosario manifestou o interesse em restaurar o trólebus e para isso o levou para a garagem da linha "K". No entanto, por problemas econômicos o projeto foi adiado até o início de 2010, quando se decidiu revitalizar este veículo histórico.
Trólebus 39 de Rosario antes da reforma. Foto: Muito Bem.TV
Os materiais necessários haviam sido doados por habituais fornecedores de materiais e peças da empresa municipal (a S.E.M.T.U.R. - Sociedad del Estado Municipal para el Transporte Urbano de Rosario), e a mão de obra, realizada por pessoal próprio. Por sua vez, a A.R.A.R. assessorou e providenciou a documentação técnica, incluindo a solicitação da co-irmã uruguaia Asociación Montevideana de Estudios del Transporte (A.M.D.E.T.).
A partir de maio de 2010, a pessoa da unidade de Gestão Elétrica da SEMTUR deu início aos trabalhos da reforma integral do trólebus FIAT/Alfa–Romeo/C.G.E., que integrou a frota municipal com o prefixo 39.
Um ano após o início da reforma, no dia 4 de maio de 2011 foi inaugurado o Trólebus Histórico de Rosario. Grande público e autoridades prestigiaram o evento, e atualmente o trólebus circula em eventos especiais na cidade.
Trólebus 39 de Rosario recém-reformado e entregue para operação
 turística na Linha K. Foto: Muito Bem.TV

 





2 comentários:

  1. Parabéns, Werter, a história dos trólebus FIAT no Brasil não pode acabar na garagem da CET. Vamos divulgar para que todos saibam dessa relíquia que está há anos no mesmo local, quando poderia ser reformado - seja para ficar em um museu ou para circular. O tempo o dirá! abraços, Emilio

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  2. Oi Emilio, tudo bem, muito obrigado. Espero que o trólebus Fiat tenha um final feliz e uma luz no fim do túnel. Esse trólebus fez muita parte da minha infância quando eu ai com os meus pais ao Eldorado (atual Carrefour) para fazer compras na época de hiperinflação referente ao Plano Cruzado de 1986.

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