No último dia 23 de abril seria proibido o
dinheiro dentro dos ônibus municipais em Santos para que a população usasse o
cartão transporte, mas isso não aconteceu conforme prometido pelo prefeito de
Santos, Paulo Alexandre Barbosa conforme seu discurso de posse no dia 1º de
janeiro desse ano e também anunciado essa medida no dia 23 de janeiro conforme
o Plano de Melhorias do Transporte (PMT). Por isso a permissionária do
transporte coletivo, a Viação Piracicabana recebeu uma multa no valor de R$ 14.500,00,
mas reincidente. Sua primeira multa foi também nesse mesmo valor, mas pelo
problema de atualização no cartão transporte ocorrida em março na qual muitos
usuários ficaram em grandes filas para serem atendidos.
Motorista ao mesmo tempo dirigindo e cobrando passagem dentro do
coletivo. Foto: Bruno Miani, Jornal A Tribuna
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No PMT foi acordado entre prefeitura e a
empresa de ônibus a implantação de mais postos de vendas autorizados de cartões
transporte e recargas, implantação da compra de passagens pela internet e a
renovação de 12% na frota de ônibus e a extinção da dupla função do motorista
na qual fazia o papel de cobrador. Tais medidas não foram cumpridas ainda em
parte como a renovação da frota nos quais foram exigidos ônibus com
ar-condicionado, wi-fi (internet sem fio) e piso baixo total e o aumento de
postos autorizados de vendas de passagens nos quais tem 140 espalhados em toda
a cidade. A meta da prefeitura era chegar até 200 postos.
Caso até dia 10 de maio a permissionária não
coloque ônibus novos e no dia 23 de maio não seja extinta a dupla função do
motorista será aplicada uma multa agora no valor de R$ 28.000,00 e em caso de reincidência
o contrato pode ser cancelado.
Conforme trecho divulgado na edição do Jornal A Tribuna de Santos na página A-7 do dia 27 de abril de 2013 fala que “A Viação Piracicabana tem contrato coma
Cidade até março de 2014, mas existe a possibilidade de renová-lo por mais oito
anos”.
Manchete do Jornal A Tribuna de 27/04/2013. |
O Blog Conscientização entrou com
requerimento no ano passado em uma unidade do Poupatempo, em Santos para
questionar o contrato de prestação de serviços da Viação Piracicabana com base
no requerimento nº 0002/12 no dia 21 de maio de 2012 conforme a Lei de Acesso
Livre a Informação na época recentemente sancionada pela Presidente da
República Dilma Rousseff.
Requerimento de consulta do contrato de concessão ou permissão da
empresa prestadora de serviço de ônibus em Santos.
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No requerimento questionei se o contrato era
de Permissão ou Concessão. Passados mais de 20 dias depois receberam a resposta
via e-mail na qual fui informado que o contrato se tratava de Permissão.
Resposta recebida pela CET-Santos |
Vale
lembrar que contrato de permissão é de até 5 anos e fica isento de licitação,
mas contrato de concessão são mais de 5 anos e por isso passa-se por processo
licitatório, mas para isso um município para fazer concessão em serviços
públicos precisaria ter mais de 200.000 habitantes, como Santos tem mais de
400.000 habitantes entraria como contrato de concessão conforme a Lei nº 8.666
de 1993, mas conforme noticiário local na pratica não é isso que poderia estar
acontecendo. A população precisa ficar atenta a esse fato.
Atualizado em 28/04 às 17:02
Conforme noticiamos anteriormente no blog Conscientização notar imagem abaixo do ônibus que está chegando a Santos nos quais fazem parte das reinvindicações feitas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa no seu dia de posse e também faz parte do Planto de Melhoria do Transporte).
Atualizado em 28/04 às 17:02
Conforme noticiamos anteriormente no blog Conscientização notar imagem abaixo do ônibus que está chegando a Santos nos quais fazem parte das reinvindicações feitas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa no seu dia de posse e também faz parte do Planto de Melhoria do Transporte).
Ônibus que atenderá as exigências do novo sistema municipal de Santos.
Foto: Willian Rufino.
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